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Novo ano: 3 compromissos desportivos que nunca cumprirá

O novo ano está prestes a começar: é o momento de escolher algumas boas resoluções. E para tomar bons hábitos sem deixar de nos divertirmos, o desporto é um aliado de peso. Mas conseguirá cumpri-las?

Quando tomamos boas resoluções, ficamos bastante entusiasmados. Sobretudo se associarmos um objetivo simbólico: correr 20 km por semana, concluir um triatlo… Por exemplo, decidi começar a nadar regularmente. Uma escolha evidente: tomo a mesma resolução todos os anos, mas raramente a cumpro. Então, maratona, rotina matinal ou desafios mensais: apresentamos-lhe 3 compromissos desportivos que nunca pensou cumprir, mas não importa!

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Este ano faço uma maratona!

3, 2, 1, bom Ano Novo! Felicidades! Chegou o momento de tomar boas resoluções. No entusiasmo e na euforia dos abraços e da música muito pouco original do Ano Novo, apetece-lhe marcar a ocasião com a definição dos seus objetivos para o próximo ano. E como gosta de correr, mais vale fazê-lo bem e anunciar a sua participação numa maratona. Como sabe, a maratona consiste numa corrida de 42,195 quilómetros. De uma só vez.

E para aqueles que sorriem e pensam que vão conseguir escapar, note-se que esta declaração corajosa pode ser adaptada ao que mais gosta: triatlo, 10 km em águas abertas, alta montanha…

Evidentemente, podem existir diversas possibilidades por detrás deste desafio:

Em primeiro lugar, esta não é a sua primeira competição deste tipo e as boas resoluções são uma oportunidade para encontrar uma motivação extra.

Em segundo lugar, quer ultrapassar um patamar no seu desporto de eleição e sente que é o momento certo para atingir uma distância ou um desempenho simbólico. Se for este o caso, temos muitas dicas no sítio Web Conselhos Desportivos para concretizar os seus desafios desportivos:

Em terceiro lugar, pretende começar a correr, a praticar ciclismo, etc., e procura um objetivo concreto para se motivar e, principalmente, para manter o ritmo. Isto é normal e é bom, exceto se existirem demasiados elementos a controlar e a ter em conta entre o seu nível atual e o seu objetivo fixado. E, principalmente, o mais importante: o seu prazer.

Ainda está a descobrir um desporto? A aprendizagem, o entusiasmo, os encontros, os intercâmbios e todos os objetivos intermédios são, na verdade, mais importantes para a sua moral e motivação do que a realização de um objetivo final. Em geral, obterá melhores resultados se o prazer for a principal motivação da sua prática.

Além disso, este conselho é também muito importante para a prática a longo prazo: ao levar o seu tempo e ao superar todos os níveis intermédios de desempenho ou distância, terá um menor desgaste mental e prolongará, no tempo, a prática do seu desporto. Assim, desfrutará do prazer de praticar desporto e não apenas dos seus resultados.

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De volta aos bons hábitos: começo o meu dia com uma sessão de desporto

O segundo grande clássico dos compromissos desportivos gira em torno do ritmo e, mais concretamente, dos bons hábitos.

Voltemos ao bom caminho: acabou de conjugar as correrias de dezembro no trabalho com a maratona (gastronómica) das festas de final de ano e pensa que chegou o momento de adotar um estilo de vida mais saudável. Logo que estas terminem.

A ideia é excelente e concordamos consigo. Na verdade, é melhor um pouco de atividade diária do que tentar encaixar na sua agenda sessões de desporto massivas. O que me recorda uma frase que ouvi esta semana na DECATHLON:

"Todas as manhãs, na minha agenda eletrónica, tenho um alerta às 7h30 para começar o meu dia com uma sessão de yoga. E todas as manhãs começo o meu dia com meia hora extra de sono."

Percebe o dilema? Estabelecer uma rotina desportiva diária ou semanal é benéfico… desde que tenha em conta o seu ritmo, o seu tempo e, principalmente, as suas necessidades.

Então, em vez de seguir programas de treino já preparados, porque não começar o ano testando, experimentando e encontrando o que mais lhe convém? Quanto mais variar as experiências desportivas, maior consciência terá do que necessita em função do seu tempo, humor ou forma.

Mais do que seguir um horário imposto, o principal é ter alguma ou muita atividade e, sobretudo, divertir-se!

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Desta vez, começo bem: 30 dias de…

Terceiro compromisso desportivo: o de começar o ano com um bom objetivo e, principalmente, começar bem. Obviamente há que deixar passar a época das festividades. A partir de janeiro recomeça-se o desporto! E para começar bem, nada como um bom desafio: 30 dias de agachamentos, abdominais, yoga, corrida, musculação… pode eliminar o que não interessa de acordo com os seus pontos fortes ou fracos.

Em primeiro lugar, se está a planear iniciar a 1 de janeiro a sua prática desportiva intensa, admiramos a sua disponibilidade mental e motivação. Mas também o compreendemos se as bebidas de recuperação que toma no dia seguinte ao Ano Novo forem destinadas a combater uma causa de desidratação totalmente diferente.

Em segundo lugar, tal como na sua rotina diária mencionada no parágrafo anterior, a diversidade é louvável. Trabalhar diariamente o mesmo grupo muscular pode levar a maus resultados quer físicos, quer mentais. E se já tem tendência para achar que o mês de janeiro é interminável, não vale mesmo a pena acrescentar-lhe exercícios repetitivos.

Por outro lado, divertir-se e experimentar novos desportos é uma boa forma de quebrar a rotina e estimular o corpo e a mente para começar o ano.

Além disso, se quiser voltar a praticar desporto a um ritmo sustentado, porque não dar uma vista de olhos nos ginásios? Pode ser um pouco mais divertido do que fazer flexões em casa durante 30 dias. 

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Um treinador sempre à mão!

Tem um objetivo? Nós temos o plano! Graças à aplicação gratuita DECATHLON COACH, deixe-se guiar pelo treinador vocal e meça a sua atividade. Veja em seguida os detalhes das suas sessões e orgulhe-se do seu progresso!

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Como retomar a atividade desportiva?

Retomar uma atividade desportiva... Uma boa decisão nem sempre fácil de cumprir.

Como retomar a atividade desportiva?O que se pode fazer em casa? como praticar desporto sem dar por isso?

Todas as respostas neste dossiê.

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Bérangère

Utilizadora de bicicleta no dia a dia. Praticante de corrida em progressão. Triatleta que não desiste.Titular do diploma "Billard d'argent" no bilhar francês!Kids friendly.

#TeamDecath

 

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