10 Exercícios para fazer em casa com os filhos
(dos 2 aos 4 anos)

Tens crianças pequenas? A energia deles não acaba?
E se fosse possível aliar a energia deles e a um mini treino para te manteres em forma? Vamos juntar o útil ao agradável!

mãe e filho a brincar

Já imaginaste fazer exercício enquanto te divertes com as crianças? Sim é possível um 2 em 1!
Deixamos aqui algumas ideias. Preparados? 

O exercício físico com pais e crianças através de uma história engraçada:

“Era uma vez, um mundo incrível, o mundo dos Decatoons onde viviam pequenas criaturas, tão pequenas que o ser humano não as conseguia ver...as fadas! 
Estas pequenas fadas são muito divertidas, adoram pregar partidas aos humanos com a sua varinha mágica! Venham comigo...!” 

Esta história pode ser adaptada, reinventada e alterada como se quiser, conforme a sensibilidade dos pais e das crianças. A duração da história também pode ser ajustada e pode fazer-se estes exercícios enquanto a refeição está a ser cozinhada, antes do banho, etc.

E quando a casa se transforma no ginásio das crianças?

É uma diversão, sem ser preciso qualquer tipo de material, só uma pequena dose de imaginação para fazer exercício com os mais pequeninos! 
Em formato de histórias fantásticas ou ideias engraçadas, partilhamos alguns exercícios simples de tonificação, de reforço muscular e de respiração para serem feitos em casa com pais e crianças entre os 2 e 4 anos. 

Tudo a postos? Veste uma roupa confortável e prepara-te para uma aula de desporto onde poderás mergulhar no mundo imaginário!

brincadeira entre mãe e filha
exercícios desporto pais criança

1. O flamingo

“Ah! Já me apanhaste!  Agora sou um flamingo!”

Salta ao pé-coxinho! Assim estás reforçar o teu tornozelo e, por imitação, podes ter a certeza de que a criança fará o mesmo!

“Para me libertares, é preciso girar à minha volta!”

Chegou o momento em que a criança desenvolve a sua noção do espaço. Repete várias vezes para reforçar os dois tornozelos.

2. As minhocas

Cuidado, esconde-te, vamos a rastejar até aquele grande rochedo em veludo! Eh lá, de barriga para baixo é difícil, vamos tentar de costas!

Ao rastejar, estão a ativar os vossos corações, e todos os  músculos do corpo serão exercitados. Podem imaginar obstáculos, esconderijos, tudo o que quiserem! Importante é não terem medo do ridículo (já que isso para as crianças não existe...)

exercícios desporto pais criança
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3. Os sapos

“Ops, acho que nos atingiu aos dois! Coach, Coach!”

É um dos exercícios mais cardiovasculares da lista e não vale fazer batota: toca no solo e depois salta para o teto, o mais alto possível. Bem alto! Uma, duas, três vezes...

4. Os macaquinhos

“Sabes o que fazem os macaquinhos quando se deslocam com os seus pais? Sobem às cavalitas quando os pais andam nas 4 patas.”

Certifica-te de que a criança está bem agarrada à volta do pescoço e não te desloques demasiado rápido para que se mantenha em equilíbrio.

exercícios desporto pais criança
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5. O elevador

"Tenho uma ideia! Vamos tentar apanhar a pequena fada para a chatear! Estás pronto? Upa, oh não, foi por pouco! Mais uma vez!”"

Segura a criança pelas axilas, flecte as pernas mantendo as costas direitas e levanta-a em direcção ao teto, como se fosse o leãozinho mais famoso de todos os tempos! Repete esse movimento dez vezes...

Neste exercício fazes de elevador para a criança e, em simultâneo, fortaleces os teus braços, ombros e glúteos. É um bom exercício!

6. Agachamento koala

“Bem, é mesmo muito rápida! Olha, agora sou um koala fofinho! Como é que fazem os bebés koala? Prendem-se à volta do pescoço, mas na parte da frente!”

Quando o pequenino estiver bem seguro, podes iniciar 2 a 3 séries de 10 agachamentos (deves manter a barriga apertada, as costas direitas e as pernas paralelas). 
Cuidado com a colocação: provavelmente irás ouvir gargalhadas cada vez que te baixares!

exercícios desporto pais criança
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7. O túnel

“Oh! Fiquei transformado em túnel! Tens de passar por baixo de mim para me libertar!”

Sim, chegou o momento da tonificação! Vamos lá, mostra essa prancha bem executada!
Para isso deves posicionar bem as costas para não ficarem arqueadas. Não subas os glúteos, porque estás a reproduzir um túnel, não uma montanha!

8. A ponte

“Oh, e agora sou uma ponte! Passa por baixo de mim!”

Tonificação num sentido, e no outro! De costas, sobe a anca para o teto, os pés bem assentes no chão, aperta a barriga e os glúteos enquanto a criança rasteja por baixo de ti!

exercícios desporto pais criança
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9. Cavalo de baloiço

“Vem para ao pé de mim, vamos andar a cavalo!"

Costas arqueadas e a criança com as costas pegadas a ti. Faz de baloiço para trás e para a frente. Os abdominais estão a queimar, não estão? Perfeito!

10. As bolhas de sabão

“A fada está a contar-me um segredo… temos de falar baixinho, está prestes a voltar para casa. 
E se lhe mandássemos imensas bolhas de sabão para a acompanhar até à casa? Inspiramos e expiramos de forma longa, para as bolhas se encherem, encherem, encherem até voarem para o céu…(faz bolhas de sabão grandes). Adeusinho bolhas, Adeusinho pequena fada… Até à próxima brincadeira!”

E assim, acabas de realizar um pequeno exercício de respiração, proporcionando a ti e à criança um tempo de calma e descontração. Este ritual é importante, pois indica que já não estão a brincar.

exercícios desporto pais criança

Cada história pode ser adaptada a cada contexto, criança ou família. Dá largas à imaginação e passa momentos divertidos em família, enquanto praticas desporto!
Com este exercício esperamos que o corpo e o coração tenham sido mais estimulados e que a sensação final seja de satisfação, ao partilhar este momento.

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