Acelerar o metabolismo e queimar mais calorias
No mar, a temperatura da água é algo que muitas vezes nos desencoraja de ir nadar. Exceto nos casos de água a 37°, imagino algumas pessoas a molhar a ponta dos pés, queixar-se e voltar para trás para ficar na areia. Sem julgamentos, acontece a todos. Sem calor, a missão mergulhar caiu por terra. Você, não.
No entanto, a água fria é sua aliada. Sobretudo se pretende perder peso. Lembremos que nadar, por si só, queima bastantes calorias. Entre 400 e 800 numa hora de natação, para sermos mais precisos. Nadar em águas frias é ainda melhor. A razão é que acelera o seu metabolismo.
Dito desta forma, parece complicado. Mas é muito simples. Eu explico: para combater o frio e aumentar a temperatura corporal, o nosso metabolismo gasta mais energia, logo, mais calorias. Recorre às reservas de gordura e de glicose, no sangue e no coração. Em suma, quanto mais fria estiver a água, mais queima e mais emagrece.
O meu conselho para os mais friorentos: vista um fato de natação. Para quem não é medroso, não mergulhe repentinamente na água. Entre progressivamente molhando a nuca e a parte superior do corpo.