Independentemente da previsão, a meteorologia deve ser um fator a ter em consideração em todas as suas saídas no mar.
ESTÁ BOM TEMPO:
Mesmo que deseje praticar com toda a tranquilidade e que todas as condições meteorológicas estão reunidas, prefira nadar quando a água está calma e as correntes são pouco profundas. Isto é indicado pela "bandeira verde", amarela ou vermelha presente nas margens. Se não for o caso, não hesite em informar-se na Internet ou junto das autoridades competentes.
Por vezes é apenas uma questão de bom senso. Com efeito, nadar quando as ondas estão grandes ou as correntes são forte, para além de o colocar em perigo, não será de forma alguma agradável ou proveitoso.
Por outro lado, quando estiver bom tempo, evite as horas de sol intenso e use um protetor solar ou um fato de neoprene. Tenha também em atenção nesta situação, à desidratação e às cãibras.
Está muito sol? Os óculos de sol espelhados podem ser úteis para não ferir os olhos com a reverberação da água.
ESTÁ MAU TEMPO:
Saiba que a água fria é uma grande agressão para o organismo. Está sujeito a riscos cardiovasculares e entrar em hipotermia se entrar na água de forma demasiada precipitada. Para evitar estes inconvenientes, entre de forma progressiva dentro de água preparando o seu corpo, molhando a nuca, a barriga e os punhos.
A segunda opção é infalível e consiste em usar um fato de natação para águas abertas em neoprene. Protege-o do frio e das perdas de energia associadas, mantendo no entanto uma grande liberdade de movimentos.