Corre mais e corre melhor
Poucos corredores conseguem progredir sem aumentar a quilometragem. A distância da maratona é exigente. Para dominares as suas especificidades, é necessário habituares o corpo a um esforço duradouro a um ritmo cada vez mais elevado. Tem cuidado, no entanto, para respeitares uma verdadeira progressividade. Concretamente, não passamos de 20km por semana para 80km. Os níveis devem ser respeitados.
Lembra-te:
- Correr mais geralmente significa correr com mais frequência. Lógico adicionares uma ou duas sessões por semana. Principalmente se o plano de treino validado antes do início da preparação o sugerir. Também é possível dedicares um passeio durante a semana a um desporto de resistência menos traumático para os músculos e tendões do que a corrida (principalmente natação e ciclismo).
- A sessão longa – geralmente realizada no fim de semana – é a pedra angular do programa semanal. Isso deve ser feito com um cronómetro ou um relógio com GPS e num percurso calibrado (para avaliar com precisão a distância percorrida). Não tentes ir rápido, mas desenvolveres o índice de resistência. Corre o mais regularmente possível, certificando-te de reabasteceres regularmente.