O que é um desporto do tipo “cardio”?
Antes de entrar na piscina, comecemos por algumas informações que deves conhecer a propósito de atividades do tipo « cardio » e das suas especificidades. Trabalhar o cardio, tudo bem, mas o que é que isso significa realmente? Vou-te explicar um pouco mais. ;)
Uma atividade « cardio » vai concentrar-se em três aspetos: a respiração, o fôlego e a resistência. Vai permitir estimular o coração e reforçar o sistema cardio-vascular. Muitas vezes são os desportos de resistência que vão fazer trabalhar o nosso coração. Pequeno lembrete: o coração é um músculo e para estar em forma, precisa de ser solicitado.
Ouvimos muitas vezes falar de «capacidade cardio-respiratória», também chamada «resistência aeróbia». Por detrás destas palavras, que nem sempre evocam noções óbvias, encontra-se uma explicação muito simples. A capacidade cardio-respiratória é apenas a capacidade de aguentar um esforço físico, quer seja um exercício prolongado, contínuo ou intermitente.
As atividades físicas que vão assim desenvolver as nossas capacidades cardio-respiratórias são aquelas que vão exigir um esforço significativo da nossa massa muscular, mantido ao longo de um longo período de tempo. Boa notícia: como já percebeste, a natação faz parte dessas atividades! Com efeito, quando estás a nadar, estás a utilizar todo o teu corpo, durante um período de tempo bastante longo. O esforço não é curto, é intenso, ao contrário do sprint na corrida por exemplo, aqui falaremos antes de atividade física moderada ou mesmo intensa, durante um longo período de tempo. O coração desempenha um papel importante na natação porque este desporto requer que todos os grupos musculares trabalhem em simultâneo e portanto, o coração tem de fornecer ao corpo muito oxigénio..