Conheça os benefícios para a sua saúde ao nadar em mar ou rio
A travessia da Mancha a nado talvez não seja para já. Mas talvez esteja a preparar um triatlo ou outra travessia. Tenho uma excelente notícia: não é preciso tanto para usufruir dos benefícios físicos da natação no mar. Em França ainda não tem o sucesso que merece.
No entanto, tenho pelo menos 5 boas razões para o convencer a praticá-la ou a continuar.
No mar, a temperatura da água é algo que muitas vezes nos desencoraja de ir nadar. Exceto nos casos de água a 37°, imagino algumas pessoas a molhar a ponta dos pés, queixar-se e voltar para trás para ficar na areia. Sem julgamentos, acontece a todos. Sem calor, a missão mergulhar caiu por terra. Você, não.
No entanto, a água fria é sua aliada. Sobretudo se pretende perder peso. Lembremos que nadar, por si só, queima bastantes calorias. Entre 400 e 800 numa hora de natação, para sermos mais precisos. Nadar em águas frias é ainda melhor. A razão é que acelera o seu metabolismo.
Dito desta forma, parece complicado. Mas é muito simples. Eu explico: para combater o frio e aumentar a temperatura corporal, o nosso metabolismo gasta mais energia, logo, mais calorias. Recorre às reservas de gordura e de glicose, no sangue e no coração. Em suma, quanto mais fria estiver a água, mais queima e mais emagrece.
O meu conselho para os mais friorentos: vista um fato de natação. Para quem não é medroso, não mergulhe repentinamente na água. Entre progressivamente molhando a nuca e a parte superior do corpo.
A água fria não foi impedimento e agora encontra-se no meio da onda. A ser um pouco sacudido pela corrente. Para nadar, tem de lutar. Sente que, para manter o rumo e não ir à deriva, deve desenvolver mais esforços do que numa linha de água. Neste momento, não deve desanimar e deve ver o lado positivo das coisas. Pelo menos ninguém o está a empurrar com barbatanas.
Em primeiro lugar, uma simples constatação: mais esforço representa mais calorias gastas. Mas é sobretudo especialmente benéfico para os seus músculos. Para nadar a direito, tem de os contrair, o que os fortalece. Principalmente os abdominais e os braços. Já sabe que multiplicar as sessões de fortalecimento muscular é a melhor forma de desenvolver os músculos em profundidade, de definir a silhueta, e de ficar mais firme. Para além disso, sempre é mais agradável do que uma sessão de exercícios no chão, não é? ;-)
Se nada regularmente na piscina, sublinho a importância do fortalecimento muscular no hidrodinamismo. Portanto, nadar no mar melhora o seu desempenho na piscina! Este é realmente um grande argumento para convencer o nadador que é.
Por fim, termino com um benefício importante: nadar no mar é muito bom para a sua pele. Isto porque o efeito de termomassagem da água refirma a pele. Também porque o sal marinho é um excelente esfoliante. Após alguns metros, a sua pele está purificada.
Já percebeu, ou aprendeu com a prática, que a natação no mar é diferente da natação na piscina. A razão é que requer uma adaptação a um ambiente diferente. Requer também a adoção de um ritmo de natação mais exigente pois é mais limitativa.
Nadar quilómetros no mar estimula o sistema cardiovascular e reduz a tensão arterial. Efetivamente, quando o sistema cardiovascular se adapta às variações de temperatura, os vasos sanguíneos são estimulados, o que gera uma ação benéfica na tensão.
No mar, tal como na piscina, a natação solicita o coração. Também melhora a resistência. Portanto, é benéfica para a prática de outros desportos e para o seu bem-estar, no geral.
As cãibras durante 3 dias depois de uma sessão de desporto não é coisa que desejemos. Sabemos que pode acontecer, mesmo depois de uma sessão de natação. Sobretudo se tivermos descurado um pouco os alongamentos.
Uma boa notícia: a água do mar relaxa os músculos graças a um elemento químico, o bromo, que liberta no ar. Também favorece a recuperação ativa ou passiva. É fundamental para um desportista.
Nota: se nadar 15 minutos no mar depois de uma sessão de desporto, trata-se de recuperação ativa. Se vai relaxar na água, trata-se da recuperação passiva. Recomendo que pratique ambas.
Outra boa notícia: bastam 15 minutos na água para que o efeito do bromo seja benéfico. Claro que quando mais nada no mar, melhor é. No entanto, se for principiante, recomendo sessões curtas, de cerca de 20 a 30 minutos.
Por fim, se a natação no mar reduz as dores musculares tal também se deve indiretamente ao facto de melhorar a circulação sanguínea. Também reduz os problemas de pernas pesadas ou de retenção de líquidos. Constitui igualmente uma excelente forma de prevenção das doenças cardiovasculares.
Falemos de algo que todos conhecemos um pouco: o stress. E a ansiedade. Não é novidade para si, o desporto é uma excelente forma de os combater. O ar do mar também. Então, dê asas à sua imaginação e imagine-se no mar mais ou menos calmo. A imagem, só por si, já apazigua. Também dará vontade de mergulhar na água.
Nadar no mar reduz a ansiedade e pode mesmo fazer com que fique eufórico. Existe uma explicação científica. Deve-se aos oligoelementos e minerais presentes na água do mar. Principalmente magnésio, cujos benefícios são conhecidos. Geralmente é consumido em cápsulas. No entanto, o magnésio também pode ser absorvido através da pele. Não é preciso engolir água do mar para obter estes benefícios! Além disso, garanto-lhe: se usar um fato de natação em águas abertas, usufruirá destes benefícios simplesmente respirando a brisa marítima.
Conhece o ditado: mente sã num corpo são. A ansiedade mal gerida pode fazê-lo sofrer fisicamente e provocar dores musculares mais ou menos significativas. Quanto menos estivermos tensos, melhor nos sentiremos fisicamente. E mais preparados estaremos para as próximas sessões. No mar ou na piscina, para quem é um pouco mais friorento.
Último ponto: a libertação de endorfinas, gerada pela água salgada. Principalmente, fria. A endorfina é a hormona do prazer. Acho que não preciso de dizer mais nada para o convencer! ;-)
Além dos benefícios da natação no mar, o que o deve motivar é o prazer. Também a ideia de que nenhuma praia é igual. Convenhamos, é muito agradável praticar desporto enquanto se percorrem paisagens. Então, depois de tudo isto, espero que esteja à procura do seu próximo spot de natação. E se já nada regularmente no mar, diga-me onde: ficarei com algumas ideias para as minhas próximas férias! :)