10 EXERCÍCIOS PARA FAZER EM CASA COM OS SEUS FILHOS (2-4 anos)

Tens crianças pequenas? A energia deles não acaba?
E se fosse possível aliar a energia deles e a um mini treino para te manteres em forma? Vamos juntar o útil ao agradável!

10 exercícios fáceis para pais e crianças de 2 a 4 anos

Já imaginaste fazer exercício enquanto te divertes com as crianças?
Sim é possível um 2 em 1! 
 Deixamos aqui algumas ideias. 
Preparad@? VAIIIIII!

O exercício físico com pais e crianças através de uma história engraçada:

“Era uma vez, um mundo incrível, o mundo dos Decatoons onde viviam pequenas criaturas, tão pequenas que o ser humano não as conseguia ver... : fadas! Estas pequenas fadas são muito divertidas pois adoram pregar partidas aos humanos com a sua varinha mágica! Segue-me!” e agora, como se fosse um pássaro com asas enormes, saltite pela casa para chegar a esse fantástico universo…
Esta história pode ser adaptada, reinventada e alterada como quiser, conforme a sua sensibilidade e a da sua criança. Ajuste a duração da história conforme pretender. Pode fazer estes exercícios enquanto a refeição está a ser cozinhada, antes do banho, etc.

Quando a casa se transforma no ginásio das crianças:

Não precisas de qualquer tipo de material, só uma pequena dose de imaginação para fazer exercício com os seus pequeninos! Sob a forma de histórias fantásticas, de histórias ou ideias engraçadas, eis exercícios simples de tonificação, de reforço muscular e de respiração para fazer em casa com pais e crianças entre os 2 e 4 anos. Vista uma roupa confortável e fique pronto/a para a sua aula de desporto, preparado/a para mergulhar num mundo imaginário!

10 exercícios fáceis para pais e crianças de 2 a 4 anos
exercícios desporto pais criança

1/ O flamingo

“Ah! Já me apanhaste!  Agora sou um flamingo!”

Salta ao pé-coxinho, assim estás reforçar o teu tornozelo e, por imitação, podes ter a certeza de que a criança fará o mesmo!

“Para me libertares, é preciso girar à minha volta!”

Chegou o momento em que a criança desenvolve a sua noção do espaço. 
Repete várias vezes para reforçar os dois tornozelos.

2/ As minhocas

Cuidado, esconde-te, vamos a rastejar até aquele grande rochedo em veludo! Eh lá, de barriga para baixo é difícil, vamos tentar de costas!

Ao rastejar, estão a ativar os vossos corações, e todos os  músculos do corpo serão solicitados. Podem imaginar obstáculos, esconderijos, não tenhas medo do ridículo! Isso para as crianças não existe :).

exercícios desporto pais criança
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3/ Os sapos

“Ops, acho que nos atingiu aos dois! Coach, Coach!”

É um dos exercícios mais cardiovasculares da lista e não vale fazer batota: toca no solo e depois salta para o teto, o mais alto possível.

4/ Os macaquinhos

“Oh! Fez de nós macacos! Sabes o que fazem os macaquinhos quando se deslocam com os seus pais? Sobem às cavalitas quando os pais andam nas 4 patas.”

Certifica-te de que a criança está bem agarrada à volta do pescoço e não te desloques demasiado rápido para que se mantenha em equilíbrio.

exercícios desporto pais criança
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5/ O elevador

"Tenho uma ideia! Vamos tentar apanhar a pequena fada para a chatear! Estás pronto/a? Upa, oh não, foi por pouco! Mais uma vez!”"

Segura a criança pelas axilas, flecte as pernas mantendo as costas direitas e suba-a em direcção ao teto, como se fosse esse leãozinho tão famoso. Repita dez vezes.
Neste exercício fazes de elevador para a criança e, ao mesmo tempo, fortaleces os teus braços, ombros e glúteos.

6/ Agachamento koala

“Bem, é mesmo muito rápida! Olha, agora sou um koala fofinho! Como é que fazem os bebés koala? Prendem-se à volta do pescoço, mas na parte da frente!”

Quando o/a teu/tua pequenino/a estiver bem seguro/a, podes iniciar 2 a 3 séries de 10 agachamentos (mantem a barriga apertada, as costas direitas e as pernas paralelas).Cuidado com a colocação: provavelmente irá ouvir gargalhadas cada vez que se baixar!

exercícios desporto pais criança
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7/ O túnel

“Oh! Fiquei transformado em túnel! Tens de passar por baixo de mim para me libertar!”

Sim, chegou o momento da tonificação! Vamos lá, mostra essa prancha bem executada, posiciona bem as costas para não ficarem arqueadas e não subas os glúteos, estás a reproduzir um túnel, não uma montanha!

8/ A ponte

“Oh, e agora sou uma ponte! Passa por baixo de mim!”

Tonificação num sentido, e no outro! De costas, sobe a anca para o teto, os pés bem assentes no chão, aperta a barriga e os glúteos enquanto a criança rasteja por baixo de ti!

exercícios desporto pais criança
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9/ Cavalo de baloiço

“Anda para a minha beira… Transformei-me num cavalo de baloiço! Cuidado, uau!”

Costas arqueadas e a criança com as costas pegadas a ti, faz de baloiço para atrás e para a frente. Os abdominais estão a queimar, não estão? Perfeito!

10/ As bolhas de sabão

“A fada está a contar-me um segredo… temos de falar baixinho, está prestes a voltar para casa. E se lhe mandássemos imensas bolhas de sabão para a acompanhar até à casa? Inspiramos e expiramos longamente para as bolhas se encherem, encherem, encherem até voarem para o céu… (faças várias bolhas grandes) Adeusinho bolhas, Adeusinho pequena fada… Até à próxima brincadeira!”

Acabas de realizar um pequeno exercício de respiração, proporcionando a ti e à criança um tempo de calma. Este ritual é importante pois indica que já não estão a brincar.

exercícios desporto pais criança

Crie a sua história para a adaptar ao seu contexto. Espero que tenha sentido o seu corpo e o seu coração mais estimulados e que tenha sentido uma grande satisfação ao partilhar este momento com o/a seu/sua pequenino/a.  ;)

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