Faut-il_s_étirer_avant_ou_après_l_effort

CORRIDA: ALONGAR ANTES OU DEPOIS DO EXERCÍCIO?

É difícil decidir sobre um dos assuntos mais polémicos relacionados à prática da corrida. No entanto, muitas opiniões aconselham limitar os exercícios de alongamento a certas situações.

Alongamento antes do exercício? É melhor não!

Quando se trata de alongamento, os atletas amadores geralmente pensam em alongamento passivo. E alguns especialistas afirmas que devem ser evitados. “Mantidos por muito tempo, eles provocam um esmagamento no músculo responsável pela interrupção do suprimento sanguíneo, fazendo o contrário do desejado efeito “vascularizante”. »

Entre as outras consequências negativas do alongamento passivo realizado antes do exercício: - "Adormecem" o atleta em curto prazo, causando uma redução na força voluntária e no estado de alerta neuromuscular. - Têm um efeito analgésico e aumentam o limiar de dor das fibras musculares. A consequência é possivelmente mascarar danos teciduais e causar lesões mais graves. - Podem desencadear em certos casos extremos – quando os exercícios são “exagerados” na sua amplitude ou na sua duração – micro-traumas e até prejudicam a coordenação motora.

E os especialistas acrescenta: “Pelo contrário, o alongamento dinâmico é recomendado antes do exercício para restaurar a função pliométrica do músculo. »

Alongamento após o exercício? Claro que sim!

Poucos corredores alongam-se logo após as sessões de treino longas e às vezes intensas. Os músculos e os tendões foram abusados e “instintivamente” parece preferível deixá-los em paz do que impor-lhes exercícios frequentemente dolorosos.

No entanto, os especialistas afirmam: “O alongamento é benéfico após o exercício se for feito no início da fase elástica (a partir da sensação de alongamento) com o único objetivo de restaurar ao músculo o comprimento de repouso. Sob nenhuma circunstância, os alongamentos são realizados com o objetivo de ganhar flexibilidade. Eles podem ser associados a mobilizações articulares passivas realizadas por terceiros para harmonizar os tecidos. »

Alongamento para promover a recuperação? Não

Neste ponto, os fisioterapeutas são formais: “Segure por muito tempo na amplitude máxima, o alongamento pode bloquear o retorno sanguíneo necessário para a recuperação e agravar microlesões. »

Outras técnicas parecem ser mais apropriadas:

- banho alternado (frio e quente),

- eletroestimulação,

- Massagem,

- ou até sessão de ciclismo.

Atenção, é importante beber e comer – privilegiando a ingestão de carbohidratos – logo após a um esforço prolongado para repor os valores de energia e acelerar o processo de recuperação.

Basta ter boa vontade, coragem e um sorriso para encontrares alguém com quem correr!
E quem disse que os teus companheiros de desportos não se podem tornar os teus melhores amigos?