PERDER BARRIGA: 5 PRÁTICAS DESPORTIVAS QUE COMPLETAM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Apesar de teres uma alimentação saudável, os resultados ao nível da barriga não correspondem às tuas expetativas? Talvez seja necessário um balanço da tua atividade física.

perder barriga

A tão detestada barriga ocupa o pódio dos complexos dos portugueses, incluindo o teu. No entanto, respeita as recomendações do PNPAS (Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável) e não consegues perceber o que se passa.

"Um pouco de tudo e de tudo um pouco", como diriam as nossas mães. Obrigado, mas isso não explica tudo.

Além disso, quando somos drásticos e os resultados são quase nulos, é muito fácil desistir!

Exatamente: ser-se drástico só traz frustração, especialmente porque não existe uma receita milagrosa para queimar as gorduras.

E que tal se experimentasse apenas 5 práticas desportivas completas e fáceis de iniciar para gastares energias e pensares noutra coisa?

1. O cross-training

O cross-training, ou treino cruzado, é ideal para os praticantes que gostam de descobrir várias práticas em simultâneo.

Este método de treino consiste em encadear exercícios de endurance, cardio e halterofilismo com recurso a equipamentos ou ao peso do corpo.

O objetivo é exercitar não um músculo isolado, mas vários grupos musculares durante um treino.

As sessões são curtas. Precisas de continuar cerca de 30 minutos, que serão mais do que suficientes para gastar efetivamente as energias. A variedade de exercícios e as constantes mudanças conferem ao cross-training uma característica particularmente lúdica: não te aborreças nem um único segundo.

Obviamente, é aconselhável começar gradualmente em termos de intensidade e carga. Começa com uma a duas sessões por semana e, para os mais motivados, aumente-as posteriormente para três ou quatro exercícios. Na família do cross-training destacamos o hiit (lê o nosso artigo Descobrir o hiit: exercícios fáceis para praticar em qualquer lugar!) e o Tabata (lê o nosso artigo O método Tabata em 5 pontos), cuja eficácia dispensa comentários!

CROSS TRAINING
Caminhada

2. CAMINHAR

Provavelmente já ouviste falar dos famosos 10.000 passos diários recomendados. Talvez por curiosidade até já tenhas instalado uma aplicação no teu smartphone. E eis que surge o drama: faltam 3000 passos!

Que tal completar esse défice Caminhando de maneira diferente?

O que não falta é alternativas:

- A Caminhada Desportiva: Para praticar sozinho ou em grupo, a Caminhada Desportiva continua a aumentar o seu número de adeptos. Para caminhar a um ritmo desportivo, basta assentar o pé no solo começando pelo calcanhar, depois continuar na planta do pé e terminar com uma impulsão com a ponta do pé para dar uma passada que o levará ao pé seguinte. Os seus braços também estão ativos! É muito suave para as articulações.

- A Caminhada Nórdica: Relativamente à Caminhada Nórdica, a dança dos pés é igual à da Caminhada Desportiva, exceto quanto à utilização de bastões. Estes permitem aliviar as articulações. Ao apoiares-te nos bastões, irás impulsionar o corpo para a frente. Além disso, irás exercitar a coordenação e o equilíbrio.

- A Caminhada Atlética: A Caminhada Atlética é a mais rápida das três modalidades de caminhada e até é uma modalidade olímpica! Nesta prática desportiva, precisas de manter o contacto permanente com o solo e a perna que está assente no chão deve estar tensa. Ao rodar a bacia para a frente, conseguirá impulsionar a tua perna de ataque no solo. Utiliza também eficazmente os braços para ganhares velocidade. 

Afinal sempre há um tipo de Marcha que desperta o teu interesse, certo? E porquê escolher? Em todo o caso, irás melhorar a tua endurance com os três. Perda garantida de massa gorda!

3. A bicicleta

A prática de bicicleta permite-te fortalecer o sistema cardiovascular e desenvolver a tua força. Esta atividade também alivia as articulações, dado que o corpo não fica em contacto direto com o solo. Se tens alguns quilos a mais, a prática de bicicleta é uma ótima forma de os eliminar.

Como em qualquer iniciação a uma prática desportiva, a progressividade é fundamental.

Comecça com vinte minutos uma a duas vezes por semana e a um ritmo moderado que te permita aumentar gradualmente a duração da prática e a intensidade do treino. Está a chover? Opta pelo rolo de treino. Além disso, a bicicleta é fácil de incluir no teu dia a dia.

Moras a cinco/dez quilómetros do teu local de trabalho? Sai de bicicleta e também passarás menos tempo em engarrafamentos. Por exemplo para os belgas, a bicicleta é usada por todos, independentemente das condições climatéricas e da distância a percorrer. Consegue ver? Isso é possível! Agora que o tempo está mais agradável, não tem desculpa!

Bicicleta
NATAÇÃO

     4. A natação

O princípio de Arquimedes com a flutuação resultante fazem da natação uma prática desportiva considerada "passiva". Sem impactos, as suas articulações são preservadas e o corpo agradece!

Bruços, mariposa, costas ou crawl (ou até à cão!) são apenas alguns tipos de natação que te permitem exercitar de forma diferente os músculos do corpo. E todos sabemos o que acontece quando exercitamos os nossos músculos: a gordura derrete gradualmente para dar lugar a uns belos músculos. E mesmo que a barriga não tenha a famosa musculatura dos seus sonhos, a tua faixa abdominal sairá bastante reforçada. Ou seja, irás exercitar todo o teu corpo e melhorar a tua postura.

Conseguirás finalmente uma bela silhueta harmoniosa. Irás sentir-te em casa!

5. O yoga

Tal como a natação, o yoga é o parceiro ideal da tua postura. Estes dois desportos fazem um par perfeito!

O yoga exercita a flexibilidade e equilíbrio, ensinando-te a controlar a respiração. Uma informação da máxima importância para todas as práticas desportivas, mas também para o teu dia a dia.

Aliás, quantas pessoas já ouviste queixarem-se dos pneus na cintura? Talvez até seja o teu caso?

Se há uma coisa que o yoga nos ensina, é a relaxar. Após aprender a relaxar, irás facilitar o processo de perda de peso tão importante para ti e, acima de tudo, irás sentir-te bem!

YOGA

O exercício físico não trará forçosamente uma barriga ultra plana, mas sem dúvida uma grande redução da gordura abdominal! Com efeito, a combinação da prática desportiva com uma alimentação saudável sem frustrações e um sono reparador irá alterar o metabolismo básico.

A tua predisposição genética não acompanha nesse caso a tua motivação. Além disso, se ficares um pouco desorientado, a nossa aplicação Decathlon Coach estárá lá para acompanhá-lo.

Todos os praticantes te irão dizer que não existe uma cura milagrosa para perder a barriga, mas simplesmente um princípio a seguir: aceitar o teu próprio corpo praticando desporto para um bem-estar interior que transparece no exterior!

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSAR-LHE