Não te sentes totalmente à vontade quando andas de bicicleta de dia e menos ainda quando pedalas de noite?
Não há razão para preocupações desnecessárias... Esse receio é natural e existem soluções! Quais? Acessórios concebidos para pedalar em total segurança, mesmo em situações com pouca luz.
Quando compramos uma bicicleta, vem equipada com luzes à frente e atrás, assim como com refletores nos pedais e nos raios. É o mínimo necessário, mas é o suficiente para uma utilização de dia e em locais iluminados.
Para quem circula regularmente em estradas não iluminadas, com fraca iluminação ou sente necessidade de ganhar confiança quando pedala à noite, pode complementar estes elementos indispensáveis com outros acessórios.
Uma luz eficaz deve permite ter uma excelente visão da via onde se circula e faz com que se esteja perfeitamente visível para os outros utilizadores da estrada.
Para ver melhor, deve instalar-se uma luz à frente e para ser melhor visto, deve instalar-se uma luz atrás. Para ambos os casos, o difícil será escolher a melhor solução em função da prática de bicicleta.
A escolha dos acessórios de iluminação será feita em função do ambiente onde se circula, dos percursos e da frequência de utilização.
Para que os outros nos vejam, devemos usar luzes de LUMEN, mas se a finalidade for para iluminar, o melhor são luzes LED.
Para pedalar à noite, em situações excecionais, por exemplo ou para quem faz trajetos curtos, um conjunto de luzes LED de rápida fixação será a opção mais indicada.
Se, pelo contrário, o a utilização é para pedalar frequentemente mais tarde ao fim do dia ou muito cedo de manhã, deve optar-se por luzes de fixação permanente e privilegiar luzes de dínamo, que oferecem uma autonomia ilimitada.
Para passeios em zonas de campo, a melhor opção é investir-se num modelo com bateria recarregável, que terá normalmente uma iluminação mais potente.
Na cidade, as luzes a pilhas poderão ser mais do que suficientes!
Mesmo assim, se achares que não estás suficientemente visível para sinalizar a tua presença para os outros utentes da estrada, poderás optar por luzes intermitentes: são muito eficazes!
A bicicleta já está bastante visível e o ciclista já consegue ver bem.
Mas para ser visto mais facilmente e poder ser identificado de forma mais segura de noite, é também importante usar acessórios próprios.
O uso de um colete de visibilidade é fundamental quando nos deslocamos em ambientes de maior obscuridade.
Como não têm mangas, a utilização deste acessório poderá ser complementada com braçadeiras de visibilidade, que têm a vantagem de sinalizar aos outros utentes da estrada o lado para o qual se tenciona virar!
Existem ainda casacos com bandas refletoras integradas: uma opção ainda mais prática e também mais bonitos!
Para a parte de baixo do corpo, não hesites em colocar fixações de calças refletoras e, se a mochila tapar o colete, podes levar uma faixa de visibilidade ou uma capa de mochila.
Com luzes adaptadas à prática e que transmitam segurança e com acessórios de vestuário próprios, podes pedalar sem preocupações todo o ano, com todas as condições meteorológicas e em qualquer hora!