Como determinar a % de utilização da tua fc?
Aqui também existem 2 técnicas:
1/ A mais simples consiste em aplicar a % desejada diretamente na FCmax.
Por exemplo: FCmax 185x85%=157 puls, assim, quando quiseres treinar a 85%, deves trabalhar na zona próxima dos 157 (entre 155 e 159) Depois de determinada a FCmax, podes começar a trabalhar em zonas de FC
A cerca de 70% da FC, mas sobretudo sem ultrapassar os 75%, será esta a tua zona de treino em endurance (footings)
Entre 85 e 90%, será esta a tua zona de limiar anaeróbio (ritmo que és capaz de aguentar durante cerca de 1 hora)
Entre 95 e 100%, será esta a tua zona de trabalho à Velocidade Máxima Aeróbia (VMA)
É claro que estas são zonas de trabalho e que não deves ficar demasiado focado no teu sensor cardio, bastando apenas verificá-lo ocasionalmente para que não passe para outra zona (com o hábito, mesmo sem verificares permanentemente o teu sensor, acabarás por saber em que zona te encontras).
2/ O mais eficaz: o método de Karvonen
De seguida, apresentamos uma outra forma muito mais «pro», que se adequa melhor à realidade e que é mais eficaz para otimizar o teu potencial, o que corresponde ao desejo de cada um.
Para isso, deves simultaneamente ter em conta a tua FCmax mas também a FC em repouso, isto é, aquela que deves medir de manhã ao acordares (é este o parâmetro que deve evoluir com um bom treino).
Deves proceder a esta medição, se possível, 1 vez por semana e, sobretudo, tendo em conta sempre as mesmas condições.
Depois de conheceres a tua FCmax e a tua FC em repouso e de procederes à SUBTRAÇÃO das duas, obténs o que se designa por FC de reserva e é sobre este valor obtido que se deve aplicar a % de utilização que desejas.