Maratona: os segredos da preparação bem-sucedida. Correr uma maratona, pela primeira ou pela centésima vez, é sempre uma experiência especial. E poucos corredores conseguem superar os 42,195 km sem antes passar por uma preparação meticulosa. Concentra-te em alguns fundamentos…
No espaço de duas décadas, a distância da maratona tornou-se mais democrática. Antes reservado a uma certa elite, hoje já não assusta alguns corredores totalmente novatos. É preciso lembrar: correr 42,195km não se improvisa e ainda é aconselhável fazeres provas de distâncias menores antes. Os 10 km primeiro. E a meia maratona depois.
Para respeitares uma progressividade na quilometragem semanal - e assim reduzires o risco de desencadear lesões -, é melhor não considerares a aventura da maratona antes de pelo menos um ano completo de prática regular de corrida.
Poucos corredores, seja qual for o seu nível, desconhecem hoje as diferentes técnicas de treino que permitem preparar-se para uma maratona de forma organizada e metódica. As simples corridas de 50 minutos em ritmo calmo nas manhãs de sábado e domingo não são suficientes! É importante variares o programa de sessões e aumentares o total de sessões de treino para três ou até quatro por semana.
Duas vias a considerares:
- A sessão de resistência fundamental que prepara o corpo para esforços cada vez mais longos. É nestas saídas, geralmente realizadas em grupo, que é necessário testares os géis energéticos ou bebidas para exercícios que serão consumidos durante a maratona.
- A sessão dividida (na pista ou em espécie). O objetivo aqui é trabalhares as zonas de intensidade cardiovascular mais exigentes para desenvolveres a potência do “motor” e melhorares a técnica de corrida.
Iniciantes cuidado! Não defines nenhuma meta além de terminar. Chegares a bandeira de chegada é a tua vitória, a única que vale a pena. Nada deves comprometê-lo. Por isso, cuida do teu motor, corre de forma constante e controlada, sentindo que podes acelerar em qualquer momento. E quando as tuas pernas ficarem pesadas, não hesites em caminhar regularmente para evitares cãibras e obteres suprimentos suficientes.
Correres uma maratona é sempre – sempre! – uma (re)aprendizagem da humildade. Se és novo na corrida, não planeies correr uma maratona em 2023. A tua primeira experiência de 42,195 km deve ser agendada para o primeiro semestre de 2024. Corrida com total precisão. Mil e um imprevistos impedem ou, pelo contrário, melhoram a qualidade do esforço. Portanto, é importante definires metas consistentes com o teu nível e o teu estado atual de forma. E se um bom tempo, ou mesmo um recorde pessoal, for no final dos 42.195 km, significa que a preparação foi mesmo um sucesso!
Saber mais: