Esquece os teus pneuzinhos em três etapas
Para livrar-nos dos pneuzinhos graças à natação, são necessárias várias etapas. Começamos com a primeira, a que zanga: a perda de gordura.
Pois sim! Seja qual for o nome carinhoso que damos às formas da nossa cintura, a ideia continua a mesma: para uma barriga lisa, devemos livrar-nos das nossas reservas de gordura gastando calorias. É agora que a boa notícia deste artigo entra: graças aos esforços constantes que efetuamos para nos deslocar num meio mais denso, a natação é um desporto particularmente eficaz para queimar calorias e assim afinar a nossa cintura. Podemos então pegar na nossa touca e na nossa toalha e multiplicar as piscinas, o que nos permite tratar de duas coisas ao mesmo tempo.
Assim, a segunda boa notícia - e segunda etapa - diz respeito aos nossos abdominais. Para além de queimar as gorduras dos nossos pneuzinhos graças ao gasto energético, a natação solicita também os músculos da nossa cintura abdominal. Para resumir, para além de perder as nossas formas a mais, trabalhamos os nossos abdominais e a nossa definição a fundo e a longo prazo. Esta combinação de perda de gordura e de reforço muscular pode por outro lado ter um efeito surpreendente se ficarmos com um olho no nosso peso para além de vigiar a nossa silueta. Já que os músculos que reforçamos são mais pesados que a gordura que queimamos, existe uma grande probabilidade de mantermos o mesmo peso na balança mas ficando mais finos à frente do espelho. Este paradoxo é um clássico do retomar de um desporto, com a condição de considerar mesmo a terceira etapa.
Desta vez, não temos propriamente uma boa notícia no horizonte, mas sim uma evidência. Os resultados do trabalho nos nossos pneuzinhos também acontecem num local bem afastado das piscinas: na cozinha. Pois é! Se queimamos gorduras a nadar é muitas vezes através da nossa alimentação que as acumulamos. Fica tranquilo, estamos aqui para falar de natação e bem sabemos que existe uma certa forma de injustiça no facto que nem toda a gente acumula as gorduras da mesma forma. Então, contentamo-nos apenas em lembrar que uma alimentação sã, variada e equilibrada - e uma boa hidratação - trazem benefícios tanto ao nível do perímetro de cintura quanto ao nível das performances desportivas.