5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

5 Passos para preparar a mala de viagem dos mais pequenos para as férias na neve!

As férias de ski aproximam-se e queres definir o material necessário para os mais pequenos?
Fazes muito bem! Com o equipamento certo, toda a família pode desfrutar de umas excelentes férias na neve!
Conhece a nossa checklist e as nossas dicas para garantir que nada vai faltar na mala de viagem.

Entre roupa quente, equipamento de segurança, botas, meias e tudo o resto, a mala de viagem das crianças para praticar ski é um pouco mais complexa do que para ir para a praia!
Não entres em pânico: dizemos-te tudo o que deves levar e porquê, para que os mais pequenos possam tirar proveito dos desportos de inverno!

1 - Que roupa é necessária para te manteres quente e seco nas férias na neve?

Conheces o método das 3 camadas? É a chave para uma temporada 5 estrelas nos desportos de inverno! Quer o teu pequeno pratique ski, trenó ou snowboard, o princípio é sempre o mesmo.

  • 5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

    Camada 1

    Vai ser preciso roupa térmica (camada 1) que permita fazer uma boa regulação da temperatura corporal e afastar a humidade produzida pelo corpo durante o esforço. Em função das previsões meteorológicas, podes optar por roupa térmica mais ou menos quente. Podes variar o teu equipamento, levando uma t-shirt e uns collants ou apenas uma t-shirt, se as calças de ski forem bem quentes ou se as temperaturas forem amenas.

  • 5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

    Camada 2

    Por cima da roupa térmica, a criança deve vestir uma segunda camada. Idealmente, essa camada deverá ser polar para o máximo de calor, criando uma bolsa de ar quente à volta do corpo. Por isso mesmo, quando fores escolher a roupa para a segunda camada, considera roupas que não fiquem muito apertadas, sob pena de reduzir a área de calor. Alguns polares têm pelos longos, criando uma área quente um pouco mais espessa. São ideais quando está particularmente frio.

  • 5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

    Camada 3

    Finalmente, para proteger as crianças dos elementos (neve, chuva, vento, etc.), é indispensável vestir uma terceira camada. Se estiver calor, basta um simples casaco impermeável para os proteger dos elementos. Se estiver frio, pode vestir um casaco quente por cima da camada 2. Esta última camada é impermeável, ou seja, evita que as outras roupas se molhem.
    De facto, a humidade é de evitar a todo o custo porque diminui a eficácia térmica da roupa.

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

Para complementar o casaco, umas calças!

Tal como o casaco, as calças de ski assumem a função de última camada, protegendo a criança do vento, da chuva e da neve.
Existem calças com alças, jardineiras com reforços nos glúteos e joelhos (para os pequenos praticantes de snowboard, principalmente) e calças equipadas com um sistema de ajuste do comprimento das pernas, de modo que as possa utilizar 2 invernos seguidos!

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

Também há que proteger as mãozinhas!

Em situações de frio, o corpo envia menos sangue para as mãos para se concentrar nos órgãos vitais. Para calçar as mãos dos mais pequenos, as luvas sem dedos são muitas vezes mais quentes, mas os mais velhos preferem as luvas tradicionais, que são mais práticas e permitem mexer os dedos. Podes juntar luvas interiores para manter as mãos ainda mais quentes.

Para crianças que querem desafiar o snowboard, existem luvas sem dedos com proteções, para proteger os pulsos das primeiras quedas.

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

As meias quentes são indispensáveis!

Para proteger os pés das crianças, a escolha das meias vai depender de quão friorentos são, mas em todo o caso, procura levar meias especialmente concebidas para o ski/neve, porque todos os pares de meias do mundo não valem tanto como um bom par de meias de ski quentes e confortáveis! É importante que sejam respiráveis, para não conservar a humidade. As botas e as meias devem estar bem ajustadas. Se forem muito grandes, deixam entrar o frio; se forem muito pequenas, apertam o pé e bloqueiam a circulação.

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

Para as noites em família

Considera levar também roupa para a noite: pijamas confortáveis para depois do duche ao final do dia, ou alguma peça mais elegante se fores jantar a um restaurante.
Uma coisa é certa: o teu filho e tu ficarão felizes quando se mudarem para roupas confortáveis depois de um longo dia de ski e de neve.

2 - Protetor solar mesmo no inverno

Cuidado com o sol! É inverno e estás na montanha, os dias vão alternando entre muito sol e pouca visibilidade, mas deves todos os dias proteger o teu filho dos raios UV. Portanto, além da escova de dentes, considera levar na tua bolsa de produtos de higiene ou na do teu filho um protetor solar com fator de proteção 50, indicado para crianças!

