triatleta

Como reconhecer um triatleta?

Há os que fazem desporto e os que fazem triatlo!!! 

 

O triatleta move-se no mundo do esforço físico entre inúmeros perfis de desportistas tal um bailarino perdido no meio de um concerto de hard rock… Não passa despercebido e reconhecemo-lo facilmente sem sequer precisar de falar com ele.  

Neste artigo darei os indícios e as características que delatam o triatleta assim reconhecê-lo-á sem sequer precisar de falar com ele. E se, ainda assim, decidir puxar a conversa com este extraterrestre, conseguirá seguramente insuflar-lhe o ego quando lhe explicar que cumpriu a sua missão...não passar despercebido!!!

O equipamento do triatleta: sempre na vanguarda!

Efetivamente, o triatleta tem uma autoestima altíssima! Além do mais, os praticantes desta modalidade são modelos de paridade, pois sejam homem ou mulher adotam os mesmos códigos e procuram a mesma fama. De facto, o triatleta tem por objetivo estar no topo da hierarquia desportiva, nadando mais rápido do que Michael Phelps, pedalando mais rápido do que Lance Armstrong e correndo a maratona em menos de 2 h!!! Para isso o triatleta aposta tudo nos equipamentos, sobretudo os de última geração, se isto lhe permitir ganhar 10 segundos de avanço sobre os seus adversários: o investimento torna-se muito rentável!!!

 

triatleta-de-bicicleta

O equipamento do triatleta: sempre na vanguarda!

Se se cruzar com um ciclista metido numa bicicleta com ares de ovni, não estará perante um ciclista comum, mas sim um triatleta!!! Cuidado, ele não gosta de ser confundido com outra categoria de desportista, por isso usa e abusa dos sinais que lhe manda, tal um pavão em época de acasalamento!!! E como se não lhe bastasse o disco voador sobre o qual está sentado, o triatleta não faz ciclismo com roupa de ciclista, não, ele usa um fato de triatlo (caso tenha de se lançar à água para umas braçadas ou fazer uma corrida) a meio caminho entre o fato de luta e os calções justos de ciclista. É um equipamento que passa dificilmente despercebido, pois o mínimo desvio em termos alimentares nota-se à légua… mas uma vez que o triatleta sente grande estima pelo seu físico, exibe-o com muito orgulho.

Se durante as férias ou nos seus momentos de descanso numa praia repleta de turistas vir aparecer um tipo, vestido com um fato ultramodelador e uma touca com o logótipo de uma corrida de nome pomposo…. Sem sombra de dúvidas, é um triatleta preparado para treinar e nadar os seus 3 000 metros, o triatleta não faz por menos.

O código de vestimenta do triatleta

Tem uma particularidade que o distingue de qualquer outro desportista… A sua alergia ao tecido. De facto, sempre que possível faz os seus treinos de corrida de calções e tronco nu, este último devidamente depilado (por questões de aerodinâmica e melhoria do rendimento). Por outro lado, esta misteriosa alergia permite-lhe conseguir uma pele perfeitamente morena, digna dos adeptos das cabinas de bronzeamento. Quando menos tecido mais hipóteses tem de se destacar e fazer-se notar a tatuagem em M, em homenagem a uma famosa prova, que orgulhosamente exibe na sua pele (não, não é a da cadeia de comida rápida). Isto permite-lhe ser identificado pelos seus congéneres, os únicos que entendem porque que corre de calções quando estão zero graus lá fora. E não, o triatleta não é friorento.

 

Mesmo quando o triatleta não treina (o que é raro !!!), é fácil de identificar. De facto, a sua aversão pela discrição leva-o a ostentar uma indumentária bastante peculiar. O que deixa poucas dúvidas ao comum dos mortais de que está perante um gajo que faz três desportos ao mesmo tempo!!! Para manter a sua pele perfeitamente morena e devido à sua alergia ao tecido, no seu roupeiro encontrará basicamente calções. Que irá combinar com calçado de corrida o menos discreto possível (caso seja necessário improvisar uma corrida, claro está). Quanto à parte de cima, é bastante poupado, geralmente usa as t-shirts das suas provas com a inscrição FINISHER bem visível. Pois é, o triatleta é humilde.

 

look-triatleta

Os acessórios do triatleta

No que diz respeito aos acessórios, também revela uma personalidade peculiar, independentemente da época do ano, pois o praticante de triatlo usa um boné (de preferência com pala reta) enfiada na cabeça. Um pouco mais abaixo, terá colocado no nariz um par de óculos de sol de uma famosa marca americana. Se tiver o privilégio de entrar na casa de um triatleta, ficará espantado com a decoração do seu habitat, pois com toda a probabilidade a bicicleta ocupará o lugar de um quadro na parede ou até ficar no meio da sala. Ainda que a bicicleta possa variar de sítio, o que é certo que as medalhas conquistadas após longas horas de esforço estarão orgulhosamente espalhadas pela casa, vistosas e rutilantes. No pulso, tal uma joia dos tempos modernos, exibirá o seu relógio desportivo que nunca larga independentemente das circunstâncias e da vestimenta! O triatleta não tem meias medidas.


Já tem todos os elementos para detetar facilmente um triatleta no meio de uma multidão de desportistas e se, apesar da minha ajuda, ainda não o tiver identificado, não se preocupe ele virá para lho dizer pessoalmente. Porque o triatleta é generoso e gosta de partilhar a sua paixão por esta modalidade que tanto lhe proporciona. Por isso tenha cuidado, poderiam bastar dois segundos para o convencer e tornar-se num deles.

foto conselheiro

Alexandre

Sou apaixonado pelo triatlo há já 5 anos e participo em provas de longa distância, triatlo L e XL. Faço parte do clube AMSLF Triathlon de Fréjus. Algumas das minhas melhores experiências: Ironman 70.3 Aix en Provence, Polar international triathlon de Cannes, Embrunman… Ciclista experiente e fraco nadador, quando corro procuro dar o máximo de mim e até mais... pois é assim que entendo o triatlo

Descubra os nossos conselhos para progredir no triatlo

triatlo-êxito

Como ter êxito no seu primeiro triatlo

Já fez a inscrição, sabe que dentro de alguns meses ou semanas irá estar na linha de partida do seu primeiro triatlo. A tensão começa a aumentar? Não quer falhar nesta primeira experiência de esforço triplo? Siga os nossos conselhos!
tri-bicicleta

Que bicicleta escolher para se iniciar no triatlo?

Quando se iniciam no triatlo, muitas pessoas questionam-se a esse respeito: devo comprar uma bicicleta de estrada ou uma de triatlo. Para mim, a resposta é muito fácil: se está com dúvidas, é porque a resposta é bicicleta de estrada! E passo a explicar porque é que a minha resposta é tão categórica.