homem na piscina

Top 3 razões para escolheres a natação na nova estação

O nova estação aproxima-se a passos largos e, no entanto, a tua sede insaciável por atividades recreativas ainda não está satisfeita? Não desanimes, mesmo que voltar a trabalho nem sempre seja pêra doce, o que não faltam são dicas para uma evasão bem-sucedida e para passar bons momentos logo no início da temporada.

Entre o arsenal de técnicas muito disseminadas para quebrar a monotonia e romper o stresse à nossa volta, uma deu provas da sua eficácia vezes sem-fim: o desporto!

Em toda a panóplia de desportos que certamente já conheces, um distinguiu-se particularmente pelas suas inúmeras virtudes físicas e psicológicas... a natação! (estamos a querer criar suspense).

Sem mais demoras, vejamos então por que razão quase 4 milhões de portugueses escolheram, e bem, a natação!

Natação: um impulso no dia a dia

Não é segredo para ninguém, a natação faz bem à moral, mas também ao corpo, física e fisiologicamente!

Por exemplo (e isto é atual), a natação será a sua melhor aliada para perder os quilos a mais que as férias te ofereceram tão gentilmente. A título indicativo, uma hora de natação equivale a quase 600 calorias queimadas! Que mais podes pedir?

“Bicípetes desenvolvidos e/ou nádegas firmes e tabletes de chocolate!”

Já estavas mesmo à espera disto... e vem mesmo a calhar porque, além de ser uma poderosa destruidora de calorias, a natação permite uma musculação harmoniosa. Desporto completo por excelência, as partes superior e inferior do corpo serão solicitadas para garantir músculos alongados e firmes (a ação drenante da água é o pior inimigo da celulite, a questão da firmeza será pura formalidade) !

A natação e os seus benefícios têm também a capacidade de melhorar algumas das nossas capacidades corporais para vivermos melhor no dia a dia. Efetivamente, é um verdadeiro desporto de resistência, reforça o coração, os pulmões e desenvolve assim as capacidades cardiovasculares e pulmonares.  

É também diabolicamente eficaz a melhorar a circulação sanguínea, graças à associação entre o esforço e as virtudes da água, acabando-se as sensações de preguiça e de pernas pesadas.

Por fim (estamos quase), sendo necessária sincronização para progredir na disciplina, o cérebro tem de se esforçar por dissociar os movimentos dos braços e das pernas, bem como para os coordenar. Ao solicitar a massa cinzenta, a natação desempenha assim um papel preponderante no desenvolvimento da coordenação.


E se a natação te tornasse mais inteligente?

homem nadar costas

Natação: um esforço relaxante

“Um esforço relaxante”? Poderá parecer quase paradoxal...

Que antiquado! A natação permite efetivamente aliar as virtudes calmantes da água a um esforço coerente para o corpo, que tem de se adaptar ao meio aquático (flutuação) e avançar apesar da forte resistência.

A natação tem esta vantagem de não ser violenta para as articulações. Ao contrário de outros desportos, só raramente suscita choques e/ou lesões.

Além do mais, praticar um esforço dentro de água é excelente para eliminar as tensões acumuladas ao longo de um dia de trabalho preenchido. O efeito de imponderabilidade (impulsão de Arquimedes), a suavidade da água e as melodias subaquáticas proporcionarão uma sensação de leveza e bem-estar laboriosamente duplicável quando sair da água.

Estas características próprias da natação favorecem assim a libertação das hormonas do prazer (as endorfinas) durante as sessões e suscitarão, no final, uma boa fadiga para a melhor recuperação.

Não há nada melhor para retomar o gosto pelo esforço!

Natação: um desporto sem complicações

Está a chover”, “Não tenho tempo”, “O equipamento é demasiado caro”, “Está frio”... e tantas outras desculpas que são inconcebíveis e inaceitáveis se tiver escolhido a natação...

Com efeito, uma das outras vantagens não negligenciáveis desta disciplina é a sua acessibilidade. A natação é um desporto que se pratica em qualquer altura, praticamente em qualquer lado (piscinas, águas livres) e, sobretudo, por todos (sexo, idade, condição física, etc.)!

Atualmente, são raras as cidades grandes (ou de tamanho médio) que não tenham uma piscina municipal. E se por azar a tua localização não te permite aceder a um tanque em bom estado, as águas livres (lago, mar) estarão provavelmente de braços abertos.

Os horários das piscinas são muitas vezes vantajosos no ano inteiro, pelo que podes dar um mergulho quando quiseres:

• De manhã, para acordar eficazmente antes de ir para o escritório
• À hora de almoço para um bom banho de água e cloro antes de regressar ao trabalho
• No final do dia, para humedecer o espírito depois de um dia preenchido

Como é evidente, se a tua opção forem águas naturais, com exceção do estado do tempo, não haverá grande coisa que te possa impedir, a qualquer hora do dia!

Por fim, a natação dá-nos esta oportunidade de nos equiparmos na perfeição sem ferir a carteira. Convenhamos, comparativamente com outros desportos, os acessórios de natação (óculos, touca, fato de banho) não geram grandes despesas.

Sobra-te o suficiente para uma loucura? Pull buoy e barbatanas são investimentos seguros!

Depois de tudo isto, estamos então de acordo quanto que te dedicarás (novamente) em pleno ao esforço aquático?

Top 3 razões para escolher a natação na nova temporada

Descobre mais conselhos sobre natação

pessoas na piscina

NATAÇÃO: como fixar objetivos?

Nadar é bom.Mas nadar com vista a alcançar um objetivo, é ainda melhor! Descobre como fixar os teus objetivos e como os atingir.

Natação: Como fazer um bom aquecimento?

NATAÇÃO: Como fazer um bom aquecimento?

Saiba os conselhos dos nossos nadadores experientes para fazer um bom aquecimento na natação antes de treinar.

piscina com barbatanas

NATAÇÃO: TOP 5 DE EXERCÍCIOS COM BARBATANAS

A natação com barbatanas permite melhorar a técnica e trabalhar os músculos em profundidade. Este é o meu top 5 de exercícios com barbatanas

Natação: como perder os seus pneuzinhos?

Natação: como perder os seus pneuzinhos?

Queres despedir-te da tua boia graças à natação? Descobre os meus conselhos para perder os teus pneuzinhos a nadar!