Unselected
yoga criança

Yoga 
para as crianças

Para ti e para os teus filhos!

Unselected

O yoga não é uma modalidade reservada exclusivamente aos adultos!
E a sua prática está a chegar cada vez mais às crianças e aos jovens, que encontram nela muitas vantagens.
Um número cada vez maior de entidades propõe aulas para crianças ou famílias, e as escolas também estão a começar!

Acessível, assim que o seu rebento tenha idade para caminhar, o yoga para crianças não tem qualquer contra-indicação.
No entanto, a duração das sessões é adaptada à idade dos praticantes e à sua capacidade de concentração.

Esta modalidade ensina a criança a manter-se calma e concentrada. Tem de estar disponível para a prática e, para além de um determinado tempo, torna-se complicado para uma criança manter o foco adequado nos seus gestos e na sua atividade.

Unselected
yoga criança

Uma atividade lúdica

Estás provavelmente a perguntar te em que é que o yoga para crianças é diferente da prática no adulto?

Na verdade, não é muito diferente.
Segundo a nossa instrutora: "Todas as posturas de yoga são acessíveis às crianças (...) É claro que existe uma aprendizagem, uma evolução na prática. Mas todos os movimentos realizados pelos mais velhos são acessíveis aos mais jovens.
No entanto, a modalidade quando é ensinada às crianças, deve ter um aspeto lúdico e inserir-se no âmbito de histórias contadas. Com efeito, o yoga é uma prática que exige muita concentração, precisão e rigor. Para os mais novos, pedir pelo menos estas condições exige levar a prática por outro caminho, mais adaptado à tenra idade dos pequenos desportistas. A vantagem, com o yoga, é o facto de muitas posturas serem associadas a imagens: fazemos o gato, o cão, a montanha, a árvore, o guerreiro… Esta prática permite apelar à imaginação das crianças, o que constitui uma verdadeira vantagem para os pais e os professores.

Unselected
yoga criança

Praticar em familia

Associar a pratica de Yoga ao campo do imaginário?

Não há melhor para captar o interesse das crianças. Os cenários têm mímica, uma história pode ganhar vida, os mais pequenos são directamente associados a ela e tornam-se atores.
É então que o yoga se torna um excelente meio de interactividade.
“Uma das verdadeiras vantagens desta modalidade é o facto de poder ser praticada em família", indica a professora. Ao contrário de outros desportos, que por vezes utilizam técnicas de oposição, o yoga é uma prática que pode completamente ser partilhada no contexto familiar.

O yoga pode tornar-se um verdadeiro aliado em termos físicos, para o desenvolvimento psicomotor da criança. À semelhança da ginástica para bebés, por exemplo, permite aos mais pequenos lançarem-se à descoberta do corpo, desenvolverem a coordenação e o equilíbrio.

Unselected
yoga criança

A descoberta do corpo

"A única diferença entre o yoga e a ginástica para bebés é o facto de a criança não trabalhar o cardio", indica a professora. Não é um trabalho de resistência, ao contrário da ginástica em que a criança corre, salta e rasteja.

No entanto, o yoga permite à criança aprender a regular a transpiração e gerir o fôlego. Graças às várias posturas que exigem a dissociação da utilização dos braços, das pernas, do tronco..., os praticantes vão, por exemplo,  trabalhar a propriocepção, esta capacidade de assimilar a posição das várias partes do corpo. Há realmente uma noção de descoberta de si próprio e das suas possibilidades físicas. A prática do yoga que, vamos recordar, não tem qualquer contra-indicação para os mais pequenos, vai também ajudá-los a adoptar uma boa postura e ensinar-lhes, de certa forma, a portar-se bem.

"A prática desta atividade trabalha a mobilidade articular e a flexibilidade muscular", prossegue a professora, especificando os benefícios físicos desta prática. O facto de sustentar alguns movimentos solicita os grupos musculares profundos e proporciona força à criança, assim como o encadeamento de vários movimentos garante flexibilidade. O yoga é, por exemplo, uma excelente base se a criança pretender, em seguida, orientar-se para outras modalidades. Terá já adquirido uma verdadeira bagagem em termos de atividade física e de desenvolvimento psicomotor.

Unselected

Aprender a concentrar-se

Um dos outros pontos fortes do yoga, e não menos importante, é evidentemente a concentração que a sua prática exige. E não pense que as crianças não são capazes disso, antes pelo contrário. Graças a histórias bonitas, onde entram em cena animais e personagens imaginárias, o yoga é perfeito para os mais pequenos.
"O objetivo é os praticantes aprenderem ao mesmo tempo que relaxam", indica a professora. "Tem de se escolher o momento certo e a criança tem de estar na disposição certa e pedir. O professor ou o pai deve captar a atenção da criança. Pode assim começar a sua história, e iniciar a sequência de movimentos.

Unselected
yoga criança

Uma pausa na semana

A sessão de yoga, que pode ser semanal, tem como objetivo voltar a centrar a criança nela própria, permitir-lhe concentrar-se e fazer uma pausa. "Com a escola, os tempos livres, as obrigações dos pais, as crianças têm um dia a dia muito preenchido, um pouco como os pais", afirma a professora, sorrindo. Esta sessão de yoga é também uma forma de premir o botão pausa e de passar tempo juntos. A professora não pratica directamente yoga com os filhos, mas ensinou-lhes a regular o fôlego e a alongar os músculos. "Fazíamos isso juntos e encontrei o mais velho a fazer isso sozinho. As crianças sabem o que é bom para elas. O yoga ensina-lhes também como reagir em caso de stress, antes de um exame ou de uma competição, ou quando estão irritados. Para as crianças, é melhor fazer yoga do que elas atirarem-se para o chão!

Unselected

Adaptar a dificuldade

O trabalho da respiração, da capacidade de concentração e de foco na prática exige várias horas de treino. E evolui em função da idade da criança. Em todos os casos, se decidir partilhar a prática do yoga com a sua criança, não tenha demasiada pressa "Para os miúdos muito ativos, o yoga é uma modalidade que recomendo fortemente", diz a professora. “Mas deve ser feito de forma regular. Pode tornar-se um ritual, um momento privilegiado entre pai/mãe e filho/filha. Desta forma, o pequeno desportista consegue evoluir na sua prática.
Todas as posturas de yoga são acessíveis às crianças ( do gato, dos quatro apoios, da cobra, do cão de cabeça em cima, do arado ou da árvore) principalmente para o desenvolvimento do equilíbrio, são as mais simples

Unselected
yoga criança

Observação e paciência

O encadeamento dos movimentos e a realização das posturas devem sempre ser suaves. A criança nunca deve ter dores, não deve forçar. Caso contrário, a prática não é adequada. A cada sessão, é possível incluir uma nova postura, nomeadamente para continuar a despertar o interesse da criança. "A ideia passa por construir um cenário e imergir nele a criança. No entanto, é preciso manter-se atento ao seu comportamento e não o sujeitar a uma obrigação, tanto em termos físicos como morais. É preciso observar a forma como o pequeno desportista se comporta e ter em mente que a sua capacidade e o seu tempo de atenção não podem ser os mesmos do que os de um adulto. Em todos os casos, é preciso ter paciência.

Unselected

O yoga pode ser praticado em qualquer lugar! 

Apesar de várias entidades terem decidido criar aulas destinadas às crianças, o yoga pode facilmente ser praticado diretamente na sua sala de estar ou no quarto da sua criança. Escolha um local talvez mais adequado a uma verdadeira imersão no seu imaginário. Em todos os casos, esta atividade não exige muitos equipamentos: basta um tapete para começar!

Praticado em exterior se o tempo assim o permitir, o yoga é também uma excelente atividade de interior para os dias de chuva. Mas já sabes: começa por estudar o cenário!