7 Hábitos saudáveis para crianças e jovens

Descobre 7 hábitos saudáveis para crianças e jovens.
Mantém uma atividade física ativa e uma rotina de hábitos saudáveis para um maior sucesso escolar.

Menina a andar de bicicleta

A responsabilidade pelo bem-estar das crianças e dos jovens, pelo menos até à idade adulta, é da família e da escola. Para isso acontecer, normalmente preocupamo-nos com uma alimentação cuidada e fazer algum desporto, mas não chega...

Neste artigo vamos ajudar-te com sete hábitos saudáveis para melhorar ainda mais a vida da criança ou jovem que tens contigo. Vamos misturar atividade física e vários hábitos para que os jovens ou crianças tenham um maior sucesso escolar e uma vida verdadeiramente equilibrada

7 hábitos saudáveis

Alimentação cuidada

Apesar de todos sabermos, nunca é demais lembrar. Seguir uma alimentação cuidada e equilibrada em criança ou jovem, mas principalmente em criança é muito importante. É uma forma de cuidar da saúde e permite um desenvolvimento pleno. Alimentação cuidada deve ser encarada como uma rotina, porque irá contribuir de forma benéfica física e mentalmente.

Cria um horário para dormir

Um adulto precisa de uma boa noite de sono, uma criança ainda mais. Por isso mesmo é necessário criar uma rotina de sono, mais concretamente definir uma hora para ir dormir. Desta forma fica criada uma rotina para que se deite sempre no mesmo horário. É verdade que hoje em dia existem muitas distrações para que isso não aconteça. Televisão, tablet ou telemóvel com conteúdos para passar o tempo. Mas para que a criança tenha um bom desenvolvimento e crescimento tens que fazer um esforço para deitar a criança sempre no mesmo horário.

Fazer exercício físico

Incluir na nossa vida o exercício físico é ótimo para combater a obesidade e o sedentarismo. Se conseguires incutir o hábito de praticar desporto em criança é ótimo. Bem sabemos que existem muitas formas de desviar a atenção da criança ou do jovem. Como os jogos de consola, por exemplo. Não facilites, faz um esforço para que a criança tenha um hobby, brinque e com isso desen-volva as capacidades cognitivas e motoras. Meia hora por dia é suficiente para a criança seja incentivada a praticar algo. Seja futebol, natação ou brincar com outras crianças.

Mantém uma rotina para os estudos

Ter um ambiente de estudo em casa é um hábito saudável para que a criança não se desligue por completo dos estudos. Mesmo que a criança não traga trabalhos de casa, cria com o teu filho alguns exercícios. Define um horário para esse momento. Desta forma, a criança ou jovem ganha um compromisso com a aprendizagem.

Cultiva o hábito de leitura

Um pouco à semelhança dos estudos, criar hábitos de leitura também é fundamental para o desenvolvimento da criança. Começa por livros fáceis de leitura para se habituarem à ideia. E á medida que o tempo vai passando, vai dando livros mais complexos. O gosto pela leitura vai sendo cultivado e vai contribuir para o sucesso escolar.

Descobre atividades coletivas e fora da escola

Outras atividades saudáveis são as atividades coletivas e extracurriculares. São saudáveis e cheias de estímulos. Brincar com os vizinhos ou criar atividades extraescola com os colegas da escola também são benéficas. Participar em atividades coletivas, que levem ao pensamento coletivo e obrigam a relacionar-se com pessoas fora do círculo familiar são os objetivos.

menino a fazer ginástica em casa com tapete motricidade dobrável

Controla o tempo dedicado às tecnologias

Existe a tendência para que as crianças e jovens passem muito tempo a manusear o tablet, consolas e passem muito tempo a conversar nas redes sociais. Usados em excesso podem afetar a saúde física e mental. Certas patologias podem aparecer como depressão infantil, problemas psicológicos, ansiedade e claro, o sedentarismo. Assim sendo, a sugestão que fazemos é que os pais definam limites para o uso deste tipo de aparelhos e que sejam vigilantes o mais possível.

Sete hábitos saudáveis que podes incutir nas crianças e jovens para que a vida deles seja o mais equilibrada possível e com isso, contribua para o sucesso escolar deles.

Descobre mais artigos