alongamentos

Porquê e como praticar alongamentos?

Isto fará com que todos concordem: os alongamentos são bons para o corpo e para o moral! Relaxa, cuida de ti e da tua mobilidade. A questão é quando e como o fazer.

Os alongamentos... O tema é frequentemente fonte de debate na comunidade desportiva, nomeadamente quanto ao impacto dos alongamentos nas lesões devidas à atividade física, ou quanto ao momento quando os alongamentos são mais benéficos. Propomos aqui esclarecer todas as questões que existem, com o auxílio de Matthieu Almoyner, massagista-fisioterapeuta do desporto.

Porquê fazer alongamentos? Quais os benefícios?

Mas para que servem os alongamentos? Antes de mais é importante notar que existem 2 tipos de alongamentos diferentes, que não têm ambos o mesmo efeito: - os alongamentos estáticos: mantemos a posição de alongamentos sem nos mexermos. Podem ser passivos - sem contração do músculo associado - ou ativos - com uma contração associada. - os alongamentos dinâmicos: realizados em movimento. Estes 2 tipos de alongamentos não permitem exatamente as mesmas coisas: os estáticos devem ser privilegiados para ganhar amplitude, ou seja, para ficar mais flexível, enquanto que os dinâmicos servem antes para o aquecimento do corpo. O que se passa quando alongamos um músculo? "Um corpo está ligado aos ossos pelos tendões (um proximal, um distal), que são os seus pontos de inserção; ao afastar estes pontos de inserção, alongamos o músculo," explica M. Almoyner.  Concretamente, alongar-se é tornar os músculos mais elásticos, logo manter a mobilidade do corpo. Um corpo móvel é um corpo com melhor saúde, o que contribui para a prevenção das lesões. "Se não nos alongamos regularmente, os nossos músculos perdem flexibilidade ao envelhecer, o que pode levar a bastantes problemas, que variam de pessoa para pessoa (como a lombalgia, a artrose, as dores nas cervicais, etc.)", continua M. Almoyner. É também o que nos faz sentir, por vezes, "enferrujados", daí o interesse de cuidar da nossa flexibilidade.

alongamentos

Os alongamentos dão a sensação de um corpo novo, de facilidade de movimentos. Contribuem para prevenir alguns males e para aliviar outros. Gaste alguns minutos por dia e irá ver o seu corpo a soltar-se progressivamente.

Recomendamos também os nossos outros conselhos desportivos

ganhar em flexibilidade

GANHAR FLEXIBILIDADE: UM PROGRAMA EFICAZ

Para adquirir flexibilidade e preservá-la, não há segredo algum: é preciso alongar! E é este o objetivo desta disciplina, que lhe propomos que experimente, com um programa de 9 exercícios.

programa de exercícios fáceis desporto em casa

Programa de desporto em casa: uma semana de exercícios fáceis

Queres (re)começar a fazer desporto calmamente? No entanto, por onde começar? O que deves fazer? Durante quanto tempo? Segue o guia!