A criança viu a trotinete freestyle de um ou de uma colega e quer ter a mesma em casa? Alguém acabou de lhe oferecer uma?
Se o seu filho ou filha decide iniciar-se à trotinete freestyle, é uma coisa muito boa que lhe servirá para o resto da vida. De facto, ao começar cedo, os benefícios acumulam-se…
Sem medo e sem culpas, a criança irá lançar-se na sua trotinete e fazer progressos muito rápidos. Em algumas semanas, estará perfeitamente à-vontade e com os anos, tornar-se-á um rider de excelente nível. Para além da performance, a criança (e depois o adolescente) desenvolve, com este tipo de atividades, um gosto para pela descoberta.
Testando, falhando, recomeçando, conseguindo.. também é todo um espírito de empreendedorismo e de tomada de iniciativa que se vai construindo. Qualidades muito procuradas e não somente no desporto…
A trotinete freestyle não é um desporto reservado aos menos de 10 anos, mas é certo que a constituição física da criança facilita a sua aprendizagem.
O corpo é mais flexível (e por isso as quedas são menos destrutivas), e a sua musculatura mais delgada adapta-se muito melhor às formações mais exigentes.
Efetivamente, para uma criança jovem, é mais fácil aprender os gestos corretos e muscular-se para preservar as zonas mais solicitadas (tornozelos e costas em particular).
Para além disso, trabalho o equilíbrio, as suas capacidades motoras e melhora o seu tónus.
A lista não fica por aqui, mas fixe seguinte: a trotinete freestyle é excelente para o desenvolvimento muscular!
Por ser uma atividade praticada no exterior e muitas vezes em grupo, a trotinete freestyle é a oportunidade para sair do quadro familiar.
Enquanto fazem rides, as crianças vão abrir-se a novos horizontes, discutir, partilhar e afirmar-se.
Para além da realização (de figuras e pessoal), do reconhecimento e do sentimento de liberdade que provoca, a trotinete freestyle tem um enorme potencial social!
A sua prática regular desenvolve, de forma natural, boas capacidades de adaptação e uma abertura de espírito, outros benefícios importantes no mundo atual.
Não o neguemos: dominar um desporto radical, isto é que é estilo.
A trotinete freestyle não fica nada atrás, a par do skate ou do BMX em termos de popularidade.
Tendo praticado desde muito nova, a criança (depois adolescente) estará muito à-vontade para brilhar junto dos seus amigos.
Por fim, quer ele se transforme em coach ou numa simples vedeta, não será nada menos que gratificante e benéfico para a sua autoestima e a sua moral.
Fazes "manobras"? Tens um bom "spot"? És mais "flat" ou "slide"? Agarra-te ao teu "deck" no "pipe"… O freestyle transpira língua de Shakespeare ultramoderna, desde a peças às figuras, passando por todas as atitudes que isso implica. O benefício? Para além de ficar, a criança inicia-se numa língua que o acompanhará para sempre. Divirta-se!
Abordagem fácil, progressos rápidos, desenvolvimento físico e intelectual, eis algumas vantagens em iniciar-se à trotinete freestyle desde a infância. Um último para ficar convencido? Pergunte à criança qual é a sua opinião.