Conselhos de alimentação do desportista: como se preparar para o esforço?

Conselhos de alimentação do desportista: como se preparar para o esforço

Acompanhar e facilitar a vida dos desportistas, são estes os objetivos Aptonia. Eis alguns conselhos e dicas para se preparar e viver plenamente os seus «momentos de desporto», seja qual for o nível ou a prática desportiva.

1/ Conselhos de alimentação do desportista: a hidratação e a alimentação, o reflexo mais importante

Bicicleta, corrida, trail, jogos ou percursos de obstáculos: para poder aproveitar ao máximo estes momentos desportivos, é necessário preservar e otimizar os seus recursos físicos, desde a preparação à recuperação. Como? Com pequenos gestos simples e rápidos!

A hidratação e a alimentação, os primeiros reflexos a adotar! Este é um fator importante na vida do desportista pois desempenha um papel primordial na melhoria do seu desempenho. Contrariamente ao que se poderia crer, a alimentação do desportista não difere da alimentação de toda a gente: a qualidade é a mesma, apenas as quantidades poderão diferir.

Uma dica simples: nos 3 últimos dias de preparação, aumente o consumo de hidratos de carbono.

É necessário equilibrar o consumo com o gasto, pois um desportista gasta mais energia. Um exemplo: uma etapa da volta a França pode necessitar de um consumo de 6000 kcal num só dia! No entanto, independentemente da quantidade absorvida, a alimentação deve ser equilibrada. A base de uma boa alimentação passa por estruturar o consumo de alimentos através de 4 refeições principais

- Pequeno-almoço

- Almoço

- Lanche

- Jantar

O objetivo consiste em chegar ao dia D no máximo das suas capacidades físicas e psicológicas, para um bom desempenho durante as provas e para uma rápida e excelente recuperação. Eis alguns conselhos simples:

2/ Conselhos de alimentação antes do esforço

Uma alimentação adequada antes do esforço permite aos desportistas estar no máximo das suas capacidades e otimizar o seu desempenho.

OS OBJETIVOS?

- Conseguir um estado de hidratação ótima,

- Otimizar as reservas de energia,

- Evitar problemas digestivos.

AS PEQUENAS DICAS APTONIA:

3 dias antes da partida, é necessário aumentar o consumo de energia. Consuma maltodextrina, preparando todos os dias um recipiente de 500 ml, para beber todos os dias.

A refeição antes da partida deve ser leve e de fácil digestão. O ideal é comer uma barra energética.

Não se esqueça de beber muita água

cake-breakfast

3/ Conselhos de alimentação durante o esforço

A alimentação durante o esforço é um fator essencial para evitar fracos desempenhos:

OS OBJETIVOS?

- Manter as reservas de energia,

- Manter uma boa hidratação,

- Limitar as perdas de sais minerais.

AS PEQUENAS DICAS APTONIA:

Beba regularmente durante toda a prova

O aporte de energia pode ser feito através de bebidas energéticas e/ou gel 2 em 1 e/ou barras energéticas.

UM SOPRO DE ENERGIA?

Quando começar a sentir fadiga ou quando souber que vai passar por um troço difícil, consuma 1 gel de frutos secos.

Independentemente da estratégia adotada, não se esqueça de que a prioridade é a hidratação. A desidratação é o pior inimigo do desempenho e causa de dores musculares e tendinosas. Então não se esqueça de beber! Existem bebidas hidratantes que fornecem ao organismo os elementos essenciais, pois depois de uma hora, só a água já não é suficiente: pense em bebidas isotónicas. 

4/ Conselhos alimentação após o esforço

O desportista tem tendência a esquecer a fase de recuperação assim que a competição termina. No entanto, o organismo necessita de compensar os desequilíbrios gerados pelo esforço.

OS OBJETIVOS:

- Reidratar o organismo,

- Remineralizar,

- Assegurar a ressíntese dos stocks energéticos,

- Facilitar a reconstrução muscular,

- Facilitar a eliminação de toxinas,

- Promover o equilíbrio ácido-básico.

AS PEQUENAS DICAS APTONIA :

Continue a hidratar-se regularmente.

Consuma hidratos de carbono sob a forma de barras energéticas.

Consuma proteínas sob a forma de barras proteicas.

Ou simplesmente beba uma bebida de recuperação.

marie-fauchille

Marie fauchille

Dietista e nutricionista, apaixonada por raids multidesportos e remo

Estes conselhos podem interessar-lhe 

nut-antes-esforço

Conselhos de nutrição antes do esforço

Alimentar-se bem antes do esforço é essencial para abordar o treino ou a competição nas melhores condições. Siga os nossos conselhos para ter o melhor contributo hídrico e energético ao longo do exercício.
alimentação-após-esforço

Conselhos de alimentação após o esforço

É bom fazer uma alimentação adequada antes e durante o esforço, mas preparar a recuperação do corpo é ainda melhor. Demasiadas vezes negligenciada, a fase de recuperação desempenha contudo um papel fundamental da reidratação, na recarga de reservas energéticas e na recuperação muscular.
glúten-e-desporto

Glúten e desporto

A designação "sem glúten" espalha-se a grande velocidade nos desportos de resistência. Simples moda ou dieta justificada? O desconforto digestivo é muito frequente no desportista e o seu rendimento pode vir a ser prejudicado, mas será realmente necessário seguir uma dieta sem glúten?
A maltodextrina

A maltodextrina

A maltodextrina é composta por hidratos de carbono. Qual a função dos hidratos de carbono? Fornecer energia aos músculos. Esta energia pode chegar aos músculos com maior ou menor rapidez. A maltodextrina permite precisamente absorver estes hidratos de carbono sem sentir os excessos (massas, açúcares) no seu organismo. Explicações.
eletrólitos

Hidratar-se com eletrólitos

As pastilhas hydra têm por objetivo preparar uma bebida desportiva sem calorias, proporcionando ao organismo os eletrólitos necessários para compensar a perda de minerais relacionados com a transpiração.
bebida-isotónica

Para que servem as bebidas isotónicas?

Bebida isotónica, bebida energética, ou ainda bebida de esforço, existe uma miríade de termos para designar as bebidas destinadas aos desportistas. Estas bebidas são cada vez mais populares, mas o que significam estes termos? São todos equivalentes? Como as consumir?
bebida-recuperação

Para que serve uma bebida de recuperação?

Costuma ouvir falar sobre bebidas de recuperação, mas sabe exatamente para que servem? Quais são todos os seus benefícios, mais concretamente numa atividade desportiva como o triatlo?