As bebidas isotónicas são compostas pela mesma quantidade de hidratos de carbono, água e sódio que o sangue, o que favorece a assimilação intestinal do conjunto dos seus elementos. Além disso, a bebida isotónica ajuda a manter a hidratação do organismo e facilita a absorção da água durante a prática desportiva.

Diferença entre bebida hipertónica e hipotónica

Bebida hipertónica

Uma bebida hipertónica significa que a sua concentração em elementos é mais significativa do que a do sangue. Uma bebida muito concentrada vai atrasar a velocidade de digestão limitando assim a reidratação. Pode causar cãibras ou azia.  

Bebida hipotónica

Uma bebida hipotónica significa que a sua concentração em elementos é menos significativa do que a do sangue. Uma bebida muito diluída vai estimular a reidratação em detrimento da absorção dos nutrientes! A composição ideal da bebida energética é influenciada por fatores ambientais e pelas condições em que o exercício é praticado. Quando o esforço decorre num ambiente térmico elevado, a hidratação tem uma importância vital para a saúde e a segurança - recomendamos que opte por uma bebida mais diluída (hipotónica). Se o tempo estiver menos quente, não sendo a desidratação tão significativa, a bebida mais concentrada (isotónica) é uma boa opção.

iso

Como usar a bebida isotónica?

As bebidas isotónicas são indicadas para todos os desportos. Independentemente do esforço, recomenda-se a hidratação regular sem esperar pela sensação de sede. Como no caso da sede, não espere pela sensação de cansaço para fornecer energia aos seus músculos! Consumir 1 a 2 goles de bebida Iso, a cada 10 a 15 minutos para manter as mesmas sensações desde o início até ao fim do esforço.

Composição da bebida isotónica ISO da Aptonia

Quais as razões para acrescentar vitaminas à bebida isotónica?

As vitaminas B1, B2 e B6 são vitaminas hidrossolúveis. Não são armazenadas pelo organismo e devem ser diariamente fornecidas através da alimentação. Desempenham um papel no metabolismo e na assimilação dos nutrientes para gerar energia.  

Qual o papel do sódio?

O fornecimento de sódio nas bebidas, nomeadamente as isotónicas, é benéfica, pois: 

- compensa as perdas devidas a transpiração: de facto, a transpiração é uma mistura de água e minerais, designadamente o sódio.

- permite melhorar a absorção da água e dos hidratos de carbono no intestino. Esta absorção hídrica favorece a reidratação.

- estimula o mecanismo da sede.

iso m
Bebida isotónica: conselho relativo à bebida para o esforço

Marie Fauchille

"Dietista-Nutricionista, da Decathlon"

Chefe de produto