7 atividades na neve para as crianças a partir de um ano!

Planeaste férias na neve? No entanto, não sabes bem o que fazer para distraires o bebé. Descobre 7 atividades acessíveis aos mais pequenos para que possam todos aproveitar os cumes com neve.

Atividades neve crianças

Sejamos honestos, a neve é fascinante para todas as crianças, das mais pequenas às mais crescidas. Claro que antes de poder caminhar na neve o interesse é limitado. Em compensação, a partir de cerca dos 12 meses ou depois de a criança conseguir andar, já se pode divertir!

1/ Descobrir a neve

É a primeira vez que o teu bebé vê a neve? Só por si, já é uma experiência! Deixa-o descobrir: as suas próprias pegadas, o barulho dos seus passos, a textura da neve… É fria, é surpreendente, isto deve entretê-lo durante um tempo!

Atividade neve bebé
atividade neve 2

2/ Fazer um boneco de neve

A neve é a plasticina das férias! Aprender a fazer um boneco de neve é muito divertido. À criação do boneco de neve podes também juntar um pequeno passeio para encontrar objetos que sirvam de decoração. Galhos de pinheiro, pedras, pinhas, etc.: a floresta está cheia de decorações que podem servir para o teu boneco!

3/ Um clássico sempre divertido: a batalha das bolas de neve

Correr na neve, criar a tua muralha, perceber que se podem fazer bolas de neve - a batalha é uma oportunidade para rir, para te mandares para o chão, para te familiarizares com este universo. Assim também partilhas um momento agradável com a tua criança.

neve atividade criança
Atividades neve 4

4/ O trenó

O trenó, adequado para todos e ideal para boas risadas, é a atividade familiar por excelência.

Há cada vez mais estâncias que propõem espaços reservados e seguros para praticar trenó. Algumas fazem inclusivamente a separação por nível e idade e disponibilizam tapetes rolantes para subir.

5/ O trenó puxado

A tua criança ou o teu bebé ficou cansado com as atividades anteriores mas ainda quer aproveitar o ar fresco das montanhas? Tapa-o bem e opta pelo trenó puxado". Serás tu a fazer um esforço físico e a criança ficará satisfeita por poder descansar um pouco. E, quando as crianças crescerem mais um pouco, poderás deixá-las experimentar o trenó com cães ou propor um passeio na neve de trenó puxado a cavalo.

Atividade neve 5
Atividade neve 6

6/ As caminhadas

Caminhar na neve" é divertido. Algumas estâncias disponibilizam trilhos de descoberta adaptados às crianças para irem no encalço de um animal da montanha (arminho ou outro). É também uma oportunidade para procurar as pegadas de lebres variadas ou outros animais que andam na neve. Caminhar na neve também é cansativo, por isso, certifica-te de que o trajeto não é demasiado ambicioso.

7/ A pista de gelo ou a patinagem no gelo  

Queres ajudar a criança a desenvolver o seu equilíbrio? Põe-na na pista de gelo! As pistas de gelo das estâncias possuem muitas vezes zonas reservadas aos mais pequenos onde estes podem andar no gelo sem patins. Para os ajudar a encontrar o equilíbrio, também estão disponíveis para às crianças equipamentos de apoio à patinagem. Estes equipamentos de apoio também podem servir de carrinho de empurrar no gelo, faz o esforço básico mas ajuda a criança a familiarizar-se com a sensação de deslize no gelo!

Atividades neve 7
7 atividades na neve - o conselho adicional

O conselho adicional!

É a primeira vez que sobes para a estância com o teu bebé? Tem o cuidado de fazer pausas durante a subida para evitar que o bebé sofra com as alterações de pressão associadas à subida em altitude. Dá-lhe de beber para lhe desentupir os ouvidos e, sobretudo, evita subidas em altitude em caso de constipação ou otite. 

E, se o bebé permanecer inativo, certifca-te de que está bem protegido com roupa da cabeça aos pés.
Evita também as saídas de mais de 1h30 - 2h caso a criança esteja parada.

Agora já só falta divertires-te!

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSAR-LHE: