A SEGURANÇA NA BICICLETA, TANTO PARA ADULTOS COMO PARA CRIANÇAS, DEPENDE DE DOIS FATORES PRINCIPAIS: A PROTEÇÃO CORPORAL E A VISIBILIDADE.

OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO CORPORAL PARA CRIANÇAS

No caso das crianças, a proteção corporal é de maior importância, uma vez que estas possuem menos experiência e equilíbrio que um adulto numa bicicleta. Opte por comprar um capacete para criança., Embora o seu uso não seja obrigatório, é vivamente recomendado para proteger a cabeça em caso de queda!

Pode igualmente equipá-la com joelheiras e cotoveleiras, caso pretenda proteger as suas zonas sensíveis ou queira proteções complementares para uma maior segurança.

PRIVILEGIE A VISIBILIDADE DA CRIANÇA

Existem inúmeros acessórios para privilegiar a visibilidade e, consequentemente, a segurança da criança. Poderá instalar luzes e refletores na bicicleta.

A criança deve também poder assinalar a sua presença em caso de perigo ou para anunciar a sua chegada junto dos peões. Para esse efeito, não hesite em instalar uma campainha na bicicleta de criança.

Assim, para tranquilizá-la quanto à presença de veículos, equipe a bicicleta com um sinalizador lateral de perigo. O sinalizador lateral de perigo é uma pequena bandeirola refletora posicionada na traseira da bicicleta e que se dobra de lado. Esse sinalizador obriga os automobilistas a passar mais longe da bicicleta da criança.

Elementos para circular em segurança

ENSINAR COMPORTAMENTOS CORRETOS

Não basta apenas comprar o capacete. Deve ensinar a criança a usá-lo sempre que andar de bicicleta. Para ajudá-la nesse sentido, utilize também um capacete. Eduque-a com os bons exemplos!

Mostre-lhe também como ajustar o capacete para evitar utilizá-lo demasiado largo ou demasiado apertado, perdendo toda a sua eficácia.

Ensine a criança a mudar de direção corretamente fazendo um sinal de braço. Indique-lhe que o braço funciona como um sinal de mudança de direção de um veículo e que é muito útil esticar o braço para avisar os outros utentes que vai mudar de direção.

Por último, a criança deve aprender a parar à beira da estrada sem colocar-se em perigo. Se tiver um furo, ou enquanto aguarda por si nos seus percursos, a criança deve saber abrigar-se. Mostre-lhe como parar a uma ligeira distância da via de circulação de modo a poder estacionar sem qualquer risco.

ELEMENTOS A VERIFICAR NA BICICLETA ANTES DA PRÁTICA

Uma pequena verificação antes da partida pode evitar maiores problemas durante o passeio.

Verifique alguns elementos simples da bicicleta de criança. Certifique-se de que o selim e o guiador estão ajustados à altura da criança, o enchimento dos pneus é suficiente, os 2 travões e os refletores funcionam corretamente.

Tente também verificar regularmente se todos os periféricos estão bem ajustados e que não há folgas nem ruídos suspeitos algures. Se tiver alguma dúvida, não hesite em pedir conselhos!

Levamos a segurança na bicicleta muito a sério, especialmente a de um jovem ciclista que pode sentir-se intimidado com a presença dos automóveis. Entre os equipamentos de segurança e os ensinamentos essenciais, arranje algum tempo para preparar devidamente a criança para as suas primeiras viagens de bicicleta…

Elementos para circular em segurança