Acompanhar e facilitar a vida dos desportistas, são estes os objetivos Aptonia. Eis alguns conselhos e dicas para se preparar e viver plenamente os seus «momentos de desporto», seja qual for o nível ou a prática desportiva.
Bicicleta, corrida, trail, jogos ou percursos de obstáculos: para poder aproveitar ao máximo estes momentos desportivos, é necessário preservar e otimizar os seus recursos físicos, desde a preparação à recuperação. Como? Com pequenos gestos simples e rápidos!
A hidratação e a alimentação, os primeiros reflexos a adotar! Este é um fator importante na vida do desportista pois desempenha um papel primordial na melhoria do seu desempenho. Contrariamente ao que se poderia crer, a alimentação do desportista não difere da alimentação de toda a gente: a qualidade é a mesma, apenas as quantidades poderão diferir.
Uma dica simples: nos 3 últimos dias de preparação, aumente o consumo de hidratos de carbono.
É necessário equilibrar o consumo com o gasto, pois um desportista gasta mais energia. Um exemplo: uma etapa da volta a França pode necessitar de um consumo de 6000 kcal num só dia! No entanto, independentemente da quantidade absorvida, a alimentação deve ser equilibrada. A base de uma boa alimentação passa por estruturar o consumo de alimentos através de 4 refeições principais
- Pequeno-almoço
- Almoço
- Lanche
- Jantar
O objetivo consiste em chegar ao dia D no máximo das suas capacidades físicas e psicológicas, para um bom desempenho durante as provas e para uma rápida e excelente recuperação. Eis alguns conselhos simples:
Uma alimentação adequada antes do esforço permite aos desportistas estar no máximo das suas capacidades e otimizar o seu desempenho.
OS OBJETIVOS?
- Conseguir um estado de hidratação ótima,
- Otimizar as reservas de energia,
- Evitar problemas digestivos.
AS PEQUENAS DICAS APTONIA:
3 dias antes da partida, é necessário aumentar o consumo de energia. Consuma maltodextrina, preparando todos os dias um recipiente de 500 ml, para beber todos os dias.
A refeição antes da partida deve ser leve e de fácil digestão. O ideal é comer uma barra energética.
Não se esqueça de beber muita água
A alimentação durante o esforço é um fator essencial para evitar fracos desempenhos:
OS OBJETIVOS?
- Manter as reservas de energia,
- Manter uma boa hidratação,
- Limitar as perdas de sais minerais.
AS PEQUENAS DICAS APTONIA:
Beba regularmente durante toda a prova
O aporte de energia pode ser feito através de bebidas energéticas e/ou gel 2 em 1 e/ou barras energéticas.
UM SOPRO DE ENERGIA?
Quando começar a sentir fadiga ou quando souber que vai passar por um troço difícil, consuma 1 gel de frutos secos.
Independentemente da estratégia adotada, não se esqueça de que a prioridade é a hidratação. A desidratação é o pior inimigo do desempenho e causa de dores musculares e tendinosas. Então não se esqueça de beber! Existem bebidas hidratantes que fornecem ao organismo os elementos essenciais, pois depois de uma hora, só a água já não é suficiente: pense em bebidas isotónicas.
O desportista tem tendência a esquecer a fase de recuperação assim que a competição termina. No entanto, o organismo necessita de compensar os desequilíbrios gerados pelo esforço.
OS OBJETIVOS:
- Reidratar o organismo,
- Remineralizar,
- Assegurar a ressíntese dos stocks energéticos,
- Facilitar a reconstrução muscular,
- Facilitar a eliminação de toxinas,
- Promover o equilíbrio ácido-básico.
AS PEQUENAS DICAS APTONIA :
Continue a hidratar-se regularmente.
Consuma hidratos de carbono sob a forma de barras energéticas.
Consuma proteínas sob a forma de barras proteicas.
Ou simplesmente beba uma bebida de recuperação.