Descobrir a ginástica para crianças e bebés

Acaba de soprar as velas do seu segundo aniversário com alegria e descobre, dia após dia, como fazer funcionar os braços, as pernas e como se mexer. 
Talvez seja o momento certo para o/a iniciares na ginástica?

Descobrir a Ginástica para criança e bebé

Ultrapassa a ideia de que por eles ainda serem muito pequenos que não podem descobrir o prazer que algumas atividades proporcionam! 
A ginástica para crianças e bebés é uma das raras atividades acessíveis a partir de 1 ano! 
Mas as inscrições nos clubes estão encerradas e estás impaciente para proporcionar ao teu rebento os prazeres desta prática? 
Não entres em pânico, os nossos percursos e acessórios de ginástica podem transformar a tua sala num verdadeiro terreno de jogo!

O que é a ginástica para crianças e bebés?

Saltar, rastejar, lançar, apanhar, escalar e manter-se em equilíbrio fazem parte desta atividade que, sendo especialmente divertida para os pequenos que a praticam, contribui para o bom desenvolvimento da sua motricidade. As atividades de ginástica podem ser praticadas no clube, mas também em casa. A vossa sala ou o quarto da criança tornar-se-á então um verdadeiro terreno de jogos, preenchido com túneis, uma trave (que pode ser uma simples linha desenhada ou o desenho de um dos seus tapetes), obstáculos e bolas… entre outros!

A ginástica para crianças pratica-se graças a diferentes acessórios que, depois de colocados uns a seguir aos outros, formam um percurso de mobilidade. Ao realizar estes vários exercícios, a criança trabalha a coordenação dos seus membros, aprende a localizar o corpo no espaço, identifica os apoios com os quais pode contar e desenvolve o seu equilíbrio. E tudo isto sem realmente se aperceber porque a criança estará mais preocupada em mexer-se, rir e divertir-se. Tal como quem estiver com ela! A ginástica constitui uma excelente base para passar para outra modalidade desportiva e, sobretudo, para dar vontade à criança de continuar a gastar energias.

Descobrir a Ginástica para criança e bebé

As regras dos percursos de motricidade

A ideia da ginástica para crianças e bebés é permitir às crianças efetuar o percurso de motricidade completo, realizando os exercícios que lhes permitam rastejar, saltar, lançar e apanhar, escalar e manter-se em equilíbrio. Os mais pequenos terão obviamente ajuda, nomeadamente para conseguirem fazer as primeiras cambalhotas! Mas, sessão após sessão, a criança conseguirá realizar o percurso sozinha. Uma bela prenda para ela e uma forma de perceber que, com a repetição e o treino, ela consegue!

Descobrir a Ginástica para criança e bebé

Quais são os benefícios da ginástica para crianças?

E, claro, esta atividade, graças aos vários exercícios e movimentos que ela propõe, contribui ativamente para o desenvolvimento motor da criança. Concretamente, ajuda a ativar de forma adequada esta máquina que é o corpo e a encontrar todos os seus comandos. Permite-lhe coordenar alguns sentidos, como a visão, com os seus gestos e reflexos, compreender a sua deslocação no espaço e sentir os músculos e as articulações. E, afinal, a ginástica para crianças e bebés e a ginástica de desenvolvimento, quando praticadas em clube, implicam também o prazer de encontrar amigos e a obrigação de respeitar algumas regras para o decorrer adequado da sessão.

Ao conseguir realizar os exercícios, a sua criança vai adquirindo autonomia e ganhando confiança nas suas capacidades e, de forma mais geral, nela própria. Por fim, a ginástica de desenvolvimento permite também reforçar a ligação pais-criança, ao proporcionar-lhes um momento lúdico juntos à volta da prática.

A quem se destina a ginástica para crianças e bebés?

Esta atividade é progressivamente acessível aos bebés a partir de um ano em média, quando eles começam a andar. Mas, antes disso, quem demorar um pouco mais a por-se de pé pode também entregar-se ao prazer de atravessar o túnel a rastejar. Cada criança cresce de forma diferente e a seu ritmo. Nem todos dominarão o mesmo exercício na mesma idade, não te preocupe com isso!

Descobrir a Ginástica para criança e bebé

O equipamento necessário para a prática de ginástica para crianças e bebés

Para que ela se sinta à vontade no percurso e não seja incomodada, basta um fato de treino. Deve ser adaptado à sua estatura e ser confortável para ela poder saltar, rastejar ou escalar. Umas meias de desporto adequadas servirão perfeitamente.

Em resumo, a ginástica para crianças e bebés só tem vantagens: desenvolvimento motor, sociabilização, autoestima, respeito das regras… E, sobretudo, trata-se também de uma oportunidade para agradar à sua criança e permitir-lhe ter uma boa noite de sono. E quando ela dorme bem, os pais também…


A sua criança foi para a ginástica para crianças e bebés? Qual é a sua opinião?