BASQUETEBOL: UMA QUESTÃO DE ALTURA?

Saiba mais!

basquetebol que altura

É uma pergunta recorrente e que talvez se coloque: o basquetebol impulsiona o crescimento?
Tentamos fornecer alguns elementos de resposta a esta pergunta, entre o mito e a realidade.
Se a sua fase de crescimento está tão longe quanto a distância a que as tabelas estão por cima de si, respondemos também a uma pergunta bem mais concreta: como jogar basquetebol quando se é baixo/a?

O basquetebol impulsiona o crescimento?

É um tema recorrente no basquetebol: a altura. De facto, com os aros a 3,05 m e os “pequenos” craques de 1,90m entre os jogadores profissionais, o basquetebol é frequentemente visto como um desporto para pessoas altas. Se o/a seu/sua filho/a entrar para uma equipa de basquetebol ou se praticar na adolescência, provavelmente interroga-se: o basquetebol impulsiona o crescimento? Entre os clichés, os ditados e as hipóteses científicas, fazemos a triagem.

o basquetebol para crescer

O basquetebol é benéfico para o crescimento?

Um das ideias recorrentes é a de que o basquetebol impulsiona o crescimento. Com os vários saltos baseados na verticalidade, o basquetebol estimularia o crescimento ósseo.

Da mesma forma, os sprints repetidos durante o jogo influenciariam positivamente a produção da hormona de crescimento.

Outra característica frequente nos/as praticantes de basquetebol é o aspeto longilíneo dos membros, especialmente dos braços, que se deveria à aprendizagem do drible durante a juventude.

É evidente que ter membros compridos lhe dá vantagem nos contra-ataques, nos ressaltos e nas interceções. Muito mais do que nos dribles de outros jogos…

Chegamos então aos limites deste raciocínio: um pouco como na história do ovo e da galinha, não se devem confundir as causas com as consequências.

Para saber mais, pedimos a opinião de Nicolas, fisioterapeuta:

É assaz delicado dizer que sim, que o basquetebol impulsiona o crescimento. Existe a possibilidade de que estimule o crescimento, mas não ao ponto de ir além do potencial genético, que é determinado pelos progenitores. Se a sua família sempre foi de estatura baixa durante várias gerações, é pouco provável que cresça até uma altura extrema.

A questão é saber se os/as praticantes de basquetebol fazem realmente parte das pessoas mais altas numa população ou se representam uma parte da população.

O basquetebol favorece os/as altos/as?

Se gosta de fazer tudo na ordem certa, começaria por defender-se do lançamento do adversário antes de partir para o ressalto, certo? Aqui, é um pouco o mesmo princípio: dizer que o basquetebol impulsiona o crescimento porque os/as praticantes são altos/as, é inverter as causas e as consequências.

Antes de mais, a sua altura é sobretudo uma questão de genética. E um desporto que impulsiona o crescimento é um desporto que não trava o crescimento.

Além disso, se os saltos e as corridas impulsionam o crescimento, os/as ginastas não deveriam ter a mesma altura dos/as praticantes de basquetebol?

Isto acontece porque a altura é uma vantagem no basquetebol, mas não na ginástica. É por isso que o nível de jogo é elevado, quanto maior for a altura dos/as praticantes. É portanto uma questão de seleção e não de evolução.

Em termos simples: não é porque o basquetebol impulsiona o crescimento que os/as praticantes são altos, é devido à sua altura ser uma vantagem que existem praticantes muito altos/as a alto nível.

 

Por outro lado, o basquetebol tem efeitos benéficos na postura: fortalecimento muscular global e dos músculos que suportam a coluna vertebral. Mantendo-se bem direito/a, ganha um pouco em altura. Causas e consequências…

o basquetebol para crescer

Como jogar basquetebol quando se é baixo/a?

E ainda...

Vai começar a praticar basquetebol para ficar mais alto/a ou ser um às no jogo ao nível do solo? Partilhe connosco a sua experiência e a forma de jogar basquetebol!

Basquetebol: uma questão de altura?

MERWEN

Redator na equipa da DECATHLON

UM FANÁTICO POR PLAYGROUNDS, APAIXONADO POR PISCINAS E GRANDE AMADOR DE DESPORTO NO GERAL.

Descubra mais conselhos sobre basquetebol