A natação faz emagrecer?

Estás verdadeiramente empenhado em perder peso? A natação pode ajudar-te!

pessoa a nadar com touca

Estás motivado e escolheste a natação para te ajudar a emagrecer, porque sabes que a chave do sucesso reside na prática de uma atividade física. Parabéns!

Mas no momento de iniciar a prática, surge a dúvida, será que a natação faz emagrecer? Será que escolhi o desporto certo? Quanto tempo é preciso nadar para perder peso? Para te acompanhar, vou responder a todas as tuas dúvidas e dou-te algumas dicas para atingir os teus objetivos.

Então, caros quilos a mais, tremam, porque vamos nadar!

duas raparigas com equipamento de natação

A natação, o desporto certo para perder peso

Não prolonguemos o suspense e fica tranquilo, a natação é um excelente desporto para emagrecer. Para ser mais exato, não é a natação por si só que te permite perder gordura e modelar o teu corpo mas sim a energia gasta.

A boa notícia é que a natação é um dos desportos mais intensivos! São cerca de 400 calorias queimadas por hora de natação a uma velocidade moderada e pode chegar às 900 calorias num treino de natação intenso. Então mergulha e prepara-te para dizer adeus aos teus pneus!

Um desporto suave que solicita todos os músculos

Tens dores nos joelhos, articulações e costas? Então, mais uma vez, a natação é realmente o desporto indicado para ti, uma vez que alonga todos os seus membros, as costas e não apresenta nenhum risco para as articulações.

Podes por isso nadar praticamente todos os dias se assim o entenderes, sem risco de lesões. Recomendamos de qualquer forma que consultes o teu médico, caso sofras habitualmente de dores, a opinião de um profissional é indispensável!

Também faz trabalhar a globalidade do corpo, emagrece na barriga, nas coxas, nos braços... para uma silhueta bem proporcionada. E como se pratica dentro de água (é verdade, estamos sempre a aprender) os teus movimentos estão sujeitos a uma leve resistência que permite reforçar todos os músculos.

Sabias que reforçar os músculos permite aumentar o metabolismo? 
Assim, mesmo em repouso, os músculos precisam de mais energia e tu consomes mais calorias no dia-a-dia. Depois de um bom treino de natação, o teu corpo vai continuar a queimar calorias durante várias horas. Resumindo, já percebeste que a tua sessão na piscina é um aliado de peso para emagrecer.

Nade regularmente mas durante pouco tempo

Nada regularmente mas durante pouco tempo

Os esforços regulares e ao longo do tempo são mais eficazes que os esforços intensos. Por isso, não vale a pena nadar 2 horas a fio, arriscas-te a ficar saturado e nunca mais quereres voltar a pôr o pé na piscina, sobretudo se estás a retomar ou a iniciar a natação.

Então, quanto tempo deves nadar para perder peso e quantas vezes por semana?
Idealmente, recomendamos que nades durante 40 minutos 3 a 4 vezes por semana. 
Se estás a retomar a atividade física, não nades  mais do que uma hora de seguida, porque retomar o desporto vai abrir-te o apetite e arriscas-te assim a comer demasiado e não ver os resultados do teu esforço.

A chave do sucesso: a alimentação

É verdade, não vamos mentir, não existem milagres!
Para perder peso, a natação tal como todos os desportos, deve ser acompanhada de uma alimentação adaptada.
Não estamos a falar de nenhuma dieta drástica, mas de uma alimentação vigiada e equilibrada. Privilegia os legumes da época, as frutas, sem esquecer os hidratos de carbono e as proteínas. Não negligencies nenhuma refeição, o bom equilíbrio são 3 refeições por dia e sobretudo evita petiscar entre refeições, poderia arruinar os teus esforços. 1 pacote de bolachas comido, e pronto, é como se não tivesses realizado uma sessão de natação...
Por isso, coragem! Vale a pena mudares os teus hábitos e sei que vais conseguir! Não sabes por onde começar?
Não hesites em consultar um nutricionista que te acompanhará neste percurso e te ajudará a adotar as boas práticas de uma alimentação saudável.

