10 EXERCÍCIOS PARA FAZER EM CASA COM OS SEUS FILHOS (2-4 anos)
Tens crianças pequenas? A energia deles não acaba?
E se fosse possível aliar a energia deles e a um mini treino para te manteres em forma? Vamos juntar o útil ao agradável!

Tens crianças pequenas? A energia deles não acaba?
E se fosse possível aliar a energia deles e a um mini treino para te manteres em forma? Vamos juntar o útil ao agradável!
Já imaginaste fazer exercício enquanto te divertes com as crianças?
Sim é possível um 2 em 1!
Deixamos aqui algumas ideias.
Preparad@? VAIIIIII!
“Era uma vez, um mundo incrível, o mundo dos Decatoons onde viviam pequenas criaturas, tão pequenas que o ser humano não as conseguia ver... : fadas! Estas pequenas fadas são muito divertidas pois adoram pregar partidas aos humanos com a sua varinha mágica! Segue-me!” e agora, como se fosse um pássaro com asas enormes, saltite pela casa para chegar a esse fantástico universo…
Esta história pode ser adaptada, reinventada e alterada como quiser, conforme a sua sensibilidade e a da sua criança. Ajuste a duração da história conforme pretender. Pode fazer estes exercícios enquanto a refeição está a ser cozinhada, antes do banho, etc.
Não precisas de qualquer tipo de material, só uma pequena dose de imaginação para fazer exercício com os seus pequeninos! Sob a forma de histórias fantásticas, de histórias ou ideias engraçadas, eis exercícios simples de tonificação, de reforço muscular e de respiração para fazer em casa com pais e crianças entre os 2 e 4 anos. Vista uma roupa confortável e fique pronto/a para a sua aula de desporto, preparado/a para mergulhar num mundo imaginário!
“Ah! Já me apanhaste! Agora sou um flamingo!”
Salta ao pé-coxinho, assim estás reforçar o teu tornozelo e, por imitação, podes ter a certeza de que a criança fará o mesmo!
“Para me libertares, é preciso girar à minha volta!”
Chegou o momento em que a criança desenvolve a sua noção do espaço.
Repete várias vezes para reforçar os dois tornozelos.
“Cuidado, esconde-te, vamos a rastejar até aquele grande rochedo em veludo! Eh lá, de barriga para baixo é difícil, vamos tentar de costas!”
Ao rastejar, estão a ativar os vossos corações, e todos os músculos do corpo serão solicitados. Podem imaginar obstáculos, esconderijos, não tenhas medo do ridículo! Isso para as crianças não existe :).
“Ops, acho que nos atingiu aos dois! Coach, Coach!”
É um dos exercícios mais cardiovasculares da lista e não vale fazer batota: toca no solo e depois salta para o teto, o mais alto possível.
“Oh! Fez de nós macacos! Sabes o que fazem os macaquinhos quando se deslocam com os seus pais? Sobem às cavalitas quando os pais andam nas 4 patas.”
Certifica-te de que a criança está bem agarrada à volta do pescoço e não te desloques demasiado rápido para que se mantenha em equilíbrio.
"Tenho uma ideia! Vamos tentar apanhar a pequena fada para a chatear! Estás pronto/a? Upa, oh não, foi por pouco! Mais uma vez!”"
Segura a criança pelas axilas, flecte as pernas mantendo as costas direitas e suba-a em direcção ao teto, como se fosse esse leãozinho tão famoso. Repita dez vezes.
Neste exercício fazes de elevador para a criança e, ao mesmo tempo, fortaleces os teus braços, ombros e glúteos.
“Bem, é mesmo muito rápida! Olha, agora sou um koala fofinho! Como é que fazem os bebés koala? Prendem-se à volta do pescoço, mas na parte da frente!”
Quando o/a teu/tua pequenino/a estiver bem seguro/a, podes iniciar 2 a 3 séries de 10 agachamentos (mantem a barriga apertada, as costas direitas e as pernas paralelas).Cuidado com a colocação: provavelmente irá ouvir gargalhadas cada vez que se baixar!
“Oh! Fiquei transformado em túnel! Tens de passar por baixo de mim para me libertar!”
Sim, chegou o momento da tonificação! Vamos lá, mostra essa prancha bem executada, posiciona bem as costas para não ficarem arqueadas e não subas os glúteos, estás a reproduzir um túnel, não uma montanha!
“Oh, e agora sou uma ponte! Passa por baixo de mim!”
Tonificação num sentido, e no outro! De costas, sobe a anca para o teto, os pés bem assentes no chão, aperta a barriga e os glúteos enquanto a criança rasteja por baixo de ti!
“Anda para a minha beira… Transformei-me num cavalo de baloiço! Cuidado, uau!”
Costas arqueadas e a criança com as costas pegadas a ti, faz de baloiço para atrás e para a frente. Os abdominais estão a queimar, não estão? Perfeito!
“A fada está a contar-me um segredo… temos de falar baixinho, está prestes a voltar para casa. E se lhe mandássemos imensas bolhas de sabão para a acompanhar até à casa? Inspiramos e expiramos longamente para as bolhas se encherem, encherem, encherem até voarem para o céu… (faças várias bolhas grandes) Adeusinho bolhas, Adeusinho pequena fada… Até à próxima brincadeira!”
Acabas de realizar um pequeno exercício de respiração, proporcionando a ti e à criança um tempo de calma. Este ritual é importante pois indica que já não estão a brincar.
Crie a sua história para a adaptar ao seu contexto. Espero que tenha sentido o seu corpo e o seu coração mais estimulados e que tenha sentido uma grande satisfação ao partilhar este momento com o/a seu/sua pequenino/a. ;)