OS BENEFÍCIOS DO ANDEBOL

Quais são as vantagens do andebol a nível físico e mental? Vamos revelar os 5 benefícios deste desporto coletivo de contacto.

Os benefícios do andebol

O andebol inspira-se nos gestos do atletismo: correr, saltar e lançar. Ele propõe um desporto coletivo ativo e espectacular, que se apoia tanto na energia como na velocidade e agilidade.

Graças às regras de fácil aprendizagem e lúdicas, o andebol benificia de um trabalho físico e empenho mental completos, tanto ao nível federado como em lazer.

Descubre connosco os 5 benefícios do andebol para a musculatura, a motricidade, a tonificação, a agilidade e a mente!

Os benefícios do andebol

Desporto de intensidade

O Andebol é um pouco como o atletismo dos desportos com bola. Sprints, saltos e lançamentos são os seus três eixos fundamentais. Vais trabalhar a explosão nos remates e o amortecimento nos saltos. A alternância entre a fase de sprint e descanso permite aumentar a resistência de forma efectiva.

No jogo como nos treinos, tu melhoras o reformo muscular, a tonificação ​​e a tua resistência cardiovascular.

Os benefícios do andebol

FLEXIBILIDADE

Vais melhorar a tua coordenação e as tuas habilidades motoras tanto em gestos técnicos quanto em intervalos e combinações de movimentos. Manusear a bola ao driblar e passar aumenta a tua destreza. E, claro, os saltos e remates melhoram tua habilidade, equilíbrio e coordenação.

Se tu mantiveres as metas para melhorar, ao longo do tempo a tua flexibilidade, agilidade e capacidade de resposta dos teus músculos vão estar sempre em progresso.

Os benefícios do andebol

FISICAMENtE COMPLETO

Se procuras desenvolver a tua  musculatura através de um desporto com bola, vieste ao lugar certo. Na defesa,  deves usar o peito e as pernas para impedir os movimentos do teu/teus oponente(s). No ataque,  movimentos rápidos, de força e saltar para rematar. Um desporto de contato em equipa, o andebol trabalha em tuas pernas, o teu peito e os teus braços, mas também as tuas costas e teus tecidos musculares nos saltos e passes para um trabalho muscular total.

Os benefícios do andebol

FORÇA COLETIVA E FORÇA MENTAL

Mesmo entre os desportos coletivos, o andebol é um dos campeões em espírito de equipa. Depois de venceres por teres uma defesa alinhada e unida, a retórica da solidariedade ganha uma nova vida entre os companheiros de equipa.

Tens a marcação directa ao teu oponente, tu progrides mentalmente durante os confrontos diretos entre o guarda-redes e o atacante. Tu apoias os teus parceiros em ambos os lados do campo e até mesmo no banco de suplentes. Através da coesão e do coletivo, tu progrides humanamente e ganhas competências muito importantes para o trabalho de grupo.

Os benefícios do andebol

CADA VEZ MAIS RÁPIDO

As oscilações são numerosas no andebol: em contra-ataques e recuos defensivos (depende de qual lado da bola tu estás), ou quando queres colocar uma bola rápida no meio campo após um golo, em acelerações a dar saltos intervalos, a correr para as linhas laterais e fazer uma troca rápida defesa/ataque.
 O andebol trabalha a tua velocidade e aceleração. 
Mas existe melhor! A tua capacidade de resposta a remates e movimentos, bem como a tua velocidade de execução e leitura do jogo aumentam. 
Além de melhorar a tua velocidade, tu melhoras a tua vivacidade!

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS