5 benefícios físicos da natação no mar

5 Benefícios físicos da natação do mar

Conheça os benefícios para a sua saúde ao nadar em mar ou rio

A travessia da Mancha a nado talvez não seja para já. Mas talvez esteja a preparar um triatlo ou outra travessia. Tenho uma excelente notícia: não é preciso tanto para usufruir dos benefícios físicos da natação no mar. Em França ainda não tem o sucesso que merece.

No entanto, tenho pelo menos 5 boas razões para o convencer a praticá-la ou a continuar.

Acelerar o metabolismo e queimar mais calorias

Acelerar o metabolismo e queimar mais calorias

No mar, a temperatura da água é algo que muitas vezes nos desencoraja de ir nadar. Exceto nos casos de água a 37°, imagino algumas pessoas a molhar a ponta dos pés, queixar-se e voltar para trás para ficar na areia. Sem julgamentos, acontece a todos. Sem calor, a missão mergulhar caiu por terra. Você, não.

 

No entanto, a água fria é sua aliada. Sobretudo se pretende perder peso. Lembremos que nadar, por si só, queima bastantes calorias. Entre 400 e 800 numa hora de natação, para sermos mais precisos. Nadar em águas frias é ainda melhor. A razão é que acelera o seu metabolismo.

 

Dito desta forma, parece complicado. Mas é muito simples. Eu explico: para combater o frio e aumentar a temperatura corporal, o nosso metabolismo gasta mais energia, logo, mais calorias. Recorre às reservas de gordura e de glicose, no sangue e no coração. Em suma, quanto mais fria estiver a água, mais queima e mais emagrece.

 

O meu conselho para os mais friorentos: vista um fato de natação. Para quem não é medroso, não mergulhe repentinamente na água. Entre progressivamente molhando a nuca e a parte superior do corpo.

Fortalecer e desenvolver os músculos em profundidade

A água fria não foi impedimento e agora encontra-se no meio da onda. A ser um pouco sacudido pela corrente. Para nadar, tem de lutar. Sente que, para manter o rumo e não ir à deriva, deve desenvolver mais esforços do que numa linha de água. Neste momento, não deve desanimar e deve ver o lado positivo das coisas. Pelo menos ninguém o está a empurrar com barbatanas.

 

Em primeiro lugar, uma simples constatação: mais esforço representa mais calorias gastas. Mas é sobretudo especialmente benéfico para os seus músculos. Para nadar a direito, tem de os contrair, o que os fortalece. Principalmente os abdominais e os braços. Já sabe que multiplicar as sessões de fortalecimento muscular é a melhor forma de desenvolver os músculos em profundidade, de definir a silhueta, e de ficar mais firme. Para além disso, sempre é mais agradável do que uma sessão de exercícios no chão, não é? ;-)

 

Se nada regularmente na piscina, sublinho a importância do fortalecimento muscular no hidrodinamismo. Portanto, nadar no mar melhora o seu desempenho na piscina! Este é realmente um grande argumento para convencer o nadador que é.

 

Por fim, termino com um benefício importante: nadar no mar é muito bom para a sua pele. Isto porque o efeito de termomassagem da água refirma a pele. Também porque o sal marinho é um excelente esfoliante. Após alguns metros, a sua pele está purificada.

Solicitar o coração e melhorar a resistência

Solicitar o coração e melhorar a resistência

Já percebeu, ou aprendeu com a prática, que a natação no mar é diferente da natação na piscina. A razão é que requer uma adaptação a um ambiente diferente. Requer também a adoção de um ritmo de natação mais exigente pois é mais limitativa.

 

Nadar quilómetros no mar estimula o sistema cardiovascular e reduz a tensão arterial. Efetivamente, quando o sistema cardiovascular se adapta às variações de temperatura, os vasos sanguíneos são estimulados, o que gera uma ação benéfica na tensão.

 

No mar, tal como na piscina, a natação solicita o coração. Também melhora a resistência. Portanto, é benéfica para a prática de outros desportos e para o seu bem-estar, no geral.

Reduzir as dores musculares e favorecer a recuperação

As cãibras durante 3 dias depois de uma sessão de desporto não é coisa que desejemos. Sabemos que pode acontecer, mesmo depois de uma sessão de natação. Sobretudo se tivermos descurado um pouco os alongamentos.

 

Uma boa notícia: a água do mar relaxa os músculos graças a um elemento químico, o bromo, que liberta no ar. Também favorece a recuperação ativa ou passiva. É fundamental para um desportista.

 

Nota: se nadar 15 minutos no mar depois de uma sessão de desporto, trata-se de recuperação ativa. Se vai relaxar na água, trata-se da recuperação passiva. Recomendo que pratique ambas.

 

Outra boa notícia: bastam 15 minutos na água para que o efeito do bromo seja benéfico. Claro que quando mais nada no mar, melhor é. No entanto, se for principiante, recomendo sessões curtas, de cerca de 20 a 30 minutos.

 

Por fim, se a natação no mar reduz as dores musculares tal também se deve indiretamente ao facto de melhorar a circulação sanguínea. Também reduz os problemas de pernas pesadas ou de retenção de líquidos. Constitui igualmente uma excelente forma de prevenção das doenças cardiovasculares.

Diminuir as tensões físicas e usufruir dos benefícios mentais

Diminuir as tensões físicas e usufruir dos benefícios mentais

Falemos de algo que todos conhecemos um pouco: o stress. E a ansiedade. Não é novidade para si, o desporto é uma excelente forma de os combater. O ar do mar também. Então, dê asas à sua imaginação e imagine-se no mar mais ou menos calmo. A imagem, só por si, já apazigua. Também dará vontade de mergulhar na água.

Nadar no mar reduz a ansiedade e pode mesmo fazer com que fique eufórico. Existe uma explicação científica. Deve-se aos oligoelementos e minerais presentes na água do mar. Principalmente magnésio, cujos benefícios são conhecidos. Geralmente é consumido em cápsulas. No entanto, o magnésio também pode ser absorvido através da pele. Não é preciso engolir água do mar para obter estes benefícios! Além disso, garanto-lhe: se usar um fato de natação em águas abertas, usufruirá destes benefícios simplesmente respirando a brisa marítima.  

Conhece o ditado: mente sã num corpo são. A ansiedade mal gerida pode fazê-lo sofrer fisicamente e provocar dores musculares mais ou menos significativas. Quanto menos estivermos tensos, melhor nos sentiremos fisicamente. E mais preparados estaremos para as próximas sessões. No mar ou na piscina, para quem é um pouco mais friorento.

Último ponto: a libertação de endorfinas, gerada pela água salgada. Principalmente, fria. A endorfina é a hormona do prazer. Acho que não preciso de dizer mais nada para o convencer! ;-)

Além dos benefícios da natação no mar, o que o deve motivar é o prazer. Também a ideia de que nenhuma praia é igual. Convenhamos, é muito agradável praticar desporto enquanto se percorrem paisagens. Então, depois de tudo isto, espero que esteja à procura do seu próximo spot de natação. E se já nada regularmente no mar, diga-me onde: ficarei com algumas ideias para as minhas próximas férias! :)

Estes conselhos podem ser do seu interesse:

top-3-dos-melhores-locais-para-nadar

Top 3 dos melhores locais para nadar

Optou pela natação neste regresso à rotina e procura locais onde possa nadar?A Nabaiji ajuda-o a escolher [...]

natação-em-água-fria

Sabia que: a natação em água fria

Nadar em água fria é benéfico para o nosso corpo? Água fria, sinónimo de euforia ou pneumonia?

os-5-básicos-de-segurança-da-natação-em-águas-abertas

Os 5 básicos de segurança da natação em águas abertas

Desfiar os elementos é uma disciplina com riscos! Veja aqui uma nota sobre as precauções que deve ter em águas abertas.

natação-águas-abertas-top-5-conselhos-de-natação-no-mar

Natação em águas abertas: top 5 conselhos de natação no mar

Tem vontade de progredir? De sentir em segurança? De se divertir? Veja as melhores dicas de natação em águas abertas!

treino-água-abertas

Treinos para natação em águas abertas

Giuliana da Nabaiji e Igor, dois grandes nomes da natação em águas abertas, propõem-lhe sessões para prepará-lo a enfrentar os elementos.

equipar-se-para-a-natação-em-águas-abertas

Equipar-se para a natação em águas abertas

Para nadar eficazmente em águas abertas com toda a segurança, é necessário saber escolher o melhor equipamento [...]

top-5-técnicas-para-vestir-o-seu-fato-de-mergulho-águas-abertas

Top 5: técnicas para vestir o seu fato de mergulho águas abertas

Vestir o seu fato de mergulho águas abertas é por vezes um desafio. Eis alguns truques para o vestir sem dificuldades [...]

respirar-e-orientar-se-na-natacao-em-aguas-abertas

Respirar e orientar-se na natação em águas abertas

Orientar-se na natação em águas abertas pode ser um grande desafio… Nabaiji dá-lhe conselhos para não ficar sem orientação!

treino-aguas-abertas-preparacao-na-piscina

Treino em águas abertas: a preparação na piscina

As águas naturais nem sempre são uma opção acessível.Felizmente, temos as piscinas [...]

natação-águas-abertas-com-boia-de-segurança

Natação no exterior: natação com boia de segurança

Nada mais maravilhoso que comunicar com a natureza em segurança? Para isso, a boia será o seu melhor aliado [...]

perigos-trovoada-águas-abertas

Sabia que: os perigos da trovoada em águas abertas

No exterior e durante a ocorrência de trovoadas, os Nadadores Salvadores devem proceder a uma evacuação. Mas existe realmente perigo para os nadadores?

fato de natação em neoprene

Como escolher um fato de natação outdoor?

Descubra os nossos conselhos para o ajudar a escolher o seu fato de natação outdoor.

nade-livremente-como-a-água

Nade livre como a água

Está aborrecido? A NABAIJI leva-o a descobrir o fabuloso mundo da natação em águas abertas!

swimtrek

Entrevista cliente: o swimtrek do valentin & nabaiji

A Nabaiji pretende responder da melhor forma às necessidades dos seus clientes. Para isso, a marca não hesita em fazer testar os seus produtos por verdadeiros apaixonados. Vamos ver hoje a história do Valentin, cliente e testador Décathlon [...]