A IDADE PARA APRENDER A NADAR

Não podemos falar propriamente de uma idade recomendada para aprender a nadar , vai depender de cada criança. O mais cedo possível será o melhor, mas, geralmente antes dos seis anos será mais uma familiarização com o elemento aquático do que realmente uma aprendizagem de natação.

A partir do jardim de infância, as aulas de natação podem fazer parte do programa de edução desportiva. É a oportunidade para as crianças conhecerem um novo meio, de os iniciar na natação ou mesmo de os fazer evoluir.

Com efeito, o primeiro travão na aprendizagem da natação nas crianças é muitas vezes o medo da água. Pelo contrário, se a criança estiver desde cedo habituada a este meio (natação para bebés por exemplo), terá muito menos medo na aproximação à água. Acriança deve em primeiro lugar sentir-se seguro, confiante e divertir-se.

baby swimming

INICIAÇÃO À NATAÇÃO

Para iniciar a aprendizagem da natação ao seu filho pode começar pelas bases da flutuação, da propulsão e do deslize dentro de água fornecendo-lhe braçadeirasnoodle ou outros flutuadores.

Pouco a pouco e sem precipitações (o seu filho  e único decisor), poderá começar a retirar os elementos de segurança, mantendo-se ainda mais vigilante. Experimente de seguida colocar-lhe a cabeça debaixo de água, fazer a prancha sobre as costas ou de o propulsar contra a parede com os seus pés. Se o seu filho se sente à vontade com estes exercícios, está pronto!

Para uma criança, o estilo  mais fácil de integrar será o bruços. Poderá aprender os movimentos de pernas (« rã ») e dos braços com a ajuda de um noodle  separando os membros superiores dos membros inferiores. De seguida poderá segurá-lo pela cintura para que ele experimente realizar os movimentos em simultâneo. Uma vez o conceito integrado, deixe-o experimentar sozinho em pequenas distâncias, sempre com a máxima vigilância e num local onde ele tem pé.

piscina funda será autorizada quando ele se sentir à vontade com o seu corpo e com os movimentos no elemento aquático.

AS AULAS DE NATAÇÃO

Mesmo que tenha feito de professor de natação e tenha dedicado algum tempo para lhe ensinar as bases e com resultados, nada melhor de seguida que umas aulas de natação adaptadas à sua idade e ao seu nível. Podem ser realizadas numa piscina municipal (aulas particulares ou num clube), num clube de férias ou mesmo em casa. Poderá inscrevê-lo neste tipo de aulas a partir dos seis anos.

A aprendizagem irá incidir mais sobre as técnicas de natação propriamente ditas. Será baseada essencialmente no crawl. Saiba que um professor de natação experiente pode ensinar uma criança a andar 25 metros em total autonomia, em apenas dez sessões de trinta minutos.

Para as crianças já crescidas para a natação para bebés e ainda pequenas para aprenderem a nadar, algumas piscinas propõem sessões de adaptação ao meio aquático. São sessões para que as crianças se familiarizem com a água e que possam evoluir neste meio com outras crianças da mesma idade.

Para ensinar uma criança nadar, a chave é que ele se sinta seguro, encorajá-lo e dar-lhe confiança. Não o pressione, ouça-o e dê-lhe conselhos. Em breve ele será capaz de nadar pelos seus próprios meios!

Mathias

MATHIAS

Professor de natação,nadador-salvador

#nabaijidecathlon

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE