Já fez a inscrição, sabe que dentro de alguns meses ou semanas irá estar na linha de partida do seu primeiro triatlo. A tensão começa a aumentar? Não quer falhar nesta primeira experiência de esforço triplo? Siga os nossos conselhos!
Antes de se lançar no triatlo, é necessário um mínimo de preparação para sentir-se pronto no dia da prova e poder desfrutar plenamente da prova. Se a agenda o permitir, o ideal é treinar, pelo menos, um dia por semana em cada modalidade e aumentar as distâncias gradualmente. É tudo uma questão de disciplina.
- No triatlo, pode nada de bruços ou crawl. Utilize o estilo com que se sentir mais confortável.
- Se puder, treine a natação em águas livres, é importante que se habitue a um ambiente diferente do da piscina, onde a água é límpida e há margens a cada 25 ou 50 metros!
- Aprenda a orientar-se, quer seja na piscina, levantando regularmente a cabeça na direção do limite da linha de água ou em águas livres, fixando um ponto à distância.
- Se já tiver um fato em neopreno, treine-se a nadar com o fato vestido e a despi-lo, pois requer alguma prática, é melhor antecipar-se!
- Se estiver muito apreensivo relativamente à natação, não hesite em contactar um clube para ter algumas aulas ou pedir a um amigo praticante de natação que lhe ensine as bases. Adquirir o mínimo de técnica irá permitir-lhe estar mais à vontade na água.
- Tente manter um ritmo regular ao longo de todas as saídas, habituar-se-á a não forçar demasiado desde o início, de modo a poupar as suas reservas de energia para quando começar a prova.
- Ande com a sua bicicleta normal (bicicleta de trekking, BTT) e, se tiver oportunidade, teste uma bicicleta de estrada. Proceda à revisão da bicicleta se não a usar há muito tempo (travões, pressão dos pneus, etc.)!
- Treine a mudança de velocidades regularmente e a antecipação das subidas, mudando a relação.
- Se tiver oportunidade, participe numa volta coletiva para sentir-se confortável com a proximidade de outros praticantes.
- Habitue-se a beber na bicicleta, a agarrar o bidon e a colocá-o no lugar, no porta-bidon.
- Teste as suas provisões nos treinos para evitar surpresas no dia da prova.
- Dê preferência a duas saídas de 30 minutos por semana, em vez de uma saída de 1 hora.
- Para habituar-se à sequência ciclismo-corrida, não hesite em correr 5 a 10 minutos antes da sua volta de bicicleta.
- Varie os percursos para habituar-se aos diferentes tipos de superfície e aos desníveis.
- Teste a nutrição e a hidratação durante os treinos.
- Se pretender evoluir, varie o ritmo (pode fazer um treino fracionado, por exemplo).
Já sabe tudo, agora só tem de aproveitar ao máximo esta experiência, tendo em mente o motivo principal: desfrutar!
Bom triatlo!