Apesar de teres uma alimentação saudável, os resultados que vês na barriga não correspondem às tuas expetativas? Talvez seja necessário um balanço da tua atividade física. Vamos a isso!
A tão detestada barriga ocupa o pódio dos complexos da grande maioria dos portugueses. Identificas-te?
Deves respeitar as recomendações do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e tentar conhecer como o teu corpo se comporta com a alimentação e a atividade física. Não existe uma receita milagrosa para queimar as gorduras, mas recomendamos a prática de exercício físico conciliada com uma alimentação saudável.
Fica a conhecer 5 práticas desportivas completas e fáceis de iniciar para gastares energias!
O cross-training, ou treino cruzado, é ideal para os praticantes que gostam de descobrir várias práticas em simultâneo.
Este método de treino consiste em encadear exercícios de endurance, cardio e halterofilismo com recurso a equipamentos ou ao peso do corpo.
O objetivo é exercitar não um músculo isolado, mas vários grupos musculares durante um treino.
Vantagem: as sessões são curtas!
Precisas de treinar cerca de 30 minutos, que serão mais do que suficientes para gastar efetivamente as energias. A variedade de exercícios e as constantes mudanças conferem ao cross-training uma característica particularmente lúdica: não te aborreças nem um único segundo.
Obviamente, é aconselhável começar gradualmente em termos de intensidade e carga.
Por isso recomendamos que comeces com uma a duas sessões por semana!
Para os mais destemidos e motivados, sugerimos que aumentem a intensidade posteriormente para 3 ou 4 exercícios.
Na família do cross-training destacamos o hiit (lê o nosso artigo Descobrir o hiit: exercícios fáceis para praticar em qualquer lugar!) e o Tabata, cuja eficácia dispensa comentários!
Provavelmente já ouviste falar dos famosos 10.000 passos diários recomendados. Talvez por curiosidade até já tenhas instalado uma aplicação no teu smartphone. E eis que surge o drama: faltam 3000 passos!
Que tal completares esse défice Caminhando de maneira diferente?
O que não falta são alternativas:
- A Caminhada Desportiva: Para praticar sozinho ou em grupo, a Caminhada Desportiva continua a aumentar o seu número de adeptos. Para caminhar a um ritmo desportivo, basta assentar o pé no solo começando pelo calcanhar, depois continuar na planta do pé e terminar com uma impulsão com a ponta do pé para dar uma passada que o levará ao pé seguinte. Os seus braços também estão ativos! É muito suave para as articulações.
- A Caminhada Nórdica: Relativamente à Caminhada Nórdica, a dança dos pés é igual à da Caminhada Desportiva, exceto quanto à utilização de bastões. Estes permitem aliviar as articulações. Ao apoiares-te nos bastões, irás impulsionar o corpo para a frente. Além disso, irás exercitar a coordenação e o equilíbrio.
- A Caminhada Atlética: A Caminhada Atlética é a mais rápida das três modalidades de caminhada e até é uma modalidade olímpica! Nesta prática desportiva, precisas de manter o contacto permanente com o solo e a perna que está assente no chão deve estar tensa. Ao rodar a bacia para a frente, conseguirá impulsionar a tua perna de ataque no solo. Utiliza também eficazmente os braços para ganhares velocidade.
Afinal sempre há um tipo de Marcha que desperta o teu interesse, certo? E porquê escolher? Em todo o caso, irás melhorar a tua endurance com os três. Perda garantida de massa gorda!
O princípio de Arquimedes com a flutuação resultante fazem da natação uma prática desportiva considerada "passiva". Sem impactos, as suas articulações são preservadas e o corpo agradece!
Bruços, mariposa, costas ou crawl (ou até à cão!) são apenas alguns tipos de natação que te permitem exercitar de forma diferente os músculos do corpo. E todos sabemos o que acontece quando exercitamos os nossos músculos: a gordura derrete gradualmente para dar lugar a uns belos músculos. E mesmo que a barriga não tenha a famosa musculatura dos seus sonhos, a tua faixa abdominal sairá bastante reforçada. Ou seja, irás exercitar todo o teu corpo e melhorar a tua postura.
Conseguirás finalmente uma bela silhueta harmoniosa. Irás sentir-te em casa!
Tal como a natação, o yoga é o parceiro ideal da tua postura. Estes dois desportos fazem um par perfeito!
O yoga exercita a flexibilidade e equilíbrio, ensinando-te a controlar a respiração. Uma informação da máxima importância para todas as práticas desportivas, mas também para o teu dia a dia.
Aliás, quantas pessoas já ouviste queixarem-se dos pneus na cintura? Talvez até seja o teu caso?
Se há uma coisa que o yoga nos ensina, é a relaxar. Após aprender a relaxar, irás facilitar o processo de perda de peso tão importante para ti e, acima de tudo, irás sentir-te bem!
A prática de bicicleta permite-te fortalecer o sistema cardiovascular e desenvolver a tua força. Esta atividade também alivia as articulações, dado que o corpo não fica em contacto direto com o solo. Se tens alguns quilos a mais, a prática de bicicleta é uma ótima forma de os eliminar.
Como em qualquer iniciação a uma prática desportiva, a progressividade é fundamental.
Começa com vinte minutos uma a duas vezes por semana e a um ritmo moderado que te permita aumentar gradualmente a duração da prática e a intensidade do treino. Está a chover? Opta pelo rolo de treino. Além disso, a bicicleta é fácil de incluir no teu dia a dia.
Moras a cinco ou dez quilómetros do teu local de trabalho?
Sai de bicicleta e também passarás menos tempo em engarrafamentos. Por exemplo para os belgas, a bicicleta é usada por todos, independentemente das condições climatéricas e da distância a percorrer. Consegue ver? Isso é possível! Agora que o tempo está mais agradável, não tem desculpa!
O exercício físico não traz forçosamente uma barriga ultra lisa, mas sem dúvida uma grande redução da gordura abdominal!
A combinação da prática desportiva com uma alimentação saudável sem frustrações e um sono reparador irá alterar o metabolismo básico.
O sono é indispensável para a atividade física e a tua motivação fundamental para alcançar os objetivos!