Alongamento antes do exercício? É melhor não!
Quando se trata de alongamento, os atletas amadores geralmente pensam em alongamento passivo. E alguns especialistas afirmas que devem ser evitados. “Mantidos por muito tempo, eles provocam um esmagamento no músculo responsável pela interrupção do suprimento sanguíneo, fazendo o contrário do desejado efeito “vascularizante”. »
Entre as outras consequências negativas do alongamento passivo realizado antes do exercício: - "Adormecem" o atleta em curto prazo, causando uma redução na força voluntária e no estado de alerta neuromuscular. - Têm um efeito analgésico e aumentam o limiar de dor das fibras musculares. A consequência é possivelmente mascarar danos teciduais e causar lesões mais graves. - Podem desencadear em certos casos extremos – quando os exercícios são “exagerados” na sua amplitude ou na sua duração – micro-traumas e até prejudicam a coordenação motora.
E os especialistas acrescenta: “Pelo contrário, o alongamento dinâmico é recomendado antes do exercício para restaurar a função pliométrica do músculo. »