A maltodextrina é composta por hidratos de carbono. Qual a função dos hidratos de carbono? Fornecer energia aos músculos. Esta energia pode chegar aos músculos com maior ou menor rapidez. A maltodextrina permite precisamente absorver estes hidratos de carbono sem sentir os excessos (massas, açúcares) no seu organismo.
A maltodextrina têm um sabor doce, digere-se facilmente e é bem tolerada pelo organismo, ao contrário da frutose. O objetivo da maltodextrina numa bebida isotónica é a sua reduzir a osmolaridade (concentração de moléculas numa solução) comparativamente com o número de moléculas de glicose ingeridas. Para a mesma quantidade total de glicose, a osmolaridade da bebida é mais reduzida se utilizada a maltodextrina.
ANTES: Aumentar a ingestão de hidratos de carbono 3 dias antes de uma prova permite aumentar as reservas de glicogénio muscular, assim como aumenta as nossas reservas de àgua no organismo.Para algumas pessoas, o aumento da dose de hidratos de carbono é pouco exequível ou então não desejam alterar o seu equilíbrio alimentar. A utilização da maltodextrina assume aqui todo o seu potencial.
DURANTE E DEPOIS: O objetivo das bebidas de isotónicas e das bebidas de recuperação é o fornecer e repor a energia despendida durante a prática desportiva, reidratar e ajudar a recuperação muscular. Ora, se estas bebidas não contivessem hidratos de carbono com um elevado índice glicémico (hidratos de carbono simples), seriam hipertónicas, favorecendo assim a desidratação.
A maltodextrina é um conjunto de açúcares resultantes da hidrólise do amido de trigo ou milho. O princípio da hidrólise consiste na decomposição das cadeias longas de hidratos de carbono do amido para obter hidratos de carbono mais curtos. A intensidade da hidrólise é medida em DE (equivalente de dextrose). Quanto mais elevado for o DE, maior será a quantidade de hidratos de carbono simples na maltodextrina. DE = 0 – Amido não transformado, DE = 100 – glicose ou amido totalmente hidrolisado. Um DE de 0 a 20 demonstra o estado da maltodextrina, sabendo que a partir de um DE de 20 teremos um xarope de glicose. A maltodextrina tem a propriedade de não ter um sabor açucarado e de ser inodora.