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CÓMO PREPARAR TU MARATÓN

COMO PREPARAR A TUA MARATONA

A fase de preparação antes de correres uma maratona é essencial. Segue o nosso conselho!

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Treino

-Integra treinos de velocidade. Ajudar-te-ão a treinar o teu cérebro para construires resistência mental e seres capaz de trabalhar em treinos difíceis. Além disso, o teu corpo aprenderá a eliminar mais rapidamente o lactato do sangue.

-Construíres a base com uma adequada preparação pilar e uma preparação do movimento, ajudar-te-ão a evitares lesões e a preparares o teu corpo para as exigências da sessão. Uma base sólida significa que a tua forma física é boa o suficiente para correres sem risco de lesões.

-Incluí sempre uma preparação física específica (de acordo com o período/fase/etapa na tua macro). Para aumentares adequadamente a resistência da corrida, deves fortalecer o teu corpo para lidares com distâncias maiores e aumentares o esforço durante os treinos de velocidade.

-Cuida da tua alimentação: o desenvolvimento dos teus sistemas energéticos deve incluir métodos de treino específicos em função do teu objetivo e ser apoiado por um plano nutricional.
Comeres os alimentos certos antes, durante e depois da corrida ajudará a melhorares o desempenho e a recuperação. O aumento da resistência coloca uma pressão sobre o teu corpo. Reabastece com os alimentos certos (ou todo o processo de treino se tornará mais difícil e menos eficaz).

CÓMO PREPARAR TU MARATÓN
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Competição

- Não tentes manter um ritmo constante o tempo todo, é impossível, a tua energia vai cair mais cedo ou mais tarde e aparecerão as dores e as cãibras.
Melhor ainda, divide a distância em 4 blocos para fazeres os teus splits negativos, começas com um ritmo confortável e fechas num ritmo ideal de competição, que neste caso seria o ritmo do limiar anaeróbico entre 82 e 85% FC (só pode ser mantido por 40 min).
Para alcançares os splits negativos, terás que acelerar ligeiramente o ritmo em cada um dos blocos.
O importante é saberes te gerir e fazeres o esforço correto em cada bloco.

- Não vás a toda a velocidade. É melhor reservares a velocidade para mais tarde. Durante os primeiros quilómetros, é onde ganhas menos, mas podes perder muito.
Se a qualquer momento te deparares com "o muro", dedica um quilómetro por cada um dos teus entes queridos, isso pode ajudar-te a ir passo a passo até a linha de chegada. Apesar que se tiveres treinado bem, não deverás sentir o muro).

- É importante te divertires. Não tenhas medo de não seres um finalizador, se fizeste bem o trabalho nos treinos, chegarás ao objetivo sem dúvida, por isso é melhor não te sobrecarregares com nada, apenas curtires um dia de desporto intenso.

- Não te esqueças de trazer os energéticos: isotónicos que ajudam a prevenir a desidratação (um músculo desidratado é um músculo sem força) e barras/gomas para preencher os depósitos de glicose.

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Os produtos para a tua maratona:

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