1/ Conselhos de alimentação do desportista: a hidratação e a alimentação, o reflexo mais importante
Bicicleta, corrida, trail, jogos ou percursos de obstáculos: para poder aproveitar ao máximo estes momentos desportivos, é necessário preservar e otimizar os seus recursos físicos, desde a preparação à recuperação. Como? Com pequenos gestos simples e rápidos!
A hidratação e a alimentação, os primeiros reflexos a adotar! Este é um fator importante na vida do desportista pois desempenha um papel primordial na melhoria do seu desempenho. Contrariamente ao que se poderia crer, a alimentação do desportista não difere da alimentação de toda a gente: a qualidade é a mesma, apenas as quantidades poderão diferir.
Uma dica simples: nos 3 últimos dias de preparação, aumente o consumo de hidratos de carbono.
É necessário equilibrar o consumo com o gasto, pois um desportista gasta mais energia. Um exemplo: uma etapa da volta a França pode necessitar de um consumo de 6000 kcal num só dia! No entanto, independentemente da quantidade absorvida, a alimentação deve ser equilibrada. A base de uma boa alimentação passa por estruturar o consumo de alimentos através de 4 refeições principais
- Pequeno-almoço
- Almoço
- Lanche
- Jantar
O objetivo consiste em chegar ao dia D no máximo das suas capacidades físicas e psicológicas, para um bom desempenho durante as provas e para uma rápida e excelente recuperação. Eis alguns conselhos simples: