COMO PERDER PESO PRATICANDO DESPORTO?

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada três pessoas tem excesso de peso a nível mundial. Os riscos para a saúde são vários: artrose, doenças cardiovasculares, diabetes... Associada a um estilo de vida saudável, a atividade física e desportiva é, naturalmente, uma forma de perder peso e recuperar o controlo do seu metabolismo.

CAMINHADA NÓRDICA

A NATAÇÃO PARA PERDER PESO

Que modalidade escolher para começar?~"Aconselho geralmente a combinar uma atividade de interior com uma atividade de exterior se os praticantes tiverem essa possibilidade, refere Joëlle Jolly, educadora da área do desporto e saúde.

Para começar, a natação parece-me ser uma atividade vantajosa para as pessoas com excesso de peso: na água, o nosso corpo fica reduzido a 20% do seu peso normal.

A natação solicita todos os músculos e leva-nos a consumir um nível de energia significativo. Ao aliviar as articulações, permite além disso trabalhar todos os grupos musculares".

Natação
perder peso praticando desporto

Para iniciar a natação de forma adequada e não entrar no limite, a Nabaiji elaborou um treino especial de "regresso à água", inspirado nos melhores métodos para queimar calorias supérfluas.

A CAMINHADA NÓRDICA PARA PERDER PESO: ENTRE A CAMINHADA DESPORTIVA E A CORRIDA

Nos desportos ao ar livre, o educador recomenda a Caminhada Nórdica, que solicita mais a parte superior do corpo do que a Caminhada tradicional. 

Marie Chevalier, precursora desta prática, insiste aliás neste aspeto. 

"A Caminhada Nórdica representa um gasto energético 40% superior ao da Caminhada clássica. Obriga-nos a acentuar os movimentos associados ao balanço natural do corpo, nomeadamente ao nível da parte superior. Solicitamos assim os braços, os peitorais ou ainda a faixa abdominal. Os efeitos não tardam em surgir. Para as pessoas que começam a praticar ou que retomam a Caminhada Nórdica, esta prática desportiva pode ainda servir de etapa intermédia antes de se iniciarem na corrida".

CAMINHADA NÓRDICA
bicicleta

A BICICLETA É BENÉFICA PARA OS ABDOMINAIS!

Para perder peso, a bicicleta é outra das práticas recomendadas:

"embora possamos não ter a perceção, ao pedalar trabalhamos naturalmente a parte inferior do corpo, não só os glúteos e as coxas, mas também a faixa abdominal, que é solicitada para manter o equilíbrio na bicicleta", remata Joëlle Jolly.

decathlon coach

Descubra o seu aliado para perder peso e fazer exercício regular.

dkt coach

Decidir perder 2, 5, 10 quilos... o mais importante é cuidar bem da nossa saúde, sentirmo-nos bem no nosso corpo e na nossa mente.
E quanto a si, que desporto pratica para perder peso? Partilhe as suas experiências!

Sylvia redatora Decathlon

Sylvia

Fervorosa praticante de equitação, praticante de corrida nas horas vagas (não há muitas), interesso-me por todos os desportos, nomeadamente, no âmbito da minha profissão, relacionada com a escrita.~Jornalista de desporto há cerca de dez anos, ciente dos benefícios que o desporto nos proporciona, gosto de transmitir informações úteis nesse domínio e partilhar os conselhos que me são transmitidos!