Os benefícios do exercício físico na infância

O exercício físico traz sempre benefícios, quer sejamos adultos ou crianças. Descobre os 7 benefícios da atividade física na infância.

Duas crianças a andar de bicicleta na natureza

Sabias que o exercício físico na infância é tão ou mais importante do exercício que fazemos no período adulto ou durante a adolescência?
É verdade e há pais que para ocuparem os tempos livres dos filhos, colocam as crianças em atividades físicas. Faz todo o sentido. São vários os benefícios, começando logo por permitir manterem o peso e assim, combaterem a obesidade desde pequenos e permite também trabalhar a autoestima, algo muito importante na infância.

7 Benefícios do exercício físico na infância

Novas experiências

A atividade física proporciona novas experiências, não só pela prática do desporto, mas também através do contacto com o outro. Novas experiências trazem novas emoções e sentimentos e consequentemente ferramentas para aprender a lidar com as mesmas.

Benefícios físicos

Um dos benefícios que se podem verificar são, naturalmente, os físicos. Como dissemos anteriormente, evita a obesidade e até doenças cardiovasculares. Trabalha também a parte muscular, articulações e ossos. O exercício físico promove também comportamentos positivos e dessa for-ma evita os comportamentos que são menos benéficos.

Disciplina

Por muito inocente e simples que seja o momento de exercício físico, para o seguir é necessária disciplina. Essa disciplina permite seguir várias regras que vão beneficiar a criança na sua vida fora do exercício físico.

Promove a solicialização

Principalmente em desportos coletivos, ou simplesmente a prática de exercício físico coletivamente, fomenta a sociabilização, fator deveras importante para a criança. O convívio com os outros, aprender a conviver e a chegar a um objetivo que é comum é, por outras palavras, fomentar o trabalho de equipa.

Duas crianças, menino e menina a andar de trotinete

Melhora o aproveitamento escolar

Bem sabemos que a atividade física contribui para o desenvolvimento da criança, sendo que as mais ativas têm por norma um melhor aproveitamento escolar. A prática do desporto permite colocar em prática várias ferramentas, assim como ocupar o tempo livre de uma forma mais saudável.

Melhora a autoestima

Praticar desporto para quem tem um aproveitamento escolar mediano, permite um maior reconhecimento pessoal e uma maior valorização a nível pessoal. Tudo isso contribui para aumentar a autoestima.

Trabalha a ansiedade

Para aquelas crianças bastante agitadas, muito aceleradas, a prática do desporto permite que se sintam mais tranquilas. Controlar a ansiedade e a impulsividade é outro fator benéfico, já que as crianças têm de seguir certas regras.

3 ATIVIDADES FÍSICAS PARA PAIS E FILHOS

Para a criança ou jovem as atividades de lazer em família são muito importantes. E porque não juntar o útil ao agradável e praticar uma atividade física em família? 
Incentiva a prática para o desporto e diverte-te com os mais pequenos. Propomos três atividades para tornares os momentos de família mais dinâmicos.

Jogar à bola

Esta é uma das atividades que os pais podem fazer com os filhos. Será a mais conhecida e a mais praticada, principalmente por quem gosta de futebol. Jogar futebol, basquetebol, voleibol, são desportos com bola que podem ser praticados por duas ou mais pessoas. Podem jogar sozinhos ou com toda a família e amigos.

Andar de bicicleta

Esta é outra opção para a convivência entre pais e filhos. Para além de trabalhar a parte física, permite passear em família. Aproveitem os dias de sol e façam um passeio pela natureza ou na cidade. Andar de bicicleta trabalha e estimula a parte motora da criança, o que é outro fator muito importante.
Encontra as bicicletas de criança ideais para estes passeios em família e diverte-te!

Saltar à corda

Outra atividade que pode ser feita entre pais e filhos. De forma divertida e sem pressões, saltar à corda cria uma atividade familiar e ajuda também a parte física. Controla o peso e trabalha a parte cardíaca.

Existem vários benefícios que o exercício físico proporciona na infância, ajudando quer na parte física, quer na parte mental. 
Coloca o sedentarismo de parte e cria momentos de ativos de lazer. Partilha este artigo com outros pais, amigos e familiares.