É a altura de fugir das multidões, vestir, ou não, o seu fato de natação em águas abertas. E de experimentar alguns locais de natação em águas abertas. Mar, lago, rio: há algo para todos!

Nadar no mar ou no oceano

No mar ou no oceano, é quase igual. Bem, os oceanólogos não validam esta afirmação. Mas, concretamente, para o nadador em águas abertas, isso não altera grande coisa. É preciso lidar com as ondas e a água salgada. E certamente não é isso que o vai parar. ;-)

Apreciadores do espaço e não apenas da natação no mar, é para vocês. Imagine, o rio de um lado, o horizonte de outro. Além do ar marinho. No entanto, há o vizinho da linha. Eu vejo-me lá muito bem. Outro ponto positivo: nenhuma praia é semelhante. E, em França, quase 10 regiões estão envoltas pelo mar ou oceano. São muitas as possibilidades.

Os benefícios da água fria e salgada já conhece. Nadar no mar é bom para o seu espírito, saúde e desempenhos desportivos. Mas, sobretudo, todos podem fazê-lo. A natação no mar pratica-se ao seu ritmo. Alguns quilómetros, um triatlo ou a travessia da Mancha, porque afinal é você quem decide! Bom, concordo que algumas são geograficamente mais vantajosas. Para as outras, tem uma boa desculpa para viajar!

E acrescento que é preciso pouco ou nenhum equipamento.E ainda mais um argumento. Para os friorentos e os que nadam no inverno ou em Dunquerque, vista o seu fato de neopreno. Bem equipado, já não tem desculpa. E para certos locais, pode mesmo vestir o fato de banho! ;-)

Para nadar no mar. Mas insisto: não negligencie as regras de segurança. Em pleno mar, naturalmente, não fazemos nada. Alguns básicos de segurança no mar, para ir tranquilamente. Nadar livremente. Sim. Correr riscos.Não. Outro ponto: quando o banho está interdito é geralmente por boas razões. Por isso, evite.

Fazer alguns percursos num rio ou ribeiro

Um último elemento a ter em conta: a qualidade dá água.Infelizmente, não é igual e determinadas águas são mais poluídas que outras. Por razões evidentes, recomendo que evite estas últimas.Ao pesquisar na internet, encontrará vários indicadores fiáveis. Após uma vista de olhos, saberá onde nadar. E garanto-lhe que os bons locais são numerosos.

 

Ter vontade de nadar no mar, é bom. Saber onde fazê-lo, é melhor. Não tenho uma lista exaustiva para lhe oferecer. Mas com quase 3500 km de costa em França, já pode adivinhar que há muita escolha.Obviamente, nem todas são práticas. Por exemplo, desaconselho fortemente um banho em Baie de Somme. Exceto se for perito em marés. E ainda...

 

O meu conselho, se vive perto do mar: junte-se a um clube de natação em águas abertas. São cada vez mais numerosos. E é um excelente meio de ter bons conselhos de um treinador, encontrar pessoas entusiastas e com vontade de progredir, mesmo se nada sobretudo por prazer.

 

Uma outra dica: cobice as praias das corridas famosas e provas em águas abertas. Possivelmente não pensou em atravessar a Mancha, mas pode nadar nele.E porque as praias do Norte não têm nada a invejar comparadas com as suas irmãs do Sul (exceto talvez alguns graus), porque não mergulhar em Leffrinckoucke, perto de Dunquerque. Nada o impede de mergulhar em Roucas-Blanc, a praia do famoso desafio de Monte Cristo, próximo de Marselha.

 

Aqui está o local de eleição de Vincent, o nosso Líder dos óculos de natação Nabaiji: a praia de Hendaia.

E a de Céline, engenheira Nabaiji: Martigues e a praia de Sainte-Croix.

 

Por último, todas as estações balneares estão geralmente abertas ao banho. É também uma boa solução. E em determinadas regiões, encontramos praias falsas totalmente equipadas. Mas aí, será talvez necessário partilhar com alguns turistas... ;-)

Mergulhar nos lagos e piscinas naturais

Sem costa nem praia próximas.Mas tem talvez a sorte de estar perto de um lago ou de uma piscina natural. Veja os dois. Se for esse o caso, não hesite. Faça longas sessões de natação em águas abertas. Perfeito se não aprecia engolir por vezes água salgada.