Como aguentar o ritmo a longo prazo?

Como aguentar o ritmo a longo prazo?

Para poderes manter este ritmo a longo prazo é importante que a natação seja, ou se torne, um prazer. Por isso diversifica os estilos em função das partes do corpo que desejas trabalhar. E com a variedade de exercícios que existem, prometo-te que não te vais fartar!

Respiração, sincronização dos movimentos, visão, referências...dentro de água tudo fica do avesso e a natação é um desporto que pode parecer complicado no início. Então, se não consegues nadar sem ter de parar, não entres em pânico, é perfeitamente normal, reserva algum tempo para fazer pausas. 

Pouco a pouco conseguirás nadar durante cada vez mais tempo, sê paciente. Pensa também em hidratares-te durante o esforço, pois tal como todos os desportistas, o nadador perde água. Então, para não te desidratares, bebe água todos os 15 minutos e em pequenos goles. Mas também é importante beber água antes e depois do treino assim como ao longo do dia. 

Com efeito, alguns estudos mostram que pode existir uma relação entre uma má hidratação e um ganho de peso. Podes igualmente beber um grande copo de água antes das refeições, vai hidratar-te e encher-te o estômago o que permite reduzir a sensação de fome.

Perde a barriga e os pneus com a natação

Tens vontade de emagrecer ao nível da barriga? Então tens muitas opções, qualquer que seja o estilo adotado, a tua cintura abdominal vai ser sempre muito solicitada. 

O estilo mais eficaz para a barriga é o célebre estilo mariposa mas também é mais técnico, por isso não é o ideal se estás a iniciar-te. Prefere por isso um estilo em ondulação e com batimento das pernas. Vê um exemplo de um exercício de batimento das pernas fácil que permite trabalhar os abdominais: com uma prancha de natação percorre 1 piscina sobre a barriga, 1 piscina sobre as costas e 1 piscina de lado e recomeça tudo 3 vezes. Vais ficar com uns abdominais de ferro graças a este exercício de natação!

Queres ver-te livre dos teus“pneus”? Os exercícios de cardio vão ajudar-te. 
Privilegia o crawl e as costas uma vez que o movimento dos braços solicita em particular os oblíquos. O bruços permitem igualmente trabalhar a zona das ancas e o interior das coxas, zonas que por vezes são difíceis de atingir noutros desportos de cardio.

Um desporto anti-stress!

Um desporto anti-stress!

Não é apenas a alimentação que pode levar a um aumento de peso, outros fatores podem ser responsáveis tal como o stress que segrega hormonas que favorecem o aumento de peso

Em particular o cortisol que é produzido quando o corpo se sente em "perigo”. O seu papel fisiológico consiste em armazenar energia para permitir ao corpo fugir de um perigo ou aguentar durante um período sem fornecimento de alimento. Mas em caso de stress crónico, tudo fica desregulado, o cortisol é segregado continuamente e armazena gordura à volta da cintura. Então para perder peso e não voltar a ganhá-lo é preciso relaxar. 

A natação é um desporto 2 em 1 ao mesmo tempo cardio e relaxante! 
É possível? Sim, graças à água! Os sons da água, o seu movimento sobre a sua pele, a flutuação e a sensação de leveza vão permitir-te libertar todas as tensões acumuladas de um dia stressante. E a pequena surpresa pela qual não estavas à espera, é que nadar cria também endorfinas associadas ao bem-estar e se nadar ao fim do dia, vai permitir-te dormir melhor. 

Os benefícios da natação estão sempre a surpreender-te!

Agora já tens todas as respostas às tuas dúvidas. Ainda mais uma questão? Podes falar com o nosso desportista conselheiro de natação!
A natação vai tornar-se o teu melhor aliado para emagrecer. Vais sentir-te melhor no teu corpo, em plena forma e bem na cabeça!
Preparado? Vamos mergulhar!

Mais conselhos sobre natação...