Para um melhor desempenho na escola ou no trabalho, o desporto é uma ferramenta fundamental para aumentar a capacidade de concentração. Descobre quais os desportos que ajudam a renovar a mente de forma plena e a libertar a tensão diária.
Talvez não seja surpresa que o Yoga esteja no topo da lista dos desportos que mais trabalham a concentração.
Para além de se exercitar todo o corpo, fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade, a prática de yoga também tem impacto na mente: ajuda-nos a aprender a esvaziar a mente, a concentrar mais nas sensações, interromper o fluxo incessante de pensamentos…e por aí em diante.
Pega no teu tapete de yoga e testa o teu corpo e mente. Ao longo do tempo, vais notar que a prática de yoga tem um efeito mais que positivo na concentração diária.
O famoso jogador de ténis, André Agassi, confessava que "o ténis é um verdadeiro inferno mental e um dos desportos mais difíceis para o cérebro". Já passaste por esta sensação?
Além de obrigar a contornar os planos táticos do adversário, obriga a lidar com a nossa energia do dia, com as sensações, os pensamentos, as frustrações…com tudo!
É um grande teste à concentração! Agarra na tua raquete de ténis e testa a tua concentração
Além de exigir uma ótima forma física e músculos robustos (nomeadamente nas costas), a prática de golf vai desenvolver as capacidades de concentração.
Vais precisar disso para colocar uma bola de alguns centímetros num buraco maior situado a uma distância de vários metros!
Descobre o que precisas para iniciares no golf este desporto e desenvolver a concentração.
Tão difícil para o cérebro como colocar uma bola num buraco? Talvez!
Lançar um dardo o mais possível ao centro de um alvo colocado a 18 metros ou mais vai trabalhar a concentração de forma muito eficaz. Já experimentaste?
Podes começar de forma mais tranquila praticando o lançamento de dardos e evoluir para o tiro com arco!
São raros os desportos mais exigentes do que a dança em termos mentais.
Além de exigir uma forma física perfeita, a dança utiliza todas as capacidades de concentração, nomeadamente quando é necessário decorar e reproduzir uma coreografia!
Qual o teu tipo de dança preferido? Desafia-te!
Em cada jogada, a procura da posição ideal: o bilhar é um excelente exercício para a coordenação.
Além da necessária precisão do gesto, o bilhar também exercita o cérebro ao planear cada jogada e a sua intenção.
E que desporto combina tão bem as gerações e os géneros? O bilhar!