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

Proteger os olhos esteja que tempo estiver

O sol ataca os olhos dos mais pequenos (e os teus também, mas geralmente depois da puberdade, o cristalino filtra melhor os raios UV). Já o dos mais pequenos ainda não tem a mesma eficácia.
Na neve, mesmo quando o céu está encoberto, os raios UV refletem e estão sempre presentes. Lembra-te, por isso, de equipar toda a família com óculos de sol ou máscaras de ski adaptadas. Se gostas de viajar com pouca bagagem, podes optar por uma coisa ou outra, mas cada um tem as suas vantagens: os óculos ocupam menos espaço, mas não são tão indicados para a prática de ski, a máscara envolve e protege bem os olhos do vento e dos raios UV, mas não é tão prático para um passeio na estância.

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

Colocar o capacete nas pistas

Para tua proteção e dos teus filhos, o capacete é cada vez mais recomendado. É até obrigatório se quiseres inscrever o teu pequeno esquiador em aulas de ski!
A boa notícia é que agora podes alugá-lo juntamente com os skis.

3- De que equipamento vais precisar?

Se viajares de comboio ou fizeres parte de uma família grande, o aluguer será, sem dúvida, a melhor solução para ti! Alugar permite aos pequenos experimentar várias atividades, pois podem optar por alugar uns skis num dia, uma prancha de snowboard no outro e um trenó no dia seguinte.
Dito isto, vê a seguir uma lista de todo o equipamento de que poderás precisar se fores para a neve com os mais pequenos!

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

Os skis first turn para os primeiros deslizes

Já conheces o material feito para crianças que já andam, mas que ainda são pequenas demais para se aventurarem sozinhas com um par de skis? Propomos skis para uso em superfícies planas ou com pequeno declive, apenas para as habituar à sensação dos skis nos pés. E se quiseres ensiná-las a esquiar com toda a segurança, concebemos um arnês que te permite controlar a sua velocidade nas descidas e puxá-las nas pequenas subidas.

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

4- Não te esqueças do pós-ski

Depois das aulas de ski ou das tardes a praticar snowboard, irás certamente continuar a desfrutar da neve ou dar uma volta pela estância a pé. Para isso, terás de levar um par de botas de neve, quentes, impermeáveis e confortáveis.
Se os pequenos utilizarem um capacete para as descidas nas pistas (o que é fortemente aconselhado), é possível que o queiram trocar por um gorro. Assim, continuarão quentes e estarão mais à vontade para explorar a cidade.

Considera também levar um par de luvas extra para o caso das dos seus pequenos esquiadores se molharem.

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

5- Leva algo para fazer à noite

Os fins de tarde e as noites serão certamente curtas, pelo menos nos primeiros dias, se as crianças passarem todo o dia nas pistas. Mas assim que se habituarem ao ar da montanha, é possível que tenham dificuldade em aceitar ir para a cama logo depois do jantar. As férias são o momento ideal para fazer render os jogos de tabuleiro. Jogos de cartas ou jogos de tabuleiro, são várias as opções. Serão muito úteis também em dias de pouca visibilidade ou de tempestade. E é a altura para passar um bom momento em família.

Lembra-te também de levar alguns brinquedos, livros, livros de colorir ou materiais de desenho, se as tuas crianças gostarem desse tipo de atividades.
E não hesites em levar os filmes preferidos dos teus filhos para que os possam ver juntos!

Normalmente, podes partir descansado e responder a todas as situações. E se te esqueceres de alguma coisa, lembra-te que as estâncias estão cheias de lojas onde poderás encontrar o que te falta!

5 passos para preparar a mala de viagem do seu filho para férias de ski!

Carolina

Equipa de comunicação, apaixonada por desportos de inverno

Estes conselhos também te podem interessar:

ir para o ski bebé teaser

Ir de férias para a neve com um bebé

Vai de férias pela primeira vez para a montanha ou para o ski com o seu bebé e tem imensas dúvidas? A altitude, o frio, o ritmo,… descubra os nossos conselhos para ir descontraído e com os bons reflexos em mente.

Que atividades praticar em qualquer idade durante as férias na neve

Que atividades praticar em qualquer idade durante as férias na neve

Vais de férias para a neve com a família e estás preocupado em saber se toda a gente se vai divertir? Descobre as nossas ideias para aproveitar os cumes com neve em qualquer idade. De forma a poderes aceder rapidamente à parte que te interessa, organizámos este conselho por faixas etárias!

idade criança ski - teaser

Com que idade pôr skis nos pés das crianças

Trenó, mini-skis, parque de neve… Fique a saber a partir de que idade pode pôr uns skis nos pés do seu filho e como o iniciar as primeiras sensações de deslize na neve..

Qual medalha para qual nível de ski: dos pioupious à estrela de ouro

Qual medalha para qual nível de ski: dos pioupious à estrela de ouro

Decidiu colocar o seu filho no ski este inverno? Descubra as diferentes medalhas que recompensam a evolução de todas as crianças.