Quais são
Muitas pessoas já foram atingidas por um raio na praia, mas poucos são os nadadores de águas abertas conscientes dos riscos concretos associados a uma verdadeira trovoada.
Apesar de o fenómeno ser raro à beira-mar, o risco de ser atingindo por um raio dentro de água existe e é ainda mais significativo na água salgada! Com efeito, mesmo se o impacto do raio se localiza a mais de meio kilómetro do local onde está a nadar, pode correr o risco de ser fulminado uma vez que as capacidades de condução da água do mar são elevadas. Deve saber que o risco é ainda mais elevado se estiver sozinho dentro de água e que uma vez que a sua cabeça se encontra acima da superfície será mais suscetível de atrair o raio.
Já deve ter percebido, mergulhar ou realizar uma sessão de natação em águas abertas quando uma trovoada se está a aproximar do seu local de treino, não é nada recomendável!
Quando falamos de relâmpago, estamos a referir-nos a uma corrente elétrica de cerca de 100 000 000 de volts, apenas isso...