O desporto e as crianças

Futebol ou judo? Dança ou ténis? Natação ou karaté? Qual o interesse dos mais pequenos na prática desportiva? Como ajudá-los a escolher o seu desporto preferido? Como ter a certeza de que é o desporto indicado para ele?
São estas as questões mais levantadas pelos pais, que desejam proporcionar as melhores experiências aos filhos!
Neste artigo falamos de Educação Física, desporto para crianças e a importância das atividades escolares.

dossier desporto e crianças

Desenvolvimento psicomotor, espírito de equipa, concentração, disciplina e respeito...são tudo preocupações de pais para filhos, que procuram que eles aprendam e evoluam numa atividade desportiva. Mas, como fazer para que os horários sejam compatíveis? Encontrar o desporto certo para os filhos pode não ser assim tão fácil.
O que ter em conta para encontrar o melhor desporto para as crianças? Será melhor optar por um desporto individual ou coletivo?
Deixa-te guiar pelos conselhos e opiniões dos nossos especialistas!

Os benefícios do desporto para as crianças

De uma forma geral, todos sabemos que o desporto é benéfico para a saúde. Mas será que sabemos exatamente quais são os benefícios da atividade física para as crianças pequenas?
Andar de patins, andar de bicicleta, praticar natação... Nem todos os desportos têm os mesmos benefícios, mas todos ajudarão as crianças a crescer bem e a desenvolver muitas qualidades.

Sabias que o desporto influencia a conceção do chamado esquema corporal?
Até aos 12 anos, a criança torna-se consciente de todo o seu corpo, desde o topo da cabeça até às pontas dos dedos dos pés. A atividade física vai estimular todas as qualidades físicas da criança, permitir-lhe enriquecer as suas capacidades motoras e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento psicomotor.

O desporto tem também um papel importante nos benefícios ao nível mental como a capacidade da criança se situar no espaço, definir estratégias, organizar, calcular, inferir e associar.
Sem esquecer a vertente psicológica, social e afetiva da prática desportiva. A aprendizagem da autonomia, o respeito pelas regras e pelos outros, a capacidade de correr riscos e de dosear a própria energia, tão presente nestas idades!

Queres saber mais sobre os benefícios do desporto para crianças?

Com que idade a criança deve começar a praticar desporto?

Na verdade, não há limite de idade para começar! Cada criança faz exercício, mesmo quando ainda é bebé. Mas claro que não podemos utilizar desde logo o termo "desporto".
Aos 7 ou 8 meses, o termo mais adequado será exploração motora. Mais tarde, quando a criança já começa a andar, o termo mais correto é atividade física.
Progressivamente, por norma a partir dos 6 anos, já podemos utilizar o termo DESPORTO!

Dependendo da idade em que as crianças começam a praticar desporto, é necessário encontrar uma atividade desportiva que seja adaptada à sua idade, ao seu nível e às suas capacidades. Desportos indicados para crianças não faltam!

Deves ter um consideração que, um treinador demasiado exigente para crianças de 3 ou 4 anos não fará necessariamente do teu filho um campeão.
Pelo contrário, a evolução física e a maturidade dos mais novos deve ser respeitada e a progressão desportiva deve ser gradual, sem pressão em demasia.

crianças a brincar
dossier desporto e crianças

Desporto para crianças dos 3 aos 6 anos

A partir dos 3 anos, a "primeira Infância" é um momento importante para manter as crianças em movimento e combater a obesidade infantil.

Ginástica para bebés, escalada para bebés, futebol ou dança são algumas atividades recomendadas para o despertar motor e sensorial.

Cada desporto tem os seus benefícios, e a principal vantagem de começar cedo a praticar algum desporto é que a criança pode experimentar e mudar se não lhe agradar.

Descobre as atividades desportivas indicadas para a primeira infância e procura nos clubes desportivos perto de ti se existem aulas de iniciação ou aulas de descoberta ao longo do ano.

Desporto para as crianças com mais de 6 anos

A importância das aulas de educação física!

Praticamente qualquer desporto pode ser praticado por crianças com mais de 6 anos de idade, se for adaptado ao nível da criança e orientado por profissionais de desporto.
As aulas de educação física são oportunidades ideais para o primeiro contacto com alguns desportos e perceber qual é o seu preferido.

Para que nada falhe nestas aulas, partilhamos algumas dicas de como preparar o saco de educação física. Descobre já!

criança em aula de educação física

Qual é a atividade desportiva indicada para os meus filhos?

Como ajudar as crianças a escolher um desporto?

Chegou a hora de inscreveres o teu filho numa modalidade desportiva para o regresso à escola e não sabes qual escolher? 
Descobre os nossos conselhos para encontrares o desporto mais indicado que lhe dê prazer e motivação!

crianças a brincar no recreio

Desportos para rapazes e raparigas?

O desporto é uma questão de género? Não, cada criança deverá ser livre de escolher o desporto que as fizer sentir bem, que tenham motivação, prazer e desenvolvam as suas capacidades para se tornarem a melhor versão de si próprias.

O objetivo do desporto é que sejamos felizes, sendo nós próprios, a praticar qualquer desporto!

Desportos de oposição ou individuais

Desportos coletivos para crianças

Os desportos coletivos são indicados para desenvolver o espírito de equipa, mas não só! Numa equipa, aprendemos a ouvir os outros, a respeitar os nossos parceiros, desenvolvemos as nossas capacidades de liderança, a nossa capacidade de iniciativa e estratégia. Aprendemos a jogar em equipa e criamos laços para a vida.

Futebol para crianças, futsal para crianças, basquetebol ou andebol para crianças. Qual será o preferido?
Descobre mais sobre cada um e quais os seus benefícios.

Futebol, futsal, 
basquetebol, andebol...

dossier desporto e crianças

E os desportos de concentração?

Para um melhor desempenho na escola ou no trabalho, o desporto é um excelente meio para aumentar a capacidade de concentração. Seja qual for o desporto escolhido, permite desanuviar a mente e libertar a tensão.

A natação para crianças

E a caminhada para as crianças? 

Caminhar é o primeiro desporto da criança. Podemos não nos aperceber logo, mas antes de se tornarem profissionais do judo, estrelas da dança ou peixes na água, as crianças são grandes caminhantes. Em média, os bebés começam a andar por volta dos doze meses e continuam a andar ao longo da sua vida, além de correr, nadar, dançar, lançar, apanhar, saltar...

Aos 10 anos, está previsto que uma criança já terá dado 50 milhões de passos! Curioso? É o equivalente a dar uma volta à terra!
Com 5 anos, ultrapassam bem a meta de 10.000 passos por dia, com uma média de 14.000 passos por dia. Nós, adultos, que temos mais dificuldade em chegar aos 10 000 passos, ficamos impressionados. 

Ainda te perguntas se o teu filho pratica desporto enquanto caminha? 80% da atividade física das crianças consiste na caminhada. Para o adulto, a caminhada representa o equivalente a uma maratona por dia.

Que desporto as crianças podem praticar em casa?

As crianças são energia em estado puro! Mexem, remexem, deitam-se no sofá ou correm pela casa...há dias que ninguém as consegue parar!

Descobre as nossas sugestões de exercícios e atividades para as crianças descontrairem e relaxarem!