Nadar num lago é uma paisagem totalmente diferente.Mais uma vez, está no coração da natureza.Desta vez entre montanhas e/ou florestas.E com uma diferença que não deve ser ignorada:vê as duas margens.

Boa notícia: encontramos lagos, frequentemente equipados, na maior parte das regiões francesas.Se estiver na Bretanha, em Languedoque-Rossilhão ou mesmo no Norte de França!

De um ponto de vista de segurança, nadar num lago é como nadar no mar. Apesar de a corrente ser muito menos importante, nenhuma regra de segurança deve ser negligenciada, sobretudo se é adepto do banho selvagem. É válido também para a qualidade da água. Considere sempre verificá-la e vacine-se se nada regularmente em águas abertas.

Em relação à temperatura, ela pode ser um pouco mais fresca em lagos. Por isso, para evitar a hipotermia ou uma má reação do seu corpo, adote bons hábitos. Abaixo dos 20°, é melhor vestir um fato de neopreno. Uma dica: tome duches frios para habituar o seu corpo e entre na água aos poucos, evidentemente.

Uma outra particularidade a ter em conta: a altitude. Variável consoante o lugar onde nada. Mas em montanha, é frequentemente mais elevada… Lembre-se que, quando nada em altitude, nada em hipoxia. O seu corpo deve adaptar-se à falta de oxigénio, a sua frequência respiratória é reduzida e a sua resistência é melhor. Em suma, nada menos rápido mas durante mais tempo.É verdade se nadar no lago de Gérardmer (Vosges), a não ser que esteja nos lagos de Lacanau (Gironda).

Bom, já sabe tudo. Ou quase tudo.Está assim pronto a mergulhar num lago. Mais uma vez, não há listas completas. Mas em França, são vários.Mesmo que se admita que algumas regiões estão mais deterioradas que as outras.

- O local de eleição de Pierre, designer gráfico Nabaiji: o lago Annecy.

- E o de Margaux, responsável pela imagem Nabaiji: o lago de Monteynard-Avignognet, de Serre-Ponçon, de Pareloup, de Salars, de Salagou e o de Hossegor.

Mergulhar nos lagos e piscinas naturais

Fazer alguns percursos num rio ou ribeiro

Atravessar Paris a nado, hoje em dia, não é possível. Mas poderá ser dentro de alguns anos, se o Sena estiver, como prometido, limpo para os JO. Entretanto, se quiser fazer alguns percursos nas águas da capital, tem os lagos de Villette, no 19º. Ou ainda o canal de Ourcq!

Outra má notícia: o banho está interdito na maior parte dos rios que atravessam as grandes cidades francesas. Assim, podemos esquecer os percursos em Deûle a Lila ou de Ródano a Lion. Pode sempre atravessar a Mancha e dar algumas braçadas no Tamisa. Sim, isso é permitido!

Mas não se preocupe, o banho é autorizado em certos rios. Podemos, por exemplo, nadar no Reno. E calha bem porque não cruzamos muito o litoral da Alsácia. Mas tranquilize-se, existem lagos e bastantes espaços de banho.

De maneira geral, os rios são mais adequados para a natação porque estão frequentemente em plena natureza.

Um conselho: antes de nadar num curso de água, informe-se bem.Nomeadamente sobre as correntes e sobre a qualidade da água. Quanto melhor conhecer o lugar onde nada, menos riscos corre. De um modo geral, é melhor privilegiar os locais de banho autorizados.

As mesmas recomendações de segurança no mar ou em lago. Não obstante, redobre a vigilância, as correntes podem ser particularmente perigosas. Não hesite em considerar uma boia de águas abertas. E evite engolir água pois os riscos de contaminação pela água são muito elevados.Se nada regularmente num curso de água, vacinar-se contra a leptospirose não é uma má ideia.

Depois de todas as medidas tomadas, desfrute. A natação em rio não tem as mesmas sensações que no mar. Bom, se a corrente é realmente elevada, esqueça a sua sessão de natação em águas abertas. Pode ser um pouco complicado. E experimente nadar em águas correntes ou hydrospeed, é mais adequado! ;-)

- O lugar de eleição de Margaux: as gargantas do Verdon.

Fazer alguns percursos num rio ou ribeiro

Mar, lago, rio, veja qual o motiva mais. Evidentemente, nada o impede de experimentar todos. 
Não importa muito a sua escolha, prepare-se para se superar a si mesmo.

Porque é sobretudo isso que é a natação em águas abertas: sair da sua zona de conforto. E ficar satisfeito!

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE: