Étirements course à pied

A importância de alongar na corrida

O treino de corrida acabou e estás exausto? Calma, ainda não é hora de te deitares no sofá! É muito importante ajudares o teu corpo a acalmar suavemente com exercícios de alongamento. Segue as nossas dicas.

O alongamento na corrida é assunto de muitos debates dentro da comunidade de corrida. Entre os adeptos do alongamento intensivo após o exercício, os que o praticam durante o treino e, finalmente, alguns atletas que o consideram contraproducente, por vezes é difícil saber que história ouvir. Não entres em pânico, nós fazemos uma lista para possas determinar o que melhor te convier.

Quais são os diferentes tipos de alongamento no desporto?

Sabias que existem diferentes tipos de alongamentos?
Existem os chamados alongamentos "estáticos" e outros "dinâmicos". Mas então, quais são as diferenças entre esses 2 tipos de exercícios?

Alongamento estático: é feito parado e ajuda a trabalhar a flexibilidade dos músculos e assim ganhar amplitude de movimento. São praticados após um treino ou prática desportiva, ou mesmo de manhã para um despertar muscular para começar o dia de forma ativa.

Alongamento dinâmico: são praticados em movimento e são mais como um aquecimento que se pratica antes de uma corrida.

Correr: é preciso alongar?

Para a pergunta "é preciso alongar na corrida", a resposta é sim, mas, porque a realidade é um pouco mais subtil.

Alongar antes de correr:
Para fornecer um pouco mais de informação, deves saber que o alongamento tem o efeito de limitar o suprimento de oxigénio para os músculos e, portanto, também reduzir o suprimento de sangue (menos tónus ​​muscular). É por esta razão que o alongamento antes de uma corrida será mais sucinto, com apenas 10 segundos de duração. Eles são, no entanto, benéficos para complementar o aquecimento e prevenir possíveis lesões físicas.

Alongar depois de correr:
Com efeito, se estamos a falar do teu habitual passeio de corrida em que corres sem forçar muito, o alongamento depois da corrida permite-te colocar os músculos no lugar ou trabalhares mais em profundidade, dependendo da duração da manutenção da posição.
Por outro lado, depois de um treino que foi mais intenso do que o normal, as fibras musculares ficam particularmente enfraquecidas e uma sessão de alongamento imediata e muito intensa pode causar danos musculares.


💡 Conhece as regras básicas dos alongamentos:
➡ Nunca alongues quando estiveres frio.
➡ Não sentir dor: se o alongamento puxar o músculo, não deve doer. Se for esse o caso, interrompe imediatamente o alongamento.
➡ Expira o ar dos pulmões no momento da extensão muscular.
➡ Solta a tua posição de alongamento suavemente.

Alongamento durante a corrida: antes ou no final do treino?

Em geral, uma boa sessão de alongamento é praticada após uma corrida, de intensidade normal e em relação às tuas capacidades. No entanto, também podes alongar antes da sessão de corrida ou depois de uma sessão intensa e/ou longa.
Seja como for, não deves iniciar esse tipo de movimento imediatamente após um esforço intenso. A melhor solução é diminuir o ritmo de corrida por cerca de dez minutos antes de parar de correr.

s'étirer avant de courir

O que se deve alongar antes de correr?

Para fornecer um pouco mais de informação, deves saber que o alongamento tem o efeito de limitar o suprimento de oxigénio para os músculos e, portanto, também reduzir o suprimento de sangue (menos tónus ​​muscular). É por esta razão que o alongamento antes de uma corrida será mais sucinto, com apenas 10 segundos de duração. Eles irão completar o teu aquecimento para prevenir possíveis lesões físicas, especialmente se estiveres a planear uma saída longa e mais intensa do que o habitual.

💡 O nosso conselho: corre um pouco para aquecer os músculos e faz alguns alongamentos antes da tua sessão. Privilegiamos os alongamentos dinâmicos e curtos (10 segundos por movimento), especialmente se pretendes ultrapassar os teus limites habituais.

Ideias de alongamento:
• Alongamento dos isquiotibiais: perna esticada para a frente, calcanhar bem assente no chão, ponta do pé para cima, dobra ligeiramente a outra perna várias vezes.
• Alongamento dos adutores: em postura bem reta, estende uma perna para o lado e faz com que ela opere um movimento pendular, da esquerda para a direita, de forma que passe na frente da outra perna.
• Alongamento tríceps sural: pés apoiados no chão, levanta o calcanhar de um pé, depois o outro e assim sucessivamente. O movimento assemelha-se a andar no mesmo lugar.

Quais os alongamentos que se deve fazer depois de uma corrida?

