3 Dicas para começar a andar diariamente de bicicleta

Andar de bicicleta diariamente. Mulher na cidade a andar de bicicleta elétrica na cor azul marinho

Podemos dizer que estamos ainda no início do ano e porque não mudar hábitos? Porque não ter hábitos mais saudáveis. Podes passar por mudar o tipo de alimentação, bem como a forma como vives o dia a dia. Evita usar o carro, utiliza os transportes públicos quando for mesmo necessário e dá prioridade máxima à bicicleta.
Pode parecer difícil, mas nós vamos ajudar a que se torne tudo bem mais simples do que possas pensar.
Portanto, prepara-te para as nossas três dicas e começa a andar diariamente de bicicleta.

1. Escolhe uma bicicleta adequada

Este é o pormenor que mais se esperava, a bicicleta. Visto que é este o objeto que vais passar a utilizar todos os dias. Não precisas de comprar logo a bicicleta mais cara da loja. Precisas, sim, de fazer a escolha acertada para a utilização que lhe vais dar. Que caminhos vais percorrer, por parques ou estradas por exemplo. Importante também é ter uma bicicleta adequada ao teu corpo.
Na hora da escolha da bicicleta podes falar com os nossos Desportistas Conselheiros Decathlon, vão-te ajudar a fazer a escolha correta e esclarecer todas as tuas dúvidas.

2. Escolhe roupa adequada e confortável

Mais um aspeto que pode parecer um pormenor, mas é de grande importância. Que tipo de roupa e equipamento deves usar no dia a dia uma vez que vais fazer todos os percursos de bicicleta.

Podemos começar já pelo capacete e o mais adequado para ti. A segurança é muito importante. No que diz respeito à roupa, pois que seja própria para o uso da bicicleta e que sabemos desde já que vais transpirar um pouco, portanto deve ser de boa ventilação. As luvas também são importantes, para que controles bem a condução.
Quanto à roupa, que seja bem confortável quando estiveres em cima da bicicleta. Outro pormenor importante é a utilização de óculos que filtrem o excesso de luminosidade e que te protejam de insetos ou pó durante a condução.

Mulher na cidade a andar de bicicleta

Uma vez que a intenção é fazeres da bicicleta o teu objeto de transporte, usa uma roupa prática e caso seja necessário leva na mochila uma muda de roupa e calçado. Dessa forma podes fazer a deslocação para o trabalho de sapatilhas e com uma parte de cima mais confortável e trocar para uma camisa e sapatos assim que chegas.

3. Aprende a fazer tarefas básicas de emergência na bicicleta

Se o teu meio de transporte vai passar a ser a bicicleta, deves saber o que fazer se algum imprevisto acontecer. Estamos a falar no caso de acontecer um furo, se precisares de substituir uma câmara de ar, alinhar uma corrente ou afinar um travão. Deves saber fazer tudo isto, para te conseguires desenrascar sozinho, a meio de um trajeto com a bicicleta. Mas para antecipares qualquer avaria o ideal é fazeres uma manutenção regular à tua bicicleta. 

Não te esqueças, cuidar diariamente da bicicleta é um passo muito importante!

Podes transformar a bicicleta no teu meio de transporte habitual. Precisas de te habituar à ideia, ter o material adequado e alguma prática que só se consegue com o tempo.
Aproveita estas três dicas e inicia uma etapa diferente na tua vida.
Partilha este artigo e incentiva outra pessoa a andar diariamente de bicicleta. Boas pedaladas!