COMO SE HIDRATAR E ALIMENTAR CORRETAMENTE ANTES DE UM JOGO DE BASQUETEbOL?

Saiba mais!

como hidratar-se corretamente antes de um jogo

Chegou o momento, é o grande dia! Vai estrear-se esta temporada no clube? Vai poder comparar-se com os jogadores de topo num torneio de bairro? Jurou desforra num jogo de 1 contra 1 com o seu amigo ou a sua sobrinha usando o cesto de basquetebol colocado por cima da sua garagem? Para acompanhá-lo na sua prática de basquetebol, intensiva ou lúdica, vamos explicar-lhe que alimentação deve privilegiar e como hidratar-se num dia de jogo.

Com uma alimentação e uma hidratação adaptadas, divirta-se tanto à mesa como no campo!

Partilhe connosco as suas dicas sobre alimentação para os dias de jogo e não hesite em dizer-nos se este artigo lhe agradou!

preparar bem o seu jogo de basquetebol

Antes do jogo, ganhe balanço

Para começar, do ponto de vista da mesa, a preparação para o jogo começa 3 dias antes. Com efeito, se é um praticante intensivo da churrascada, ou se, pelo contrário, "carbura" a pão seco e água, não espere uma fórmula mágica para o dia do jogo.

De uma maneira geral, uma alimentação rica em fruta e em legumes, com fontes de proteína variadas, a quantidade suficiente de açucares lentos e uma dose razoável de ácidos gordos essenciais, irá permitir-lhe estar em forma todos os dias e evitar perder contra a sua sobrinha, em primeiro lugar.

No que se refere à hidratação, beba água, abundante e regularmente.

O grande dia

No dia do jogo, beba regularmente durante todo o dia. Consuma açucares lentos a cada refeição para "atestar" de energia e termine com uma refeição ligeira ou um snack à base de fruta e proteínas, por exemplo, 3 horas antes do jogo.

Com efeito, saber que perdeu a posse da bola no campo tantas vezes quantas foram as passagens pelo buffet "tudo incluído" à hora do almoço não vai consolar os seus parceiros de jogo.

Continue a hidratar-se até ao jogo.

conselhos basquetebol hidratação

Nos balneários e no campo

Durante o jogo, não espere até ter sede para beber. Aproveite as pequenas pausas para beber água à temperatura ambiente e em pequenos goles. Além do mais, permite-lhe manter alguma compostura durante os tempos mortos se começou a temporada regular no clube com 2 lançamentos convertidos em cada 12 durante o primeiro quarto de jogo.

No meio-tempo, pode petiscar uma banana ou alguns frutos secos para recuperar rapidamente a energia com vista a desarmar todos os que entrarem no garrafão nos momentos cruciais do final do jogo.

Para compensar a sudação, sobretudo se jogar no verão ou ao sol, junte à sua garrafa de água uma pitada de sal e um pouco de xarope! Além de servir de apoio durante os seus exercícios de aquecimento, a sua bebida energética feita em casa ajuda-o a recuperar mais rapidamente os hidratos de carbono e os eletrólitos que deixa no pavilhão quando mergulha sobre uma bola perdida no fim do jogo.

conselhos durante um jogo de basquetebol
conselhos para depois do jogo

Quinto quarto período?

Após o jogo, é fácil deixar-se levar pela euforia do resultado: uma vitória do clube para começar bem a temporada, a boa disposição, as amizades no campo, o respeito no olhar da sua sobrinha de 8 anos apesar de uma nova derrota...

No entanto, é necessário que continue a hidratar-se corretamente após a sua sessão de basquetebol.

Continue a beber água ao longo do dia ou da noite, e mime-se com uma barra de cereais, um sumo de fruta ou uma bebida achocolatada na meia hora que se segue à sua atividade desportiva para ajudar os músculos a recuperar.

E para terminar a sua jornada desportiva ente amigos, com a família ou com os colegas de equipa, desfrute de uma refeição ligeira, à base de açucares lentos, de fruta e de legumes.

Mais COnselhos