Correr bem é comer bem!
A alimentação é um elemento fundamental para o sucesso.
Adapta as tuas necessidades nutricionais de acordo com a intensidade do programa de treino que estás a fazer. Uma dieta bem pensada vai salvar-te de muitos inconvenientes físicos. Deve ser rico em hidratos de carbono, proteínas, vitaminas do grupo B, ferro, lípidos, antioxidantes…
- Hidratos de carbono: simples ou complexos, são o combustível dos músculos. Permitem o metabolismo energético e melhoram a função muscular.
Devem ser sempre ingeridos em quantidade suficiente antes, durante e após o exercício. Armazenados no fígado e nos músculos, os hidratos de carbono são transformados em glicogénio.
Fontes: Compotas, mel, geleias de fruta, arroz integral, massas ou pão integral...
- Proteínas: São essenciais porque a sua utilização pelo organismo permite a renovação celular e muscular. Além disso, as proteínas sintetizam muitas substâncias, como hemoglobina, hormónios ou enzimas.
Fontes: carne, peixe, presunto, frutos do mar, ovos…
- Vitaminas do grupo B: Estão diretamente envolvidas no aproveitamento dos nutrientes e substâncias celulares do organismo.
Estão presentes na levedura de cerveja, laticínios, cereais, vegetais, peixes...
- Ferro: este oligoelemento é fundamental para o bom funcionamento respiratório e muscular. Garante a distribuição de oxigénio para as células, mas acima de tudo fixa o oxigénio nos tecidos.
- Antioxidantes: a maioria das lesões físicas dos corredores deve-se a uma perda de radicais livres acentuada pelo exercício físico.
Fontes de antioxidantes são frutas, legumes, cereais ou frutos do mar.
- Ácidos graxos essenciais ou lipídios são de grande interesse para corredores ou atletas de resistência.
Fornecem um grande número de calorias, garantem as funções celulares do corpo e têm o poder de limitar o risco de hematoma ou rutura vascular.