Antes de dar à luz, sonhavas em inscrever-lo na natação para bebés. Mas agora que o bebé já chegou, tens dúvidas.
É perigoso? Existem riscos de infeção? Ele consegue respirar debaixo de água?
Pensámos em todas estas perguntas e damos-lhe aqui o maior número de respostas possível para ajudar a ultrapassar esta etapa.
Antes de mais, sabes que o teu filho tem uma excelente motricidade na água, pois ele recupera rapidamente os reflexos natatório adquiridos na sua barriga. Esta experiência é excelente para melhorar a sua motricidade, a sua confiança e a sua autonomia. Além disso, é sobretudo um momento exclusivo e privilegiado entre pais e filho, longe das solicitações exteriores.
A água age como uma revelação do despertar para a iniciação da criança, da sua evolução, da sua relação com o ambiente e os seus pais, das suas angústias e da sua capacidade de as ultrapassar.
Graças à água, a criança vai poder desenvolver as suas capcidades sensoriais: gravidade, temperaturas, barulho, contacto da água na pele, cintilações…
Podes também levar uma Bóia-cadeira da Nabaiji para clocares o teu bebé confortavelmente com a cabeça fora da água, brincar com ele e fazê-lo evoluir na água.
Depois de tirar o bebé da água, enrole-o no Poncho para o aquecer e secar com toda a suavidade.
Podes iniciar as inscrições na natação para bebés depois de realizadas todas as vacinas, ou seja, entre os 3 e os 6 meses.
Conselho:
- Lembra-te de dar banho ao teu bebé e de lhe dar de comer, pelo menos, uma hora antes da sessão para evitar hipoglicemia e regurgitações durante a atividade.
A água da piscina está especialmente aquecida para que o bebé e os pais não apanhem frio. Se tiverse medo de ter frio, pensámos em ti!
O Aquatop Nabaiji permite-lhe manter-se quente. Colocado ao nível dos ombros, elimina a sensação desagradável de frio que pode sentir fora da piscina. O teu filho vai assim descobrir os prazeres da água graças às pranchas, tapetes e escorregas colocados à sua disposição.
A iniciação do bebé faz-se progressivamente com o professor de natação.
A sessão está adaptada em função do seu desenvolvimento psicomotor, da sua idade e da sua experiência. O primeiro momento foca-se no contacto do seu bebé com a água. Depois de ele estar tranquilizado, pode ser deitado e, progressivamente, mergulhado debaixo de água sem deixar de ser segurado.
Para esta etapa, não te preocupes. O teu filho vai suster a respiração automaticamente logo na imersão.
Pequenos conselhos muito úteis: esforce-se ao máximo por não mostrar a sua angústia porque o bebé também a sentirá. E se ele não quiser ser mergulhado debaixo de água, não faz mal, tentará novamente da próxima vez!
Depois de terminada a sessão, lembra-te de secares bem o teu bebé, sem esquecer nenhuma parte do seu pequeno corpo.
Numa bolsa impermeável, lembra-te de levar soro fisiológico, algodão, termómetro e creme anti-irritações, bem como o teu sabonete suave habitual.
Depois de chegar a casa, ele cairá provavelmente num sono profundo, e os pais também!