Os dribles, as corridas, os apoios, as rotações, a direção do lançamento, a visão do jogo, etc. É claro que sim, precisa de tudo isso no basquetebol. 
Mas precisa também, e acima de tudo, de impulsão. Para atacar aros a 3,05 m, para efetuar desarmes de lançamento, para lutar nos ressaltos e até para lançar a bola ao ar entre dois jogadores, passa os jogos a saltar, e a fazê-lo o mais alto possível.

Para melhorar a qualidade dos seus saltos, propomos diversos exercícios, divididos por tema: a potência, a velocidade e a força explosiva.

Ganhe em potência

Começamos com uma lista de exercícios para trabalhar a potência muscular. Se precisa de muito ímpeto ou velocidade para saltar alto, eis algumas soluções para melhorar a sua verticalidade e a sua impulsão sem balanço.

basquetebol

Melhore a sua força explosiva

Chegou ao cerne do plano (e do artigo). Estes exercícios têm por finalidade trabalhar a sua força explosiva. Com efeito, mais do que a força ou a potência, é a sua tonificação que deve melhorar para progredir na impulsão. Prepare-se para saltar! Parece lógico, não é verdade? E, além disso, é bom para o cardio

basquetebol

Velocidade:

E para terminar em beleza, a corrida! É verdade, para saltar bem deve transformar a velocidade em impulsão. Assim, vamos trabalhar os sprints e o "core".

basquetebol

Que plano de treino escolher?

Para trabalhar a impulsão em profundidade com sessões de fundo como complemento aos períodos de basquetebol, pode programar 3 sessões semanais, uma por tema. 
Mas se já pratica basquetebol várias vezes por semana, seja em treinos ou em jogos, faça estes exercícios com leveza, para saltar mais alto! 
Se treinar em excesso, arrisca-se a ficar colado ao solo.

Para juntar estes exercícios aos seus treinos, ou para trabalhar a impulsão quando tiver tempo livre, apresentamos os nossos exercícios All Stars: Os steps, os agachamentos com saltos, os saltos em profundidade, a corda de saltar e a prancha!

E para concluir este artigo e o seu treino, não se esqueça dos alongamentos! A flexibilidade tem um papel determinante na impulsão.

mais conselhos desportivos...