O principal objetivo é o de abrir caminho ao desporto, com as suas regras, a sua aprendizagem e os seus benefícios psicológicos. Acima de tudo, que se dê espaço à diversidade!
Esta é uma oportunidade para se estimular a sua curiosidade. A descoberta e prática de vários desportos permitem aperfeiçoar as capacidades motoras e a percepção do espaço, sobretudo até se encontrar um desporto que se goste.
Nesta idade, a criança atingiu a sua maturidade neuro motora, e podemos ir aos poucos acrescentando complexidade, noções de espaço, estratégia.
É também uma oportunidade de alternar desportos individuais (judo, esgrima) e de equipa (basquetebol, futebol, andebol) para desenvolver várias habilidades e descobrir diferentes formas de praticar.
Porque não experimentar o atletismo? Com base na versatilidade e treino de equipa durante os primeiros anos antes de encontrar a sua especialidade, o atletismo permite correr, saltar, lançar e aprender uma vasta gama de gestos e práticas.
É um desporto que exigirá velocidade, equilíbrio e força, que eles procuram nessa idade, e que ajudará as crianças a descobrir a noção de ultrapassarem a si próprios.
Nos desportos de equipa, o andebol é inspirado pelos mesmos gestos, podendo ser uma opção a ser explorada pela criança.