Para progredir na natação, não há segredos: o comprimento da piscina é o seu melhor amigo. Mas acumular sessões e quilómetros sem objetivos a longo prazo, arrisca-se a ficar estagnado...e aborrecer-se.
Então, para o ajudar a estabelecer objetivos e claro a atingi-los, veja o nosso guia dos objetivos para a natação. Porquê e como definir quais as etapas a implementar e as técnicas para se sentir motivado, quais os seus aliados dentro e fora da piscina?
Venha por aqui:
Evidentemente, existe um lado um pouco relaxante em contar os quadrados no fundo da piscina e esquecer que se está a nadar. No entanto, se o teu programa de treino se limitar a esta atividade, vão obviamente surgir alguns inconvenientes.
Em primeiro lugar, é capaz de desenvolver mais o cálculo mental do que propriamente a natação. Apesar de parecer duplamente benéfico, poderá igualmente tornar-se frustrante.
A frustração, justamente, é o segundo inconveniente de praticar natação sem um objetivo definido: irá progredir pouco ou não o suficiente para o que está à espera, e vais achar as tuas sessões longas e repetitivas… Resumindo, irás facilmente ficar desmotivado.
Para combater estas dificuldades, a ideia é que fixes um ou mais objetivos, que vão permitir-te ver mais longe do que a linha de água. Efetivamente, as vantagens de chegar à piscina com um projeto na cabeça são muitas:
Em primeiro lugar, estabelecer objetivos a atingir permite-lhe medir mais facilmente o teu progresso e dar início a um ciclo virtuoso: quanto mais progredir, maior motivação irás sentir.
Por outro lado, ter objetivos definidos dá mais sentido às tuas sessões do que se nadar simplesmente por prazer (o que já é um objetivo por si só).
Das várias vantagens, poderás ressentir um aumento da motivação ao chegar à piscina, pelo facto de visualizares mais claramente as sessões de treino, mas também pelo prazer de abordar o desporto de uma forma mais global e dar mais espaço à sua paixão. Isto é particularmente válido caso pratique natação em complemento de outro desporto.
Finalmente, falámos disto ao início, a definição de objetivos permite quebrar a monotonia dos treinos, pelo simples facto de implementar um programa adaptado aos seus objetivos.
Então, como definir os objetivos a atingir? Nós explicamos...
O que é que o motiva a ultrapassar o pedilúvio? Consoante a sua relação com a natação, as suas ambições a longo prazo podem ser muito variadas.
Primeira opção, pratica natação justamente para atingir o seu objetivo : perder peso, reforçar a massa muscular, progredir noutro desporto (um olá aos triatletas para os quais a natação aparece em 3º lugar no seu top 3), iniciar uma atividade física, ser capaz nadar 1 hora ou 2 km…
Segunda opção: a natação, é o hobby. Neste caso, a sua motivação pode se inscrever diretamente na sua prática: progredir num estilo de natação, melhorar os tempos, ou a técnica, aumentar as distâncias etc.
De uma maneira simples, a principal motivação é sua. O mais importante, é que deve ser clara e exequível, sem ser demasiado simples nem demasiado ambiciosa. Último conselho: ocupe-se dos seus objetivos um após o outro. Isto permite-lhe estabelecer um programa mais eficaz e de medir a sua evolução mais concretamente.
E estabelecer um programa é justamente a sua próxima etapa em direção aos seus objetivos.
Ao contrário das linhas de água da piscina, os seus progressos em direção ao seu objetivo não são sempre uma linha reta. É por isso que necessário estabelecer patamares para que possa ir medindo a sua curva de evolução.
E para isso precisa de definir os seus objetivos ao longo do tempo. Para além de se motivar e de estimular a sua assiduidade na piscina, estabelecer um horário permite-lhe monitorizar os seus progressos.
Se por exemplo estabelecer 6 meses para aumentar a distância ou melhorar o seu tempo, defini os patamares que deve atingir em cada mês.
Como disse anteriormente, os seus progressos não são forçosamente lineares, por isso cabe-lhe a si tê-los em conta nos seus objetivos intermédios. Se isto pode parecer evidente num sentido (a evolução é lenta no início e depois acelera), também é verdade no outro. Os últimos segundos ou os últimos quilos a perder, os últimos quilómetros a nadar parecem muitas vezes mais difíceis.
Calha bem, vamos agora debruçar-nos sobre os meios para atingir os seus objetivos.
Já está! Agora que já estabeleceu o seu objetivo a longo prazo e os objetivos a médio prazo, pode planear os seus treinos e dar sentido a todos os quadrados no fundo da piscina.
É evidente que o conteúdo dos seus treinos pode variar imenso em função das suas ambições:
» trabalhar a técnica,
» a potência,
» a velocidade,
» a resistência…
Algumas sessões podem mesmo afastar-te da piscina: corrida para trabalhar a parte cardio, sessões de reforço muscular ou de flexibilidade.
O objetivo é inserir as sessões de natação nos seus objetivos a médio e a longo prazo.
Para terminar, vamos fazer o ponto de situação sobre alguns acessórios úteis para que possa atingir os seus objetivos. E em vez de lhe falar sobre óculos, pranchas, palas e pullbuoy que acompanham as suas sessões de treino, vamos debruçar-nos sobre as ferramentas que o acompanham fora da piscina.
- Balança: para perder peso ou ganhar massa muscular, a balança é o juiz - mas também encorajador - do seu progresso.
- Calendário : de forma a conciliar os seus treinos com a sua vida social mas também para estabelecer os seus objetivos, patamares e para os seguir, o calendário é o treinador fiável que lhe relembra quando deve largar o sofá.
- Caderno: para guardar a evolução dos seus feitos desportivos, nada melhor de que um diário do desportista. Manter um diário anotando os treinos e desempenhos permite-lhe visualizar facilmente os seus progressos e os seus objetivos.
- Leitor MP3: não há nada a fazer, mesmo com os objetivos bem definidos, os quadrados da piscina continuam a ser monótonos? Então porque não experimentar levar consigo o seu personal suporter: Um leitor MP3 estanque pode ser o que lhe faltava para lhe dar a motivação que precisa!
Já está?Já tem os teus objetivos na cabeça para as suas próximas sessões de natação?
Partilha conosco os teus conselhos e motivações e não hesites em nos dizeres o que achaste deste artigo!