Técnica e inteligência de jogo
A primeira coisa que aprendemos no futsal é o controlo, o passe e a movimentação em campo. O jogador deverá fazer uma desmarcação suplementar depois de passar a bola, deverá ainda procurar posicionar-se para combinações de passe ao primeiro toque para libertar espaços, um pouco como no basquetebol ou no andebol. Não poderá esconder-se, não poderá contentar-se a andar, porque no futsal isso é logo percetível e tem logicamente um impacto no jogo de equipa.
Em termos organizacionais, podemos identificar várias táticas ou estilos de jogo no futsal:
> o 1-2-1 (o mais frequente)
> o 2-2
> o 3-1
> o 4-0
Os jogadores de futsal começam a trabalhar taticamente desde muito cedo, ao passo que no futebol de 11, regra geral, a tática só começa a ser trabalhada a partir dos 12-13 anos.
No futsal, assim que uma criança começa a jogar em competição, ou seja, aos 6-7 anos, aprende e começa a dominar os sistemas de jogo. Isso é, aliás, indispensável para desenvolver a inteligência de jogo. Os jogadores de futsal trabalham mais com a cabeça; o trabalho tático, defensivo e ofensivo é fundamental.
O campo tem dimensões tão reduzidas que os obriga a ultrapassar a sua simples missão em termos de posição. Devem trabalhar para os seus companheiros de equipa e serem polivalentes.
Resumindo, não existem marcações individuais no futsal, uma vez que o campo é 4 vezes mais pequeno que um campo de futebol de 11.