O basquetebol é benéfico para o crescimento?
Um das ideias recorrentes é a de que o basquetebol impulsiona o crescimento. Com os vários saltos baseados na verticalidade, o basquetebol estimularia o crescimento ósseo.
Da mesma forma, os sprints repetidos durante o jogo influenciariam positivamente a produção da hormona de crescimento.
Outra característica frequente nos/as praticantes de basquetebol é o aspeto longilíneo dos membros, especialmente dos braços, que se deveria à aprendizagem do drible durante a juventude.
É evidente que ter membros compridos lhe dá vantagem nos contra-ataques, nos ressaltos e nas interceções. Muito mais do que nos dribles de outros jogos…
Chegamos então aos limites deste raciocínio: um pouco como na história do ovo e da galinha, não se devem confundir as causas com as consequências.
Para saber mais, pedimos a opinião de Nicolas, fisioterapeuta:
“É assaz delicado dizer que sim, que o basquetebol impulsiona o crescimento. Existe a possibilidade de que estimule o crescimento, mas não ao ponto de ir além do potencial genético, que é determinado pelos progenitores. Se a sua família sempre foi de estatura baixa durante várias gerações, é pouco provável que cresça até uma altura extrema.
A questão é saber se os/as praticantes de basquetebol fazem realmente parte das pessoas mais altas numa população ou se representam uma parte da população.”