Os benefícios da água fria
Conhece os “Ursos Polares”, os “Pinguins de Dieppe” ou ainda os “Leões Marinhos”? Nunca ouviu falar destes banhistas intrépidos que esperam pelo inverno para beneficiar das virtudes da água fria ?
Apesar das ideias existentes, é efetivamente verdade que a água fria proporciona efeitos benéficos bem reais sobre a circulação sanguínea e sobre o sistema imunitário passando também pela parte psicológica!
A água fria permite aos seus órgãos estarem bem nutridos, alimentando e drenando as células, estimulando assim a circulação sanguínea.
Este ambiente é igualmente propício ao desenvolvimento e ao aumento dos linfócitos do organismo, o que terá como efeito o reforço das defesas imunitárias. Os nadadores regulares em água fria estão menos sujeitos a constipações e outras infeções respiratórias.
Os especialistas estão igualmente de acordo no que diz respeito aos benefícios psicológicos de um bom banho ou de umas pequenas braçadas em água fria. Permite nomeadamente ao seu corpo libertar um grande número de endorfinas (a famosa hormona do prazer) e influencia radicalmente a diminuição de potenciais dores ou inflamações.
E ainda por cima a água fria é um método eficaz de queimar calorias de forma abundante uma vez que exige ao seu metabolismo maior trabalho para contrariar a temperatura.
Adeus gorduras indesejadas e mau humor!
A saber: para ainda mais vantagens, o melhor é escolher água fria… de mar! A água do mar é bem conhecida pelas suas virtudes ansiolíticas, euforizantes e antidepressivas.