Trenó, mini-skis, parque de neve… Fique a saber a partir de que idade pode pôr uns skis nos pés do seu filho e como o iniciar nas primeiras sensações de deslize.
Não há uma idade certa para iniciar os pequenos, tudo depende deles. O seu filho anda, corre, consegue levantar-se sozinho depois de cair?
Começa a aborrecer-se no trenó? Pode começar a iniciá-lo no ski muito suavemente.
Mas antes de mais, é preciso vesti-lo e equipá-lo corretamente, para que possa tirar partido dos primeiros deslizes quente, seco e tranquilo!
Um equipamento à verdadeiro mini-esquiador
Bem equipado da cabeça aos pés com:
- Um capacete de ski
- Uma máscara de ski
- Luvas / luvas sem dedos
- Roupa térmica de ski
- Um fato de ski
- Umas boas meias de ski
Material adaptado
Quer opte por mini-skis com botas de neve, quer por verdadeiros skis pequenos com calçado de ski, o importante é ter um material adaptado à sua estatura. A criança poderá começar a habituar-se a este equipamento volumoso deslizando os skis um à frente do outro para "caminhar com os skis postos", experimentando as primeiras sensações de deslize.
Para o ensinar a manter-se bem direito em cima dos skis, experimente puxá-lo com a ajuda de um bastão.
E para diversão de ambos, não hesite em deixá-lo passar debaixo dos seus braços, entre as pernas e a empurrá-lo ligeiramente na neve.
Mesmo que "se sente", não irá desenvolver maus hábitos e a partilha desse momento com ele será a sua maior recompensa.
Assim que quiser parar, mesmo que tenha acabado de calçar os skis, ouça-o. E, pelo contrário, não hesite em pará-lo ao fim de 20 a 30 minutos.
O frio, o material, o equipamento, tudo isso é muito cansativo para as crianças. Antes que guardem boas memórias das primeiras vezes com os skis!!
A partir dos 3 anos, as crianças podem ir passar uns tempos ao Parque de Neve.
Acompanhadas de verdadeiros instrutores de ski, num universo dedicado às crianças e adaptado ao seu tamanho, não há nada melhor para dominar o deslize e o material de forma lúdica.
Se passar algumas horas durante as férias, o pequeno irá rapidamente ganhar confiança nos pequenos skis.
O seu filho precisa de tempo para se habituar e ficar à vontade?
Precisamente, no parque de neve, os instrutores vão deixá-lo observar, brincar, saltar e deslizar na neve com o seu calçado e equipamento de pequeno esquiador. Não é uma perda de tempo, pois estará a familiarizar-se com a neve e com o seu material.
Relativamente à duração, deixe-o ficar 30 min. a 1 hora no máximo, pois as perninhas começam a ficar cansadas.
E o ski deve continuar a ser divertido. Aproveite o resto do dia para fazer atividades mais calmas, como andar de trenó.
Aos 4 anos, quando o pequeno já estiver habituado à neve e ao material, pode começar tranquilamente a ter aulas de ski e partir para verdadeiras pistas com um instrutor.
As aulas coletivas estão divididas por idade e por nível. Pode ter aulas de ritmo de manhã e passeios em família à tarde, desde que respeite as pausas para refeição e regresse com calma para não se cansar muito depressa. Note que um principiante não conseguirá acompanhar o seu ritmo durante uma tarde inteira. Cabe-lhe a si adaptar a sua velocidade e o percurso para que a atividade seja benéfica para ele.
Finalmente, para partir em família sem preocupações, pode optar por estâncias ditas "Família Plus", que estão especialmente preparadas para receber famílias com animações e workshops destinados a ocupar os pequenos durante o dia.
Agora que sabe com que idade e como iniciar os seus filhos no ski, resta-lhe decidir quando. Porque não este inverno?