Toca então a levar as crianças a fazer ski e a começar a diversão! Como garantir umas férias de ski incríveis com os mais pequenos? Uma boa organização, entre equipamento e aulas de ski, e um ritmo adequado a todos.
A partir dos 3 anos, pode fazer-se uma primeira abordagem com equipamento adaptado. O mais importante é que seja uma brincadeira para a criança, e sempre ao seu ritmo.
Por isso, devem brincar, levar o tempo necessário e sem pressões, nem para as crianças, nem para os pais!
Desoubra os nossos conselhos úteis sobre as etapas de descoberta e a adaptação do deslize na neve e as suas sensações. Descobre tudo, e vais ver que o prazer do deslize se descobre em todas as idades, mesmo nos mais jovens, desde que se respeite o ritmo da criança.
Não serve de nada acelerar as coisas. Bem pelo contrário, se pensarmos em de fazer pausas, tanto miúdos como graúdos irão apreciar mais o dia: os graúdos porque veem os miúdos a divertir-se, e os miúdos porque poderão passar mais tempo nas pistas.
Se privilegiares a faceta lúdica do ski, sem pressionar quanto à velocidade nem à técnica, verás os pequenos a descontrair na neve e a aproveitar muito mais. O essencial é que se divirtam ao máximo e que guardem uma boa recordação do dia passado sobre skis.
Os teus melhores aliados nesta aventura? Os monitores de ski e as aulas de ski.
Profissionais e aficionados, conseguirão ensinar rapidamente os gestos elementares e a atitude correta para que as crianças se sintam tranquilas e à vontade. E já se sabe que as crianças ouvem muito mais atentamente os conselhos dos monitores do que dos pais!
Para equipar corretamente as crianças nas pistas, devemos seguir sempre a regra das 3 camadas, tanto para ti como para os mais pequenos.
Recordemos:
Camada n.°1
a roupa térmica de ski
Usada diretamente sobre a pele, a roupa térmica de ski proporciona calor e conforto à criança, preservando a sua liberdade de movimentos.
Camada n.°2 :
casaco térmico de ski
Esta camada permite conservar ar quente e seco em torno do corpo.
No que diz respeito ao equipamento, deves privilegiar skis curtos e maleáveis, já que são fáceis de manobrar pelas crianças.
No que toca às botas, devem ser bastante flexíveis, com poucos cm de margem para uma boa sustentação do pé.
Por fim, quanto aos bastões, opta por modelos telescópicos, deverão poder acompanhar as crianças durante algum tempo. Fantástico, não?
Indispensável! O uso de capacete é aliás agora obrigatório nas crianças. Além de as proteger de impactos em caso de queda, o capacete proporciona mais calor e melhor conforto.
Pensa também nos olhos, adicionando uma máscara de ski sobre o capacete.
Com este conjunto, a cabeça e os olhos estarão protegidos, podemos assim descobrir serenamente as alegrias do ski!
Com todos estes conselhos, estás pronto a levar confortávelmente os teus filhos a fazer ski. Só mais uma coisa: a máquina fotográfica, para imortalizar todas estas primeiras experiências mágicas. Atenção, prontos? Toca a andar!