Depois de um treino de corrida, a escolha dos exercícios a realizar para alongar dependerá da tua sessão. Para saídas longas, é aconselhável realizar alongamentos estáticos (15 e 20 segundos por alongamento) a serem repetidos pelo menos duas vezes.
Ideias de alongamentos:
Alonga os tríceps e a parte posterior da coxa (isquiotibiais): braços estendidos, apoia-te na beirada de um móvel ou, na falta disso, contra uma parede. Coloca um pé à tua frente, formando um ângulo reto com o joelho. Coloca o outro pé para trás, apoiado no chão, com a perna reta. Após 20 segundos, traz o pé da frente para trás e vice-versa, para trabalhar a outra lado.
Alonga as coxas (quadríceps): em pé, leva o calcanhar em direção às nádegas, pegando o pé com a mão. Sente o alongamento na frente da coxa. No final do gesto, leva suavemente o pé de volta ao chão e, em seguida, muda para a outra perna. Esse alongamento também é benéfico para fazer, pois trabalhas o teu equilíbrio: começas segurando-te contra uma parede com uma mão e tenta soltar enquanto avanças (não muito rápido para não criares uma contração contraproducente). Ganhar equilíbrio dessa maneira permitirás reduzir drasticamente o risco de entorses durante as corridas.
Alonga os quadris (pelve trocantérica e psoas) e os glúteos: sentado no chão, uma perna esticada à tua frente, leva o outro pé para a parte externa da coxa no chão. Com os braços, abraça a perna assim dobrada, abaixo do joelho, e leva tudo em direção ao busto.
Alonga as costas: agarra uma barra, uma barreira ou, em falta, a parte superior do encosto da cadeira com as mãos. Mantém os pés afastados na largura dos quadris e dobra as pernas. Arqueia as costas e puxa suavemente para trás como se quisesses dar um passo para trás, sem tirares os pés do chão.

💡 Nosso conselho:
• Opta por um banho frio ou morno após os alongamentos. Mesmo que seja muito agradável, o banho quente não é um aliado da tua saúde.
• Para ganhar amplitude nos movimentos, dedica entre 30 e 45 segundos em cada exercício de alongamento. Mas cuidado, fica atento para possíveis dores, para caso seja necessário.

Exercícios para alongares depois do jogging (máximo 10 km)

Geralmente terminas a tua corrida no máximo para melhorar o teu tempo até a linha de chegada, e nós entendemos! Neste caso, continua a correr e depois a caminhar, para iniciar suavemente um retorno à calma muscular (sem arrefecer completamente).
Também podes praticar alguns exercícios de alongamento que reduzirão a tensão muscular sem interrompê-los.

A sessão de alongamento pode ser configurada 10 a 15 minutos após o final da corrida.

etirement course à pied

Exercícios para alongar depois duma longa sessão (preparação para a maratona)

Depois de uma longa sessão, é um pouco diferente. De fato, se forçaste o teu corpo ao limite ou passou de uma etapa significativa no teu progresso, adia o alongamento para mais tarde. Mas tem cuidado: mantém um retorno gradual à calma, através dum jogging ou de alguns exercícios suaves de alongamento.

Neste caso, podes fazer a tua sessão de alongamento de 12 a 24 horas após o retorno. Claro, que não esqueceste que nunca se alonga quando está frio. Tudo o que precisas é de uma corrida muito curta de alguns minutos, não muito intensa, ou mesmo um pouco de bicicleta estática, para colocar os teus músculos ativos e "quentes" para agir de uma forma eficaz.

De seguida, prossegue para uma sessão de alongamento, estando mais atento que o habitual às tuas possíveis dores musculares e articulares.

Agora conheces as bases para um alongamento bem-sucedido antes e depois da corrida. Lembra-te de que ouvires o teu corpo é a chave para o sucesso, porque todos reagimos de maneira diferente ao stress muscular. Existem muitos outros exercícios de alongamento: faz uma lista dos que mais te convierem e que te permita estar o mais confortável fisicamente na corrida, assim como fora dela.

rédaction web

MATHILDE

CRIADORA DE CONTEÚDOS

Nadadora, runner e ciclista, o que mais gosto no ciclismo de estrada é esta sensação de liberdade, a sensação de partir para uma aventura...

Mais conteúdos que podem interessar?

preparação-meia-maratona

Como preparar corretamente uma meia maratona

Correr uma meia maratona exige um bom treino, mas também uma boa alimentação. Explicamos-lhe como se pode preparar corretamente para a sua meia maratona.

Como te preparares para a tua primeira maratona

Como te preparares para a tua primeira maratona

Correr uma maratona, pela primeira ou pela centésima vez, é sempre uma experiência especial.

Quais as sapatilhas de corrida devo escolher para correr uma maratona

Quais as sapatilhas de corrida devo escolher para correr uma maratona?

És um corredor de maratona ou está prestes a te tornares num? Aqui estão as dicas para escolheres as sapatilhas de corrida certas para o evento e a preparação do mesmo

prepação-maratona-aptonia

Como preparares corretamente a tua maratona

A maratona é uma prova em que o desempenho depende, antes de mais, da capacidade de o corredor aguentar um gasto energético elevado durante um tempo prolongado. A estratégia alimentar numa maratona é, portanto, primordial.