Atividades desportivas na primeira infância

Descobre as atividades desportivas indicadas para a primeira infância. Mantém as crianças e jovens em movimento e combate a obesidade infantil.

Três crianças a praticar ginástica na primeira infância

Atividades desportivas na primeira infância são mais importantes do que possamos pensar à primeira vista. Não te esqueças que é de vital importância combater a obesidade infantil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que em 2020 cerca de 39 milhões de crianças menores de 5 anos estavam acima do peso ou obesas.

Face a este tipo de informação, é necessário continuar a fazer algo para que as crianças não se tornem obesas. Existem dois fatores que contribuem para o aumento de peso: má alimentação e sedentarismo. Portanto, com base no estudo da OMS as crianças não estão a fazer muito desporto e têm uma alimentação errada.

A atividade desportiva na primeira infância, para além de evitar a obesidade, permite também a sociabilização e o desenvolvimento das crianças. Ou seja, desenvolvem a parte cognitiva, motora e vivem de forma social com outras crianças.

Pés de menina, calça de fato de treino cor-de-rosa e sapatilhas cor-de-rosa e azul

Mas não nos podemos esquecer que nestas idades não se pode querer que o nosso filho treine como um profissional. Para além de praticar desporto, a criança tem de se divertir.
Até porque até aos 5/6 anos o objetivo é que a criança aprenda as regras e objetivos do desporto. E de preferência praticar mais que um. Desta forma, vai poder descobrir o desporto que mais gosta. Seja futebol e natação, ou voleibol e andebol. Deixa-o escolher livremente. Outro pormenor importante, é deixares que a criança faça o que bem entender, ou seja, que brinque e se divirta.

Atividades desportivas indicadas na primeira infância

Neste artigo deixamos-te algumas atividades desportivas indicadas na primeira infância. Fica atento ao comportamento da criança e vê como ela interage em cada desporto e qual o mais indicado para ela.

Futebol

Para além de desenvolver habilidades, é um ótimo desporto para desenvolver a sociabilização com outras crianças. Permite trabalhar a coordenação motora, desenvolve a corrida e o trabalho em equipa.

criancas a festejar num jogo futebol
criancas na piscina de natacao

Natação

Reforça a imunidade, permite que a criança se adapte à água, reforça o sistema cardiorrespiratório, melhora a qualidade do sono e estimula o apetite.

Ginástica artística

Este desporto desenvolve várias capacidades da criança como o equilíbrio, a coordenação motora e a flexibilidade. Desenvolve os músculos e a concentração.

grupo de criancas a praticar ginastica artistica
criancas a jogar tenis

TÉNIS

Este desporto é sugerido a partir dos 4 anos e faz desenvolver a coordenação entre olhos e mãos. Trabalha também o equilíbrio e desenvolve a coordenação motora.

Estas são algumas das atividades desportivas que sugerimos, mas não precisas de te focar apenas nestas. Existem outras atividades como o Judo, equitação, basquetebol e atletismo que podes sugerir ao teu filho.

Importante reter que as atividades desportivas são essenciais para as crianças, combatem o sedentarismo, para além de servirem para desenvolver capacidades cognitivas. 
Atenção, não penses em competição na primeira infância. Partilha este artigo com pais, amigos, colegas e familiares.

Descobrir mais sobre desporto infantil