O teu filho quer começar a praticar futsal, mas tens dúvidas se ele irá adaptar-se bem a esta modalidade?
Em termos de intensidade, o futsal é um desporto que tem tudo para não desiludir!
Tendo em conta que exige um alto nível de dinamismo, ritmo e cardio, contribui para melhorar as qualidades atléticas e as capacidades cardiovasculares da criança.
A primeira coisa que aprendemos no futsal é o controlo, o passe e a movimentação em campo. O jogador deverá fazer uma desmarcação suplementar depois de passar a bola, deverá ainda procurar posicionar-se para combinações de passe ao primeiro toque para libertar espaços, um pouco como no basquetebol ou no andebol. Não poderá esconder-se, não poderá contentar-se a andar, porque no futsal isso é logo percetível e tem logicamente um impacto no jogo de equipa.
Em termos organizacionais, podemos identificar várias táticas ou estilos de jogo no futsal:
> o 1-2-1 (o mais frequente)
> o 2-2
> o 3-1
> o 4-0
Os jogadores de futsal começam a trabalhar taticamente desde muito cedo, ao passo que no futebol de 11, regra geral, a tática só começa a ser trabalhada a partir dos 12-13 anos.
No futsal, assim que uma criança começa a jogar em competição, ou seja, aos 6-7 anos, aprende e começa a dominar os sistemas de jogo. Isso é, aliás, indispensável para desenvolver a inteligência de jogo. Os jogadores de futsal trabalham mais com a cabeça; o trabalho tático, defensivo e ofensivo é fundamental.
O campo tem dimensões tão reduzidas que os obriga a ultrapassar a sua simples missão em termos de posição. Devem trabalhar para os seus companheiros de equipa e serem polivalentes.
Resumindo, não existem marcações individuais no futsal, uma vez que o campo é 4 vezes mais pequeno que um campo de futebol de 11.
No futsal, uma criança toca a bola em cada 4 segundos, logo, será muito mais ativa do que no futebol de 11.
No caso do guarda-redes, essa diferença é mais notória ainda, porque no futebol de 11, se jogar numa boa equipa, poderá nem sequer tocar na bola. O campo demora mais tempo a percorrer e tocará na bola de x em x tempo. Isso poderá ser frustrante, sobretudo para as crianças que se iniciam num desporto. Elas querem acima de tudo divertir-se e interagir com os outros membros da equipa.
Um guarda-redes de futsal participa deste modo muito mais no jogo do que um guarda-redes de futebol de 11. Recorre muito ao jogo de pé para distribuir a bola e deve, por isso, possuir um bom domínio técnico. Se tiver um bom jogo de pés, será um trunfo importante e poderá representar 50% do sucesso da sua equipa.
Técnica e taticamente, desempenha um papel importante. É nomeadamente o caso quando a equipa resolve atacar um power play: o guarda-redes avança para o ataque ao lado dos outros jogadores, assumindo a posição de "guarda-redes volante".
A capacidade mental é também muito importante para o guarda-redes de futsal. Muitos guarda-redes são capitães de equipa. Devem falar e orientar os seus companheiros de equipa, que são só 4 no futsal. Os seus conselhos e recomendações durante o jogo são determinantes. Se tivermos em conta as várias missões que desempenha, podemos afirmar que representa incontestavelmente o elemento-chave do jogo.